Guimarães
x = independently organized TED event

This event occurred on
June 3, 2017
9:00am - 7:00pm WEST
(UTC +1hr)
Guimaraes, Braga
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Instituto de Design
Rua da Ramada 52
Guimaraes, Braga, 4810-445
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Guimarães events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Amadeu Portilha

Amadeu Portilha, vimaranense, em 1965 e criado no coração do berço. O seu curriculum vitae conta com as seguintes etapas alcançadas: membro fundador dos jornais desportivos Toural e Desportivo de Guimarães (do qual foi diretor do mesmo durante cinco anos); vereador da Câmara Municipal desde 2009 até hoje (sendo Vice-Presidente do atual mandato); adjunto do ex-presidente António Magalhães entre 1990 e 2009; diretor Executivo da cooperativa Tempo Livre entre 2002 e 2009. O desporto fez sempre parte da sua vida, foi ex-atleta de Andebol do Vitória e Fermentões. É ainda presidente do Conselho de Administração da Vitrus Ambiente e administrador do CVR - Centro de Valorização de Resíduos. Atualmente, é membro do Comité executivo da estrutura de missão que prepara a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020.

Inês Guimarães

Inês Guimarães, que também é de Guimarães, tem 19 anos e frequenta o 1º ano da licenciatura em Matemática, na universidade do Porto. Apresenta, desde cedo, uma enorme paixão por esta área do saber, tendo participado em várias competições ao longo do ensino básico e secundário, sendo de destacar as Olimpíadas Nacionais de Matemática, onde obteve uma medalha de prata.

Isabel Veiga

Isabel Veiga, Licenciada em Engenharia Biotecnológica em Bragança e Doutorada em Ciências Médicas pelo Karolinka Institute, na Suécia, foi uma das vencedoras da Medalha de Honra da L'Oréal para mulheres na ciência. A sua investigação, que se iniciou em 2004 na Suécia e já passou também pela Universidade de Columbia em Nova Iorque, foca-se na luta contra a malária. Neste momento, lidera uma equipa no ICVS na Universidade do Minho que estuda a resistência do parasita da doença. O seu maior sonho é encontrar uma conjugação perfeita de fármacos que consiga erradicar de vez esta doença que continua a ter consequências devastadoras mundialmente.

Juliana Oliveira

Juliana Oliveira tem 29 anos e é licenciada em economia e mestre em gestão. Decidiu criar o seu próprio negócio no setor da Metalomecânica, em honra à memória e ao trabalho do avô Joaquim, com quem passou a infância e parte da adolescência. Juliana já lecionou na faculdade onde se formou, trabalhou para uma consultora, a KPMG, onde fazia auditoria financeira e também em grandes empresas, como a EDP, que abandonou no ano em que ia ser promovida, movida pela vontade de ter algo seu.

Lars Montelius

Lars Montelius defendeu a sua tese em 1987, na Universidade de Lund, e entre 1988-89 fez uma pós-graduação na IBM, em Yorktown Heights trabalhando com “Scanning Probe Microscopy”. Em 1989 foi nomeado Chefe do Laboratório de Nanômetrica da Universidade de Lund. Os seus mais de 25 anos de experiência em nanotecnologia centrou-se em torno de “scanning probe microscopy”, espectroscopia, luminescência, imagem, manipulação de estruturas low-D, eletrões e iões, litografia de nanoimpressão, processamento aplicado ao túnel de eletrões simples, condutância quantizada e vários dispositivos bio e NEMS. Lars Montelius publicou mais de 170 publicações, dando origem a 3.639 citações, com ≈250 citações por ano nos últimos 5 anos. Atualmente é Presidente-eleito do IUVSTA (The International Union for Vacuum Science, Technique and Applications iuvsta-us.org/) e é “Working Group Chair” de duas Plataformas Tecnológicas Europeias NANOFutures (The European initiative for sustainable development by Nanotechnologies www.nanofutures.eu) e (EuMat: The European Technology Platform for Advanced Engineering Materials and Technologies: eumat.eu)."

Liliana Duarte

Menina e moça de 26 anos, latina, portuguesa, minhota, vimaranense, pessoa. Recheada de células e todas essas pequenas coisas que não se vêem mas nos compõe e transformam. É exatamente isso, tão isso, que a caracteriza: os pequenos detalhes que desde cedo e que ao longo da sua vida e experiência vão colorindo o seu percurso profissional. Educadora Social de base, licenciada pelo Instituto Politécnico do Porto, aperfeiçoou as artes da padaria/cozinha/pastelaria nos últimos 3 anos na cozinha-laboratório da Cor de Tangerina e é colaboradora há quase 10 anos do Projeto, do qual é filha e mãe. Filha pela inspiração e conhecimentos que foi adquirindo; mãe pela capacidade de criar e cuidar a cada etapa. Aprofundou várias áreas do conhecimento mas as ciências da educação e sociais juntamente com o ambiente/alimentação são as que mais tem harmonizado.

Margarida Campolargo

Margarida Campolargo tem um MSc. em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura do Porto (FAUP) e completou dois estudos de pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) e na Escola Superior de Dissenny i Enginyeria de Barcelona (ELISAVA).

Martin Winiecki

É um networker, escritor e coordenador do Instituto Tamera para o Trabalho Global pela Paz. Martin nasceu em Dresden na Alemanha, em 1990 e desde jovem que sempre se envolveu em questões políticas. Em 2006 interrompeu a escola para se juntar à Educação para a Paz Monte Cerro em Tamera e, após um ano, decidiu completar em Tamera os 3 anos de educação para a paz, em vez de continuar um trajeto educativo convencional. A sua educação incluiu viagens a zonas em crise, como por exemplo o Médio Oriente e a Colômbia. Desde 2013 que coordena o Instituto para o Trabalho Global pela Paz, através da organização de campanhas, escrita e publicações, organização de eventos internacionais e educação online. Acredita que, em tempos de mudanças tão repentinas, o mundo está a despertar e, especialmente os mais jovens serão capazes de, em conjunto, abolir a guerra, a opressão e a injustiça e unirem-se para um mundo melhor.

Mohan Munasinghe

O Professor é o presidente do Munasinghe Institute of Development (MIND), Colombo e Vice-Presidente do Painel Intergovernamental de Alterações Climáticas da ONU (IPCC-AR4), que partilhou o prémio Nobel da Paz em 2007 como anterior Vice-Presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore.

Rita Silva e Joao Camilo

Rita Silva, fundadora da AvanHeart Cosmetics, uma empresa de maquilhagem vegan e eco-friendly; activista dos Direitos Humanos e criadora do projecto para ajudar refugiados Speak Your Heart. A sua vida e dedicada a espalhar compaixão e consciência social através do empreendedorismo. Joao Camilo, criador de imagem da AvanHeart Cosmetics e projecto social Speak Your Heart. Fotografo de viagem, retratando Hostels e o estilo de vida de viajantes.

Roxana Suarez

Roxana Suárez nasceu na Venezuela onde desde cedo iniciou o seu percurso como bailarina de danças tradicionais. Em Portugal, formou-se em Psicologia pela Universidade do Porto, e desde 2010 dedica-se ao estudo e pesquisa da dança africana de origem malinké e as danças afro-descendentes da América do Sul. Inclui na sua formação a Dança Contemporânea e dedica-se em paralelo à investigação autônoma da dança como desenvolvimento individual e colectivo.

Samuel Martins Coelho

Tem feito um percurso de descoberta e constante reinvenção da sua linguagem musical. Com raízes na música clássica, tem vindo a desenvolver uma linguagem muito própria, utilizando diversas fontes sonoras. O seu trabalho atravessa vários géneros e universos musicais, desde a música clássica à música conceptual, experimental e à improvisação. A sua actividade artística desenvolve-se em vários projectos, tais como EL RUPE (trio de jazz fusion), colaborando também nos projectos Space Ensemble, Gnomon, Hot Air Baloon e Atic, tendo diversos discos editados. Nos últimos anos tem colaborado como diretor musical, compositor e instrumentista com companhias de teatro como Teatro Experimental do Porto, Máquina Agradável, Teatro Bruto e Comédias do Minho. Desenvolve actividades com comunidades e lidera intervenções musicais criativas, dirigidas a crianças e ao público em geral, colaborando com vários artistas da área da dança, do teatro e da performance. Em 2017 foi artista residente do AiR Programme, em Malta (Gozo), no âmbito do programa da Fondazzjoni Kreattivitá e Valletta 2018 (Capital Europeia da Cultura). Estudou violino na Escola Profissional Artística do Vale do Ave e na Academia Nacional Superior de Orquestra (Lisboa). Participou no II Curso de Formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música, tendo colaborado como facilitador nos cursos posteriores. Também na Casa da Música realizou workshops de “Soundpainting”, “Sons do Dia” (Marc Ducret), “General Skills in the Class Room” (Sam Mason, Tim Steiner) e o seminário de Gamelão (Andy Canning).

Susana Torres

A Susana Torres é coach, especializada na área desportiva. Com uma sólida carreira na banca, dedicou-se ao estudo do desenvolvimento pessoal e lançou-se num mundo dominado pela presença de homens: o futebol! Mais recentemente, Éder mencionou o seu nome depois do jogo com a França

Tim Vieira

Tim Vieira, filho de pais Portugueses, nasceu a 18 de Julho de 1975 em Joanesburgo, na África do Sul. Frequentou a Universidade da África do Sul (UNISA), onde completou 2 anos de uma Licenciatura em Gestão/Administração de Empresas. Com a criação do seu próprio negócio não teve oportunidade de completar a Licenciatura. No entanto, uns anos mais tarde, Tim Vieira conseguiu completar a sua Licenciatura na Chicago BOOTH School, em Londres.

Organizing team

Oliver
Pozo Michelangelli

Guimarães, Portugal
Organizer

Ivo
André

Guimarães/Porto, Portugal
Co-organizer