Matosinhos
x = independently organized TED event

Theme: Sky High

This event occurred on
December 3, 2016
5:00pm - 2:00am WET
(UTC +0hrs)
Matosinhos, Porto
Portugal

É o tema da 4ª Edição do TEDxMatosinhos, que decorrerá dia 3 de Dezembro, na Porto Business School.

Iremos "voar" por percursos de vida, novas ideias e tecnologia.

Fly with us!

Porto Business School - PBS
Avenida Fabril do Norte 425
Matosinhos, Porto, 4460-314 Matosinhos
Portugal
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Matosinhos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Afonso Seixas, SJ

Afonso Seixas-Nunes, SJ, natural do Porto, licenciado em Direito (UCP- Porto), em Filosofia (UCP-Braga), Teologia (Univ. Gregoriana – Roma) Mestre em Direito (London School of Economics- U.K.). Atualmente é aluno de Doutoramento da Faculdade de Direito da Universidade de Essex, UK, onde é professor-assistente. É igualmente professor convidado do Master en Accion Humanitaria da Universidad de Deusto (Espanha). A sua área de investigação tem sempre versado a legitimidade internacional de novas tecnologia de guerra, nomeadamente, e mais recentemente a problemática dos sistemas automáticos/autónomos da responsabilidade internacional dos Estados por violações do Direito Internacional Humanitário. É Padre da Companhia de Jesus desde 2010.

Carlos Daniel

Carlos Daniel, 46 anos, jornalista, natural de Paredes, iniciou a atividade em Dezembro de 1986 na Rádio Paredes. Tornou-se jornalista da RDP-Rádio Comercial em Julho de 1989, passando depois pela RDP-Antena 1 e pela TSF, até 1997, onde se dedicou essencialmente à informação desportiva. Desde Setembro de 1991 que é jornalista da RTP tendo desempenhado várias funções. Foi jornalista da SIC entre Agosto de 2000 e Junho de 2001, período em que apresentou o Jornal da Noite e desempenhou funções de editor de desporto da SIC e da SIC-Notícias. É atualmente Subdiretor da RTP-Porto, tendo sido anteriormente Subdiretor de Informação e Diretor Adjunto da RTPN (atual RTP3). É Licenciado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com frequência dos cursos de Mestrado de Comunicação Social e Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (com conclusão da parte curricular) e Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho

Daniela Almeida

Dnacer
A Companhia Dance Heart foi fundada em 2002, está sediada na Academia Dance Heart em Águas Santas, promovendo a dança, potenciando a beleza do movimento, na certeza do seu contributo para a saúde e felicidade dos nossos alunos. A formação base é o Ballet clássico, sendo este a forma de consolidar a aprendizagem, incentivar a expressão artística e musical, abrindo o leque da formação a outras expressões artísticas como a Dança Moderna, Jazz, Contemporâneo, Tricking for Performance, Danças de Salão, Dance Hall. Atualmente somos cerca de 90 alunos a partir dos 3 anos de idade.

Diana Martinez

Apesar de ser ainda muito jovem, Diana Martinez revela já grande maturidade como artista, tendo já colaborado com artistas como os Expensive Soul, Pedro Abrunhosa, entre outros. Com o apoio de João André, musico e o produtor, encontrou a visão e o conceito para “Diana Martinez & The Crib”, cuja sonoridade reflete a sua verdadeira paixão: o R&B, o Soul e o Hip Hop. Formada em Línguas pela Faculdade de Letras da U.Porto, canta e escreve na língua que a ensinou a cantar. Relata e questiona os desafios diários da sua geração, particularmente sobre o ponto de vista das mulheres, permitindo a quem ouve fazer uma viagem ao seu interior. As primeiras amostras do álbum de estreia são exemplo disso mesmo, e uma boa introdução na descoberta deste projeto.

Diogo Rolo

Lidership
Diogo Rolo desempenha funções no BPI como responsável pelo desenvolvimento das competências de resiliência e liderança, organização onde acumulou 6 anos de experiência em banca de investimento. Em 2013 tornou-se instrutor do programa Cultivating Emotional Balance, e em 2014 concluiu a primeira certificação global para o ensino do programa Search Inside Yourself (SIY), um programa de inteligência emocional baseado em mindfulness, desenvolvido na Google. Em 2016 iniciou em Portugal as operações da organização Potential Project, o líder global no fornecimento de soluções de eficácia organizacional, baseadas em mindfulness. A sua principal aspiração consiste em apresentar em contexto de trabalho, um conjunto de práticas contemplativas com potencial transformador em termos de produtividade e bem-estar.

Filipa Burmester

No último dia da sua licenciatura, em Tecnologias da Comunicação e Multimédia, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo já sabia o que queria fazer no dia seguinte: entrar de cabeça no projeto do filme de animação, comemorativo do centenário das Aparições. Foi aí que Filipa Burmester, com 21 anos, entrou numa aventura no mundo dos adultos. Devido à vontade enorme de seguir o curso de Artes resolveu fazer o secundário no Colégio Nossa Senhora do Rosário que lhe proporcionou experiências enriquecedoras. Sempre adorou ter uma vida ocupada, não conseguindo estar parada um segundo que seja. É determinada e ambiciosa, nunca se esquecendo de um sorriso e do sentido de humor. O seu objetivo para a vida? É fácil… ensinar o melhor que tem e aprender o melhor de todos.

João Moura

Subcomissário da Polícia de Segurança Pública (PSP), 31 anos, lisboeta. Com tese de Mestrado na área da Comunicação e Imagem Institucional, começou o percurso profissional com funções de comando e liderança de Esquadras e policiamentos desportivos de risco elevado mas a paixão pela comunicação e criatividade fizeram com que chegasse ao Gabinete de Imprensa e Relações Públicas da PSP em 2013. Com a missão de potenciar a imagem da instituição nas redes sociais, no áudio visual e nas parcerias com stakeholders e marketing público, bem como propondo estratégias de comunicação/presenças nos media para dar a conhecer o trabalho da PSP de forma criativa, diferente e disruptiva. Aproveitando a dinâmica das plataformas digitais e a Era da Informação, tal missão tem-se revelado desafiante para a equipa de que faz parte.

Jorge Rio Cardoso

Teacher
Jorge Rio Cardoso é Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro. É Professor da Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) e técnico superior de Banco de Portugal. Autor de vários livros na área da Educação, em particular de combate ao insucesso e abandono escolar: “O Método Ser Bom Aluno, ‘Bora Lá?”, “O Professor do Futuro”, “Pais à Beira de um Ataque de Nervos” e “Este Ano Vais Ser o Melhor Aluno”. A razão que o levou a escolher esta temática prende-se com a sua infância onde foi considerado um aluno (muito) problemático. O desporto, em particular o Atletismo, veio mudar a sua Vida.

Luis Malheiro José Rocha

Um dia falaram-se na frequência, o Luís Malheiro Piloto, o José Rocha Controlador. Um dia encontraram-se no aeródromo, um tinha uma ideia o outro um sonho. Um dia projetaram o CAVOK.pt. O Luís ligado desde sempre ligado ao webdesign e digital marketing, tratou do suporte e da imagem digital. José, Controlador de Tráfego Aéreo desde 1984, dinamiza a informação e consolida a divulgação da Segurança Aérea. Estes criadores do CAVOK.pt gerem e credibilizam diariamente o Farol que guia as necessidades de todos aqueles que estão ligados à Aviação Geral de Lazer e que expressa a paixão aeronáutica de ambos. O Piloto continua a voar, o Controlador a zelar pela segurança e o CAVOK.pt a servir a comunidade aeronáutica.

Maria Landeau

Maria Landeau (Porto, 1975). Licenciou-se em Design de Comunicação Visual pela Escola Superior de Arte e Design, Matosinhos. Entre 2003 e 2004 iniciou o projeto Lampstories. Com este projeto tem colaborado com várias instituições culturais: Museu Rainha Sofia, Madrid; Fundação de Serralves, Porto; Fundação Mapfre, Madrid; Dortmunder U – Center for arts and creativity, Dortmund. Em 2012 participa no evento Guimarães’ Capital Europeia da Cultura com a exposição “Candeeiros com Histórias” financiada pela Fundação de Guimarães onde apresenta 10 peças que retratam a história da cidade e seus habitantes. Atualmente, vive e trabalha em Lisboa.

Mário Pardo

Conhecido como “Homem Pássaro”, Mário Pardo foi campeão nacional de paraquedismo 3 anos consecutivos, e representou Portugal em vários campeonatos e taças do Mundo de paraquedismo. Ganhou maior destaque junto dos media ao se tornar no primeiro BASE Jumper Português, tendo desde aí realizado vários projectos especiais de saltos inéditos, que mereceram a atenção e admiração de todos. Entre eles contam-se o salto da Ponte 25 de Abril do cimo de um camião TIR em andamento, salto com uma moto em alta velocidade do Cabo Girão na Madeira, salto para a cratera do vulcão da Ilha do Pico, entre outros. Com formação também em psicoterapia, é neste momento, para além de tudo o resto, mentor do projecto SKYDIVE EUROPE, Escola e Centro Internacional de Paraquedismo existente em Portugal.

Mattia Fiumani

Mattia nasceu à 34 anos em Itália. A sua abordagem à realização cinematográfica é o resultado de 10 anos de trabalho como projecionista, arquitecto, desenhador de “storyboards”, “Set Designer”, iluminador e por fim como realizador independente e comercial em vários locais do mundo, para marcas e editoras da Europ, Médio Oriente, e Estados Unidos da América. As suas curta-metragens foram já apresentadas em festivais como Cannes e Raindance. O seu documentário sobre arquitectura com a duração de 25 minutos “The Sakakini Palace”, produzido pela Delegação da UE para o Egipto, transformou-se em documento oficial para o Concelho Supremo Egípcio de Antiguidades. O seu trabalho comercial como “Set Designer” em Berlim, levou a distinção com prémios algumas produtoras e editoras.

Miguel Araujo

Miguel Araújo é a forma como quase todos me conhecem embora os mais chegados e mais antigos me tratem pelo Zé ou Migas. Com 48 primaveras já completadas em Setembro passado, ser virgem conferiu-me uma forma poética de encarar a vida – Se a saúde nos eleger como companheira, há sempre um dia seguinte e há sempre um caminho alternativo. Foi sempre nesta bitola que se desenhou o meu percurso pessoal, académico ou profissional. Foi recheado de sucessos? Não. Nem sempre. Teve alguns. Mas acima de tudo foi muito rico. Casado e com 2 rapazes de 14 e 17 anos, o sonho da publicidade rapidamente se transformou em meta. E qual maratona difícil, com empenho e resiliência a atingi. Mas o caminho faz-se caminhando, traça-se traçando ou corre-se correndo. E é essa corrida que me proponho partilhar.

Nuno Valentim

Nuno Valentim Lopes (Porto, 1971), é casado e pai de três filhos. É arquiteto e docente na Faculdade de Arquitetura da U. Porto onde concluiu o doutoramento em 2016 com a Tese “Projeto, Património Arquitetónico e Regulamentação Contemporânea: Sobre práticas de reabilitação no edificado corrente”. É Mestre em Reabilitação do Património Edificado (FEUP 2007). Exerce atividade profissional própria desde 1994 e desenvolve atualmente o projeto de reabilitação do Mercado do Bolhão. Prémio João de Almada 2014 com a Reabilitação do Edifício de 1928, R. Alexandre Braga, autoria do Arq J. Marques da Silva (c/F. Barata e J. L. Gomes no CEFA-UP). Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2016 com o Projeto de Reabilitação da Casa Salabert no Jardim Botânico da Universidade do Porto.

Patrícia Vasconcelos

Nasceu em 1966. Lança-se como “Casting Diretor” em 1989. É responsável pelo casting de inúmeros filmes, programas, séries para a tv e filmes publicitários. Em cinema, trabalhou com inúmeros realizadores. Ao longo dos anos tem sido convidada a ensinar Técnicas de Casting em Escolas, Academias e diversas agências de manequins. Em 2001 criou a ACT – Escola de Atores juntamente com Elsa Valentim. Depois da experiência como cantora de jazz no filme “Os Imortais” inicia aulas de voz e inicia assim o seu sonho, cantar. É a voz dos separadores institucionais da Rádio Marginal. Em 2010 realizou o seu 1º documentário sobre Raul Solnado, para a RTP1. É a autora do programa “sei quem ele é”, exibido todas as 3ª às 23h30 na RTP1.

Paulo Pimenta

Concluiu o curso superior de fotografia da ESAP. É fotojornalista do jornal Público. Em 2010 recebe o prémio máximo de fotojornalismo “Estação Imagem Mora”, 2012 e 2013 obteve o 2º lugar na categoria Artes e Espetáculos. Foi selecionado para o Aday.org 2012, com fotos publicadas em livro. No seu trabalho destacam-se diversas publicações nacionais e internacionais assim como exposições individuais, “Histórias Fora de Palco” do Centro Português de Fotografia é uma delas. Fez parte da Exposição “Oito espaços para sete olhares” da Rota das Catedrais do Norte da D. R. Cultura do Norte. Integra diversos projetos multidisciplinares e de caráter social, como a Bienal de Arquitetura de Veneza 2014 -#Home Land “Primeira pedra- Monte Xisto”, Integrou o “projeto troika”. Atualmente desenvolve o projeto “Retrato das ilhas” da Rede INDUCAR.

Rolando Santos

Pilot
Rolando Santos nasceu a 17 de outubro de 1941, em Penafiel. Viveu e estudou inicialmente no Porto, viajando em outubro de 1960 para Lisboa, onde ingressou na Academia Militar, no curso de Pilotagem Aeronáutica. Com uma vida profissional dedicada à Força Aérea (FA), voou vários aviões, particularmente de combate e instrução, num total de mais de 4.000 horas de voo. Desempenhou funções em diversas Bases Aéreas no Continente, Açores e Moçambique. Esteve ainda em Comissão de Serviço na NATO, em Bruxelas, como conselheiro do Embaixador para a FA. Foi comandante da Base Aérea de Sintra, Chefe de Gabinete do Chefe de Estado Maior da FA, Diretor do Instituto de Altos Estudos da FA, Comandante Operacional da FA e Comandante Logístico - Administrativo da FA, último lugar que ocupou antes de deixar o serviço ativo, a 1 de janeiro de 2003.

Stephen Wilson

Teaching American Culture in Coimbra
Stephen Wilson, doutorado pela Universidade de Dublin School of English, ensina literatura e cultura Americana no departamento de Línguas, Literatura e Cultura da Faculdade de Letras da universidade de Coimbra. Durante mais de vinte anos dedicou-se trabalhando e participando em programas de intercâmbio e cooperação internacional. A sua principal área de pesquisa e interesse é a Modernista Anglo-Americana (em particular sobre Ezra Pound), tendo já publicado e dissertado sobre literatura moderna e contemporânea em Portugal, Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos da América. É “Fellow” do Centro Irlandês para os Estudos de Poesia na Dublin City University.

Vasco Gargalo

Vasco Gargalo é um cartoonista Português, Embaixador de Portugal pela United Sketches, nascido em 1977 em Vila Franca de Xira, uma amigável cidade em Portugal. Torna-se pai pela primeira vez em 2011. Cartoonista e ilustrador freelancer tem o seu trabalho publicado em vários meios de comunicação nacionais e internacionais, alguns das suas melhores ilustrações podem ser vistas em jornais e revistas como a Revista Sábado, Jornal I, Expresso-online, Courrier Internacional, Groene Amsterdammer Magazine ou a Spotsatire Magazine. è um colaborador regular com o Cartoon Movement e participou em várias exposições e festivais em Portugal maioritariamente em concursos europeus de Cartoon.

Vasco Magalhães

Depois de quase 40 anos a trabalhar no Douro e no Vinho do Porto, era quase imperativo descer o rio Douro de Barca d’Alva a Barqueiros, os limites da região vitícola demarcada mais antiga do mundo. Queria recordar os locais onde trabalhei, as pessoas que conheci as histórias e memórias que me ficaram, tendo sempre o rio Douro por perto. Há 155 anos Joseph James Forrester morria afogado no Cachão da Valeira num rio que ele amava e tão bem conhecia. Queria, já no seu tempo, que o rio Douro fosse navegável, da sua foz à fronteira com a Espanha. Desenhou um mapa, com todos os detalhes, marcou 210 pontos de difícil navegação, marcou Quintas que eu vim a conhecer e em algumas a trabalhar. E foi este Mapa e todas estas emoções que me levaram a descer o rio num barco a remos para ter tempo de saborear a viagem, no tempo, no meu tempo!

Organizing team

Filipe
Müaze Guimarães

Porto, Portugal
Organizer

Susana
Leão Machado

Porto, Portugal
Co-organizer