SaoPaulo
x = independently organized TED event

This event occurred on
August 12, 2017
9:00am - 8:00pm -03
(UTC -3hrs)
Sao Paulo, São Paulo
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Allianz Parque
Av Francisco Matarazzo, 1705
Sao Paulo, São Paulo, 05001-200
Brazil
Event type:
Standard (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Sao­Paulo events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Ciência em Show

Pedagoga
Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo criaram o Ciência em Show e junto com a pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston trabalham para levar o ensino da ciência e da tecnologia de forma lúdica em formato de show e vídeo-aulas para projetos na TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.

Ferréz

Escritor
Ferréz é o nome artístico de Reginaldo Ferreira da Silva. Ele é um escritor, rapper, romancista, contista, poeta e empreendedor, sendo o fundador da marca de roupas 1dasul. Ferréz é ligado à corrente considerada literatura marginal e seu livro intitulado “Capão Pecado” já ganhou traduções para inglês, alemão, espanhol e italiano.

Mustache e os Apaches

Musical Group
Banda formada pelos gaúchos Pedro Pastoriz, Tomás Oliveira , Axel Flag, Jack Rubens e pelo mineiro Lumineiro. A banda lançou os álbuns: Mustache & os Apaches, Chuva Ácida (2014) e Time is Monkey (2015).

Negravat

Singer
Vanessa Negravat é mezzo soprano, bacharel em música com habilitação em canto erudito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Formada no Coro Acadêmico da Osesp, participou de diversos corais como Coralusp, Cantafro, com Estevão Maya, Madrigal Cantovivo com Joaquim Paulo do Espírito Santo e o Coral Jovem do Estado de São Paulo. Em parceria especial para o TEDxSãoPaulo com Fefe Camilo (percussão) e Alice Oliveira (harpa).

Os Escolhidos

Musical Group
Os Escolhidos é um grupo formado por refugiados e imigrantes da República Democrática do Congo. O grupo canta diferentes gêneros em mais de 5 línguas.

Palavra Cantada

Dupla musical
Dupla musical formada por Sandra Peres e Paulo Tatit. Palavra Cantada cria canções e encanta as crianças brasileiras há 23 anos. Já atingiu mais de um milhão de pessoas com os seus shows e vendeu mais de 5 milhões de CDs, além de ter contribuido com a formação de grande número de educadores através da coleção didática "Brincadeiras Musicais" e "Brincadeirinhas Musicais" e da distribuição de kits educacionais.

Preta Rara

Rapper and social entrepreneur
Joyce Fernandes, conhecida como Preta-Rara, é rapper, turbanista, professora de história, modelo Plus Size e poetisa. Sua trajetória é marcada pela atuação e militância em movimentos negros e feministas.

Santa Jam Vó Alberta

Music Band
Folk | Gypsy | Country | Blues - Music band formed by Ivan Staicov, Pedro Cury de Campos Pinto, Danilo Ruiz Tudella, João Paulo Gomes e Lopes, Denis Souza Cruz, Pedro Henrique Paschoetti Nunes, Pedro Marini and Bruno Motta. @santajamvoalberta

Alessandro Marimpietri

Psicólogo
Alessandro Marimpietri é psicólogo, pesquisador e professor universitário. Atua no âmbito da educação, psicologia e psicanálise, abordando as principais demandas com que se deparam os jovens, pais e educadores da nossa “sociedade hipermoderna”.

Ana Holanda

Editora Revista Vida Simples
Ana Holanda é editora-chefe, há cinco anos, da inovadora revista Vida Simples. Formada em Jornalismo pela PUC-SP, atua no mercado de revistas há 20 anos, tendo passado por diversas redações nas editoras Globo e Abril. Ana assina a coluna Comida de Alma na revista Máxima, sobre gastronomia afetiva, e é criadora do projeto Minha Mãe Fazia, no Facebook, no qual relaciona as memórias afetivas e as comidinhas do dia a dia. Instagram: @anaholanda72

Ana Cardoso e Marcos Piangers |

Ana Cardoso e Marcos Piangers são jornalistas, escritores e palestrantes. Eles moram em Curitiba com as duas filhas.

Ana Clara Nunes

Estudante
Ana Clara Nunes tem 14 anos e é estudante. Foi uma das finalistas do Desafio Criativos na escola 2016 e selecionada para o Projeto Transformar 2017. Ana Clara mora em Curitiba.

Anamari Souza

Poetisa e artesã
Anamari, 20 anos, Poetisa e Artesã que faz do Amor e do Respeito a essência de suas criações, Busca por meio da escrita trazer reflexões sobre desenvolvimento humano, abordando temas como educação, religião e meio ambiente.

Billy de Assis

Educador
Billy de Assis é agente multiplicador de energia positiva. Pedagogo, psicopedagogo e especialista em deficiência intelectual; ele trabalha com jovens e adultos com deficiência intelectual no CIEJA Campo Limpo. Recebeu diversos prêmios na área de educação, entre eles: Paulo Freire, Construindo a Nação, Educação em DH, professor Destaque e Darcy Ribeiro.

Bombelêla Dance Company

A Bombelêla é uma companhia de dança criada pelo Educador Físico, Coreógrafo eTerapeuta Corporal Mark Van Loo.

Braz Nogueira

Educador
Braz Nogueira foi professor de escola pública por vinte anos e depois foi diretor da Escola Presidente Campos Salles por mais 20 anos. Braz construiu um projeto de integração entre escola e comunidade, e transformou a escola em uma referência deste modelo. A escola se tornou referência e foi escolhida em 2001 para o lançamento do Projeto Escola Aberta da Cidade de São Paulo.

Caio Ferreira

Ilusionista
Premiado e reconhecido internacionalmente como um dos melhores artistas do segmento na América Latina, Caio Ferreira é especialista em manipulação (categoria de efeitos mágicos que envolvem apenas as habilidades manuais do artista). Sua principal marca é a interpretação de clássicos da mágica ao acompanhamento de música erudita e instrumental.

Carlos Fairbairn

Astrophotographer
Carlos Fairbairn é formado em Administração e pós-graduado pela COPPE/UFRJ em Gestão de Meio Ambiente. Trabalha na área ambiental e é apaixonado por fotografar estrelas, galáxias e fenômenos astronômicos. Vê a fotografia de céu noturno como grande fomentadora do interesse educacional e desenvolvimento pessoal. Suas imagens já foram publicadas em diversos veículos de comunicação, nacionais e internacionais.

Claudia Siqueira

Historiadora e pedagoga
Claudia Siqueira é historiadora e pedagoga, tem como foco de pesquisa e estudo a Primeira Infância. Há mais de 30 anos na área de Educação, apresentou projetos de educação em várias regiões do Brasil, Japão, EUA, América Latina e Europa. Ela atua como consultora educacional em escolas do país. Escreve para revistas na área de educação. Claudia é a diretora do Instituto Sidarta.

Clóvis de Barros Filho

Professor, doutor e livre-docente pela ECA-USP, teve suas aulas e palestras sobre ética ouvidas por milhões de pessoas em todo o Brasil além de países como Espanha, França, Uruguai, México, Argentina e Portugal. Atua no mundo corporativo desde 2005 através do Espaço Ética, atendendo empresas dos mais diversos portes e ramos de negócios.

Debora Pessoa

Estudante
Débora Pessoa Sousa é estudante de farmácia no CEBRAC. Foi premiada em mais de 10 eventos científicos. Foi uma das vencedoras do Desafio Criativos da Escola 2016.

Diana Boccara e Leo Longo |

Diana Boccara é roteirista e produtora de TV. Leo Longo é diretor de TV. Criaram o projeto independente e colaborativo Around the World in 80 Music Videos.

Giuliano Chiaradia

Empreendedor
Giuliano é fundador do coletivo Set Experimental, ex-diretor e autor na Rede Globo de Televisão e criativo da MTV/Nickelodeon na América Latin. Master Class em Inovação Digital pela escola sueca Hyper Island. Idealizador do projeto #Artmobile, inovação social que ensina crianças e jovens ao redor do mundo a fazer arte com o telefone celular.

Grupo Teko Porã

Teko Porã em Guarani significa “belo caminho” ou o “bem viver”. Grupo de músicos de rua que toca nos corredores e vagões do metrô de São Paulo.

Heloisa Schurmann

Professora

Karen Jonz

Skatista
Karen é atleta profissional. Ela é tetra campeã mundial de skate vertical. Ganhou a primeira medalha de ouro pelo Brasil nos X-Games. Karen também é empreendedora, compositora, artista, e mãe da Sky. Insta: @karenjonz

Lourdes Atié

Socióloga
Lourdes Atié, socióloga com pós-graduação em educação na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), na Argentina. Lourdes trabalha com educação e comunicação, produz conteúdos para editoras, edita a revista Pátio e é consultora da Faber Castell, onde trabalha sobretudo na capacitação de professores

Lucas Silveira

Músico
Lucas Silveira é músico, cantor, compositor, instrumentista e produtor musical. Ele é vocalista da banda Fresno. Insta: @lucasfresno

Luiz Eduardo Anelli

Professor and author
Paleontólogo, escritor, doutor e professor no Instituto de Geociências da USP. Idealizador da expo "Dinos na Oca e Outros Animais Pré-Históricos"

Mariana Breim

Diretora
Diretora Pedagógica no Instituto Toca, atua na área de alfabetização ecológica.

Mayara Silva de Souza

Mayara Silva de Souza é advogada, formada pela Universidade São Judas Tadeu. É membro do Coletivo Poetas do Tietê que realiza sarau poéticos gratuitos em praças, escolas, museus, faixas de pedestres e casa de amigos. O projeto Asas Abertas leva poesias para presídios e unidades da Fundação CASA em São Paulo. Já se apresentaram em mais de 40 estabelecimentos prisionais.

Orimar Teixeira Sicsu

Educador
Orimar é um dos líderes da comunidade Nossa Senhora do Livramento, na reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Uatumã, no município de São Sebastião de Uatumã, no Amazonas, onde mora com a esposa.

Orimar Teixeira Sicsu

Educador
Orimar é um dos líderes da comunidade Nossa Senhora do Livramento, na reserva de desenvolvimento sustentável do Rio Uatumã, no município de São Sebastião de Uatumã, no Amazonas, onde mora com a esposa.

Ricardo Geromel

Diretor
Formado em gestão empresarial. Foi sócio do clube Fort Lauderdale Strikers. Diretor de Relações com a comunidade do Clube San Francisco Deltas. Insta: @ricardostanfordgeromel

Rodrigo Geribello

Empreendedor
Formado em Administração de Empresas pela FGV. Rodrigo tem 18 anos de vivência como consultor em explicações, 31 anos de estudo em piano e música e 18 anos de experiência de música em teatro. @jerrybello

Rodrigo Hübner Mendes

Empreendedor Social
Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso а educação de qualidade na escola comum. É professor e pesquisador sobre educação inclusiva, membro da rede de empreendedores sociais Ashoka e do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial). Fundou, há 20 anos, o Instituto Rodrigo Mendes (rm.org.br), que desenvolve pesquisas e programas de formação em diversas partes do mundo.

Stephanie Ribeiro

Arquiteta e escritora
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas, ativista feminista negra e escritora. Stephanie é colunista da Marie Claire e publicará seu primeiro livro pela Companhia das Letras em breve.

Taís Araújo

Atriz
Primeira atriz negra a ser protagonista de novela brasileira. Por esse trabalho, tornou-se conhecida internacionalmente e foi eleita um dos 50 rostos mais lindos do mundo pela revista People. Foi também a primeira protagonista negra de uma telenovela da Rede Globo em Da Cor do Pecado, a novela brasileira mais vendida para o exterior até 2012. A atriz é um ícone do empoderamento negro e militância por igualdade racial.

Tiê

Cantora
Cantora e compositora. Tiê é formada em Relações Públicas na FAAP e estudou canto em Nova Iorque. Gravou seu primeiro álbum em 2009 com a participação de Toquinho e vários artistas independentes. Tiê tem três discos lançados pela Warner Music. @tiemusica

Organizing team

Elena
Crescia

Sao Paulo, Brazil
Organizer
  • ROBERTO TOBO
    Operations