CESUPA
x = independently organized TED event

Theme: Coexistir

This event occurred on
April 8, 2017
8:00am - 7:00pm -03
(UTC -3hrs)
Belém, Pará
Brazil

O TEDxCESUPA é uma conferência independente no estilo TED, sem fins lucrativos, que ocorreu no dia 08 de Abril de 2017 no Auditório Conceição Rangel Fiúza de Melo do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).O TEDxCESUPA tem por objetivo instigar alunos e professores da comunidade a desenvolver suas ideias e criar um mundo melhor. Em 2016, ocorreu o primeiro TEDx universitário do Norte do Brasil, o TEDxCESUPA sob o tema "Redescobrindo" no qual reuniu 8 palestrantes, 4 apresentações culturais, 8 organizadores e 100 participantes.

Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA
Avenida Governador José Malcher, 1963
Belém, Pará, 66060-230
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­C­E­S­U­P­A events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Grupo de Banguê Remansinho de Tentém

Artistas, Pescadores
Remansinho foi fundado por pescadores em 1981 no rio Tentem, região do baixo Tocantins. João Tenório dos Santos inventou a brincadeira de se apresentar por conta da entrada do ano. Eles juntaram baldes, latas, um violão velho e um reco-reco e depois de alguns ensaios saíram de casco a remo visitando a casa dos amigos para comemorar a entrada do ano novo e a festa de reis. Passados 36 anos a tradição permanece com João Tenório como compositor e tocador de violão e seus filhos Adnilson no reco-reco, Gerson Andrey na onça e Jerry Santos na zabumba. Além dos músicos da família outros moradores do rio Tentem integram a banda: os amigos Marcio e Elizeu no tamborim e Edinho na sanfona de bambu. A letra da música, carregada de elementos da identidade cultural Tocantina narra os acontecimentos da vida ribeirinha, ironiza fatos políticos e com uma crítica bem-humorada zomba das inovações que chegam na região.

Assunção Novaes

Líder Social
Assunção do Socorro Correia Novaes, mais conhecido como Cacau, é caboclo do Marajó, grande conhecedor da realidade do arquipélago, uma liderança que desde muito cedo vem atuando em defesa do território. Trabalha no monitoramento e controle social objetivando a aplicação correta dos recursos públicos. Cacau discute políticas públicas e luta por mais acesso para os povos tradicionais que habitam os 16 municípios do Marajó. Seu engajamento, que começou com o Movimento Eclesial de Base, ajudou a trazer a energia de Tucuruí para o Marajó e rendeu a criação de telecentros, bancos comunitários, seminários de educação e festivais de cultura.

Cláudio Dusik

Psicólogo, professor e comendador dos direitos humanos
Cláudio nasceu com amiotrofia muscular espinhal infantil, que progressivamente o leva perder todos os movimentos do corpo. Quando sentiu que perderia a capacidade de escrever com uma caneta ou até mesmo com o teclado de um computador, Cláudio estudou programação de computadores e desenvolveu o seu próprio teclado virtual inovador, chamado "MouseKey", com o intuito de se comunicar por meio do computador e ajudar outras pessoas com limitações motoras. A ideia do MouseKey é fantástica e já foi distribuída para mais de quinze mil pessoas no Brasil.

Crew das Minas

Artistas
Com 1 ano de existência, o Grupo Crew das Minas, nasceu com objetivo de praticar o talento de cada integrante, composta por seis garotas paraenses. Algumas dançam, cantam, tocam, expõe bazar. Com a união dos respectivos talentos elas se uniram para tocar e cantar RAP e Reggae. Nesse momento de empoderamento feminino, o grupo surgiu para representar as mulheres e para desenvolver o talento nos eventos produzidos pelas mesmas. Entre rimas e aprendizados, em cada evento o grupo tem cada vez mais conquistado o gosto do público em Belém. As meninas super poderosas que vêm quebrando paradigmas, em um cenário que até então, vinha sendo dominado pelo sexo masculino.

Elizabete Pires

Pesquisadora, Professora, Bióloga
Elizabete possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura, Especialização em Gerenciamento Ambiental e Mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora na rede Estadual de Ensino e coordenadora de TCC no Programa de Formação de Professores (PARFOR) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela UFPA, na área da Bioantropologia.

Emmanuelle Athayde

Aluna de Administração e apaixonada por bicicleta
Emmanuelle é aluna de Administração e apaixonada por bicicleta. Em 2015 se tornou ciclista, e pouco depois conheceu a rede Bike Anjo, que lhe mostrou o poder transformador da bicicleta. Em cima da magrela fica mais sensível ao que está a sua volta, experimenta a cidade sob outra visão e ainda evita todo o estresse diário, proveniente do engarrafamento urbano.

Heliana Barriga

Artista, Performista, Clown
Nascida em Castanhal/PA, passou sua infância e adolescência entre brincadeiras culturais que organizava com amigos e parentes em Castanhal, Santa Izabel, Inhangapi e municípios vizinhos. Aprendeu a se apresentar em público no programa Show de Calouros, realizado no Cine Argus, apresentado pelo grande cantor Capiti. Quando cresceu, desistiu de qualquer ordem para se dedicar à sua arte lúdica para crianças através de seus livros, CDs, DVDs, teatro, contação de histórias, Circo Furreca da mala Sem Fundo, Pirulítero Musical, Oficinas de Poesia e Ecologia. É autora dos títulos: A Abelha Abelhuda e A Perereca Sapeca, com a editora FTD/SP, há mais de 30 anos. Seu nome é o prêmio de Literatura Infantil do IAP/PA.

Henny Freitas

Jornalista, fotógrafa, permacultora e educadora ambiental
Henny é jornalista, fotógrafa, permacultora e educadora ambiental. É co-fundadora, conselheira e coordenadora de comunicação da rede CASA Latina (Conselho de Assentamentos Sustentáveis da América Latina) e articuladora da Rede Novos Parques. Mestra em empreendedorismo (University of Buckingham, Inglaterra) e co-fundadora do projeto EarthCode, investigou e documentou mais de 200 comunidades intencionalmente sustentáveis na Europa, Oceania e países latino-americanos, como: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, ademais da Amazônia Equatoriana, Peruana, Colombiana e Brasileira. Baseada nessa investigação escreveu a dissertação: “É viável uma Cidade Sustentável?”. Origina conferências, oficinas e cursos nas áreas da Permacultura, Design Social, ReciclARTE e do Consumo Consciente. Difunde o conceito “zero lixo” e continua documentando comunidades étnicas, alternativas e convencionais no mundo.

Joanna Martins

Publicitária, Chef de cozinha
Joanna é Publicitária pela Faap (São Paulo) e Administradora pela Aiec (Brasilia). Atuou por 10 anos na área da comunicação, mas desde 2009 se dedica exclusivamente à gastronomia paraense. Pertencente a uma família de cozinheiros e divulgadores valorosos da cultura alimentar paraense, amante da Amazônia e inquieta em dar sequência ao legado familiar de mais de 30 anos, atua em duas frentes: no terceiro setor, como pesquisadora em gastronomia e diretora-executiva no Instituto Paulo Martins, e como empresária na Manioca, negócio que comercializa produtos tradicionais da base da cozinha paraense e que também desenvolve e fabrica produtos criativos com ingredientes amazônicos. Está à frente do maior e mais antigo evento de gastronomia da região, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense e acredita que a melhor forma de desenvolver a região é valorizar seus ativos naturais, por meio da cadeia produtiva da gastronomia.

Laura Capriglione

Jornalista
Laura é uma das fundadoras dos Jornalistas Livres, uma rede de colaboradores que se articulam com base nas redes sociais e sob o compromisso da credibilidade jornalística. O projeto de comunicação surgiu em 2015 para enfrentar a escalada da narrativa de ódio, antidemocrática e de desrespeito aos direitos humanos e sociais, em grande parte apoiada pela mídia tradicional. Por meio de coberturas colaborativas, os Jornalistas Livres produzem narrativas independentes e enfrentam a manipulação política da mídia tradicional. Laura trabalhou como repórter especial do jornal “Folha de S.Paulo” entre 2004 e 2013; dirigiu o Notícias Populares (SP), foi diretora de novos projetos na Editora Abril e trabalhou na revista “Veja”. Conquistou o Prêmio Esso de Reportagem 1994, com a matéria “Mulher, a grande mudança no Brasil”, em parceria com Dorrit Harazim e Laura Greenhalgh.

Maria Ivoneide

Empreendedora Social
Maria Ivoneide é Cearense, filha de agricultores. Em 2009, ela foi uma das responsáveis pela fundação do primeiro banco comunitário da Amazônia - O Banco Comunitário Tupinambá. A iniciativa mudou a vida dos 8 mil moradores do Bairro de Baía do Sol, em Mosqueiro/PA. Em quase oito anos de trabalho a frente da iniciativa, o Banco Comunitário lhe trouxe reconhecimento a nível nacional com vários prêmios. Através de seu trabalho elevou o consumo interno de 2% (2009) para 93% (2016). O que possibilitou a criação de novos empreendimentos e elevação autoestima de toda uma comunidade.

Michel Pinho

Professor, Pesquisador, Fotógrafo
Michel é Bacharel e Licenciado Pleno pela UFPA. Começou a fotografar nas oficinas da Fotoativa. Entre 2006 e 2011, fez parte da diretoria da Associação Fotoativa como secretario executivo, vice presidente e presidente. Desenvolveu e coordenou jornadas fotográficas, cursos, criou editais de incentivos a áudio visuais e planejou e executou o projeto “Ver-te Belém Histórica”, projeto premiado pelo edital do Ministério da Cultura. É Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia.

Murilo Rodrigues

Murilo é graduado em Arquitetura e Urbanismo (UNAMA) e Artes Plásticas (UFPA), conectou as graduações em pesquisa e experimentações sobre a arte e o espaço urbano. Assim realizou uma proposição artística que abordava o uso da bicicleta e desde então se lançou na cidade com a magrela, incorporando-a em seu cotidiano. Ambos fazem parte do Bike Anjo, que consiste em uma rede de ciclistas apaixonados pelo seu meio de transporte que oferecem um espaço de convívio para quem quer aprender a pedalar.

Socorro Simões

Professora
Simões é doutora em letras e coordenadora do Programa de Estudos Geo-BioCulturais da Amazônia - Campus Flutuante, da Universidade Federal do Pará que desenvolve uma das mais importantes ações acadêmicas, educacionais, culturais e ambientais do estado: o projeto IFNOPAP. Embarcados em um navio, pesquisadores, artistas, jornalistas, cineastas e estudantes, entre outros estudiosos de diversas linguagens navegam através dos rios por municípios da região, ofertando minicursos, palestras e oficinas de diversas áreas científicas, compartilhando conhecimentos e apreendendo com a população das cidades onde a embarcação atraca. As primeiras edições foram realizadas em ambientes da UFPA, em Belém, mas a necessidade de deslocamento aos locais de origem das narrativas, para coleta das histórias, acabou provocando o surgimento do primeiro seminário embarcado do campus flutuante. Até agora, já recolheu mais de 5.300 narrativas, coletadas de 116 municípios do Pará.

Yuri Reiner

Artista
Reiner fez diversos shows com José Moreira tocando guitarra ao vivo no Semente de Maçã, em festivais como o Mongoloid e o Rock Rio Guamá e gravou um EP intitulado Não Somos Amigos formando o duo de música eletrônica Morse ao lado do produtor Mateus Estrela, que toca na Maraú. Gravou seu primeiro EP solo intitulado Filho da Nuvem que foi lançado em 23 de novembro de 2016 e que conta com a participação de vários artistas da cena local. Aproximando-se da sonoridade post rock/dreampop, o artista utiliza samples, baterias eletrônicas, solos de guitarra e uma carga lírica bem forte em suas letras.

Organizing team

Matheus
Henrique

Belém, Brazil
Organizer

Luis Fernando
Gomes Sales

Belém, Brazil
Co-organizer
  • Alder Marcel
    Team member
  • Antonio Victor
    Marketing/Communications
  • Gabrielly Wei Li Sarmento Chen
    Production
  • Maria Almeida
    Marketing/Communications
  • Mayave Ribeiro
    Marketing/Communications
  • Renan d'Oliveira
    Marketing/Communications
  • Victor Hugo Telles
    Marketing/Communications