Youth@Coimbra
x = independently organized TED event

Theme: The importance of Competences

This event occurred on
May 23, 2016
10:00am - 2:00pm WEST
(UTC +1hr)
Pedrulha, Coimbra
Portugal

TEDxYouth@Coimbra aim is to show the importance of the power of competences as an added value to the future of ours communities.
So it is important to show to the Youngers some ideas developed by other younger people that have been projected worldwide and that are being used to change the world, competences related with Technology, Design, Science, Arts, Humanity, Education, Citizenship and Society.
TEDxYouth@Coimbra speakers will present innovative ventures, attractive theories, new technologies and creative problems solutions related with their area of competence.

Serviço de Formação Profissional de Coimbra
Rua António Sérgio, 19 - Pedrulha
Pedrulha, Coimbra, 3020-317 Coimbra
Portugal
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adriana Neves

Estudante
Tem 16 anos e é aluna de artes. O desenho e a pintura sempre lhe correram no sangue. Em 2011 decidiu começar a desenvolver o seu talento. Começou a desenhar Anime em 2012, e foi aperfeiçoando a técnica, até os dias de hoje. Entretanto, aprendeu diferentes formas de pintar, novos materiais para usar, novas ideias para criar e novas pessoas para ensinar. A sua obsessão pela cultura japonesa, especialmente por anime, levou-a a conhecer novas pessoas, fazer novos amigos com os mesmos gostos e experimentar atividades novas, como cosplay, caracterização e comer com pauzinhos. Adora arte psicologicamente arrepiante e espera que esta nunca saia da sua vida.

António Leite

Ex-concorrente da WorldSkills Portugal
Tem 18 anos e é natural de Cabeceiras de Basto. Estudou no CENFIM – Centro de formação profissional da indústria metalúrgica e metalomecânica, onde concluiu o 12º ano no curso Técnico de desenho de construções mecânicas. Em paralelo com a sua formação participou nos campeonatos das profissões na categoria de Desenho industrial - CAD conseguindo com o 1º lugar a participação no Euroskills em Lille e no Worldskills em São Paulo, tendo obtido neste ultimo uma medalha de excelência. De momento continua no mesmo centro de formação num CET de Tecnologias Mecânicas e frequenta um estágio profissional na empresa INFINIPLUS.

Diogo Silva

Formando de curso de Aprendizagem de Técnico de Informática – Sistemas no Centro de Formação de Aveiro
Tem 20 anos e mora em Ílhavo, Aveiro. É formando do curso de Técnico de Informática de Sistemas no Centro de Emprego e Formação Profissional de Aveiro. É um sonhador que caminha demasiadas vezes perto do Sol mas que define sempre bem todos os seus objetivos. Desde há muitos anos que tem como sonho seguir Engenharia Mecânica ou, num passado mais recente, a área das Novas Tecnologias de Comunicação e, apesar do meu percurso escolar não ter sido tudo aquilo que havia pensado, nunca retirou essa realização pessoal dos seus planos. Antes pelo contrário, só a reforçou ainda mais!

Joana Branco

Especialista em Biotecnologia e Gestora de Inovação
É doutorada em Ciências Biomédicas, e apesar de ter formação exclusivamente em ambiente académico (investigação), em 2006 decide regressar a Portugal e iniciar uma aventura no meio empresarial. Sócia fundadora de uma empresa de Biotecnologia dedicada ao desenvolvimento de uma nova terapia para a obesidade, em 2015 agarra outro desafio: Apoiar jovens empresas de Biotecnologia a estruturar os seus projetos empresariais, com vista à angariação de financiamento, e promover a inovação em Biotecnologia. 2016 é um ano de viragem… ainda sem certezas, mas o que aprendeu nos últimos anos será certamente a chave para novos voos, sempre com vista às mudanças… Com muito orgulho é também mãe de duas meninas!

Leonor Barata

Bailarina e Coreógrafa
É licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra e completou a pós graduação em Estudos Artísticos na mesma instituição. Fez a sua formação em dança no Forum Dança onde foi aluna de Howard Sonnenclair, Francisco Camacho, Madalena Vitorino, André Lepecki, Thierry Bae, entre outros. Foi intérprete em vários espetáculos de dança e de teatro. Desde 2000 desenvolve grande parte do seu trabalho na área da Pedagogia Artística tendo sido colaboradora regular de várias instituições como formadora (Centro Cultural de Belém, CENTA, A Moagem, Centro Cultural Vila Flor) e tendo criado vários espetáculos para o público jovem: A Menina do Mar (2004), Pretas e Vermelhas Penduradas nas Orelhas (2007). Atualmente é diretora da companhia Projecto D - Pedagogia e Criação Artísticas.

Nicolle Lourenço

Estudante e Coordenadora do Gabinete de Emprego e Saídas Profissionais na AE ISEC
Tem 22 anos e é Licenciada em Engenharia Biomedica (2014) e em Engenharia Electrotécnica (2015) pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Encontra-se a frequentar o Mestrado em Instrumentação Biomedica. Atualmente, coordena o Gabinete de Emprego e Saídas Profissionais da Associação de Estudantes do ISEC, responsável pela organização da FENGE - Feira de Engenharia de Coimbra. Foi presidente do Rotaract Club de Pombal, club patrocinado pelo Rotary Club, onde atualmente é secretaria.

Pedro Paiva

Auditor/Consultor/Formador em Qualidade e Inovação
É Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade de Aveiro, Pós-Graduado em Gestão pelo Valor e Líder de Yoga do Riso. É Consultor e Formador em Inovação, Criatividade e Qualidade e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade e Sistemas de Gestão de Investigação, Desenvolvimento e Inovação. Desenvolveu projetos de ID e Inovação e foi Gestor do Produto de um software para Sistemas de Gestão numa empresa tecnológica. É Organizador de eventos diversos (Sonhadorismo; Forum Internacional da Felicidade; Ignite Coimbra), LEO da SIM - Simplificar! Inovar! Melhorar! e Fundador e Gestor da Academia de Voo - asas para empreendedores.

Ricardo Barros

Formando de curso de Aprendizagem de Técnico Comercial do Centro de Formação de Águeda
Tem 25 anos, é formando do Curso de Aprendizagem de Técnico Comercial do IEFP de Águeda e estagiário da BMW de Aveiro. Voltou a ser estudante aos 24 anos de idade depois de ter ficado desempregado em março de 2015. Frequentou o ensino corrente até ao ano de 2012, sem aproveitamento total. Por esta altura abandonou a escola e decidiu apostar no “mundo do trabalho”, tendo encontrado imensas barreiras e dificuldades na procura de emprego. Os empregos que teve foram de curta duração, árduos e bastante precários já que, como não tinha o secundário completo, era considerado um trabalhador com poucas habilitações. Hoje em dia voltou a ser estudante, com muito orgulho! Sente que deu um rumo diferente à sua vida, investindo em si e acreditando nas suas capacidades. Acredita que daqui para frente vai obter os sucessos inerentes a uma vida melhor, onde haverá lugar não só para boas oportunidades de trabalho, mas também para crescimento e desenvolvimento pessoal.

Rita Galante

Ex-concorrente da WorldSkills Portugal
Vive em Vila do Conde e desde muito nova que é uma apaixonada pela multimédia e pelas tecnologias. É muito independente e sempre disposta a novas aventuras, entregando-se da cabeça aos pés.
 É formada em multimédia e neste momento trabalha na Bydas, uma empresa de comunicação digital no Porto, onde é a única programadora. O seu gosto pela programação e multimédia foi crescendo com as competições nacional e mundial das profissões. Na competição nacional concorreu em Animação 2D/3D, tendo ganho a medalha de ouro, e na competição mundial concorreu em Web Design.

Organizing team

Frederico
Dinis

Coimbra, Portugal
Organizer

Ana Arromba
Dinis

Cantanhede, Portugal
Co-organizer