USP
x = independently organized TED event

Theme: Inovações

This event occurred on
October 7, 2016
5:00pm - 9:00pm -03
(UTC -3hrs)
São Paulo, São Paulo
Brazil

A Universidade de São Paulo abre as portas para o novo em suas diversas formas de manifestação. Da produção de vinho à arquitetura, da inclusão tecnológica a cidades inteligentes, de novas formas de pensar a segurança de transações a contratos inteligentes - representações das inúmeras faces da inovação com potencial disruptivo.

Auditório do CDI - USP
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, s/n°, Cidade Universitária
São Paulo, São Paulo, 05508020
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­S­P events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Camila Achutti

Computer Science Entrepeneur - Empreendedora, cientista da computação e dona do Blog Mulheres na Computação
Sócia-fundadora da Ponte21, uma consultoria de inovação e tecnologia que promove a conexão da tecnologia com as pessoas. É influenciadora digital na FIAP, lidera projetos como a Semana da Mulher na Tecnologia e a Maratona de Aplicativos. É uma das líderes do movimento por igualdade de gêneros no mercado de TI. Seu blog Mulheres na Computação se tornou a maior referência em português que aborda o gap de gênero na tecnologia. Ajudou a trazer para o Brasil o Technovation Challenge Brasil, desafio de empreendedorismo e tecnologia só para meninas, do qual hoje é Embaixadora. Formada em Ciência da Computação pela USP e também mestranda pela mesma instituição, estagiou no Google na Califórnia e trabalhou para a Iridescent Learning,ONG americana de educação a distância do movimento maker. Decidiu voltar para o Brasil e empreender para fazer o que ama: mostrar o poder de transformação da tecnologia e do empreendedorismo.

Danilo Terra

Architect - Arquiteto
Nascido em 1979 na cidade de São Paulo. Formou­-se em 2003 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Desde a universidade colaborou com diversos escritórios de arquitetura e urbanismo em São Paulo e na Cidade do México.Em 2006 fundou com Pedro Tuma o Terra e Tuma Arquitetos Associados, contando hoje também com Fernanda Sakano. Como consequência das reflexões, processos e obras concluídas pelo escritório, ocorrem convites para palestras em todo Brasil e América do Sul, assim como premiações nacionais e internacionais em concursos e prêmios de arquitetura. Entre eles destacam-se: Indicado ao Debut da Trienal de Lisboa, 15a Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza ­ representação brasileira Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel 2016, Indicado ao Mies Crown Hall Americas Prize ­ Instituto de Tecnologia de Illinois Chicago, X Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo, Archdaily BUILDING OF THE YEAR 2016.

Helena Margarido

Lawyer and Bitcoin Specialist - Advogada, dona do Escritório SumLaw e especialista em Blockchain/Bitcoin
Advogada especialista em mercados de tecnologia e nova economia, nas áreas de Fintech e Operações Legais Estruturadas. Professora em MBAs e especializações e palestrante em congressos no Brasil e no exterior. Sócia do escritório SuM Law e co-fundadora do Instituto Bitcoin Brasil.

Luis Roberto Lorenzato di Ivrea

Wine Entrepeneur - Empreendedor, dono da vinícola Marchesi di Ivrea
Luís Roberto di San Martino-Lorenzato é advogado e empresário, diretor-presidente da Vinícola Marchese de Ivrea. Na vitivinicultura foi inovador com projeto da agroindústria em Ituverava (SP), onde iniciou o cultivo de uvas Sangiovese e Moscato Giallo, clones trazidos da Itália, país em que a família tem antiga tradição. Com produção de 20 mil garrafas por ano, o empreendimento é uma opção de negócios e coloca a região de Ribeirão Preto rota do enoturismo. Lorenzato também é um dos idealizadores da vinda ao Brasil da Fórmula Indy, que introduziu o etanol brasileiro em todos os carros e etapas do Campeonato Mundial e também da Fórmula 1 Náutica. É ainda conselheiro do Comitê de Relações Exteriores da OAB/SP, integrante do Comitê Brasil-Itália da FIESP e Cônsul Honorário do Reino do Lesoto no Estado de São Paulo.

Mario Gioto

TED Translator
Um engenheiro que gerencia as operações de uma multinacional americana no Brasil. Mario é fundador do Projeto ConheSeremos, um projeto social focado na construção e crescimento do conhecimento coletivo em variados aspectos sociais e culturais tanto no Brasil quanto globalmente. Mario é um constante viajante, fotógrafo e cozinheiro.

Paulo Matias

Researcher Blockchain/Bitcoin - Pesquisador Blockchain/Bitcoin
Paulo Matias é doutor em Física Computacional pelo IFSC-USP. Entusiasta e frequente colaborador da comunidade de software livre e de segurança da informação, liderou a equipe que venceu a categoria de Engenharia e Ciências Exatas da edição de 2013 da Olimpíada USP do Conhecimento, desenvolvendo um dos primeiros protótipos funcionais de uma carteira de Bitcoin em hardware, dispositivo eletrônico que permite a realização de transações financeiras com nível de segurança muito superior ao dos tokens disponibilizados a correntistas de bancos convencionais.

Renato de Castro

Smart Cities specialist - Especialista em Cidades Inteligentes
Renato é vice-presidente do banco de investimentos americano Crefinc, responsável pela prospecção e análise de investimentos em Smart Cities. Ele é membro do conselho consultivo global da ONG Leading Cities, localizada em Boston e membro do conselho consultivo da Startup Indiana Architect Corner, com sede em Hyderabad. Desde 2015 Renato tem atuado como conselheiro internacional da Organização Mundial de Governos Eletrônicos, de Seoul, Coreia do Sul. Ele também é fundador, membro do conselho e consultor sênior na Baumann Consultancy Network para projetos de Cidades Inteligentes e estratégias de internacionalização. Renato também é palestrante internacional com mais de 30 palestras confirmadas em 20 países somente para 2016.

Rodrigo Batista

MercadoBitcoin partner - Sócio da empresa MercadoBitcoin
Rodrigo Batista é um profissional com 18 de experiência anos no mercado financeiro brasileiro. Começou a carreira programando o home broker de ações da corretora Socopa em 1998, e desde então trabalhou na área de tecnologia de diversas instituições financeiras, como Itau BBA e Morgan Stanley. Trabalhou também nas mesas de operação de ações do Morgan Stanley no Brasil e em Nova York e na mesa de operações do Santander. Em 2011 conheceu a tecnologia do Bitcoin e começou a se aprofundar no assunto em 2012. Em 2013 junto do sócio Gustavo Chamati, comprou 100% do site Mercado Bitcoin, que foi fundado em 2011 e é hoje a maior empresa de moedas digitais da América Latina. Rodrigo é formado em processamento de dados pela Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em Administração de Empresas pela USP e pós-graduado em engenharia financeira pelo PECE-USP.

Organizing team

Paulo
Almeida

São Paulo, Brazil
Organizer

Beatriz
Oliveira

São Paulo, Brazil
Co-organizer
  • Rebeca Camarotto
    Production