Youth@Braga
x = independently organized TED event

Theme: INSPIRA-TE!

This event occurred on
November 19, 2011
9:00am - 7:00pm WET
(UTC +0hrs)
Braga
Portugal

O TEDxYouth@BRAGA nasceu na ida de 2 amigas ao TEDxYouth@Porto. Após um dia cheio de inspiração, enquanto voltavam para a sua cidade já não pensavam em mais nada! Temos que organizar um TEDxYouth em Braga!!

Logo se colaram a elementos cheios de energia e motivação e assim nasceu o TEDxYouth@Braga.

O TEDxYouth@BRAGA tem como tema principal INSPIRA-TE!
Este tema tem como objectivo motivar e desafiar todos os jovens da cidade de Braga a lutarem pelos seus sonhos!
A lutarem por aquilo que acreditam! A lutarem a não desistirem das suas paixões e daquilo que os move!!!

Com um leque de oradores altamente inspiradores e com experiências de vida que nos fazem acreditar, queremos que os nossos tedxster embarquem numa aventura e que saiam do evento com vontade de mudar o mundo!!!

Teatro Circo de Braga
Braga
Portugal
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Braga events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Carlos Coelho

Carlos Coelho, uma das grandes referências portuguesas no domínio da construção e gestão de marcas, conduziu, ao longo de 25 anos, centenas de projectos de algumas das marcas mais relevantes em Portugal, como o Multibanco, Telecel/Vodafone, Yorn, Galp Energia, RTP, Tv Cabo, CTT Correios, TAP Portugal, Leya, Sonae. É autor de diversos estudos sobre tendências e modelos teóricos de marcas, dos quais se destaca o estudo de organização tipológica ivity Brand Types. É activista sobre as causas e as marcas de Portugal e autor do livro Portugal Genial. É co-autor do livro Brand Taboos. É professor, colunista, comentador de televisão e colaborador de inúmeras publicações nacionais e estrangeiras, sendo reconhecido pelas suas múltiplas abordagens inovadoras e desafiantes sobre estas matérias. Como conferencista proferiu nos últimos três anos mais de 100 palestras, a convite de diversas instituições: Governos, Universidades, Associações empresariais e Empresas, em diversos Países. Entre outros prémios, foi distinguido como Personalidade de Marketing do Ano 2005 pela Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing e Obteve uma distinção pela sua carreia conferida pelo IADE Creative University. É desde Janeiro de 2007 fundador e presidente da Ivity Brand Corp uma consultora internacional de criação, inovação e gestão de marcas onde já acumulou mais de 40 prémios entre os quais a eleição em 2008 com Empresa do ano e o prémio para a melhor projecto de Branding com a marca LEYA; Grande Prémio de Design 2010 pela M&P e Grande Prémio 2010 do Clube de Criativos de Portugal e empresa do ano de 2010. É fundador do World Bank of Creativity e desde Setembro de 2007 é conselheiro do IPAM para a área de tendências e inovação do ensino. Alguns dos seus textos e apresentações estão disponíveis em www.ivity-corp.com

Pedro Almendra

Surfista desde a sua adolescência, recorda-se que a partir do momento em que entrou na água pela primeira vez, descobriu um sentimento forte, algo que o faria mover de tal forma que fez com que a partir daí quisesse estar para sempre ligado ao surf e ao mar! É agarrado a esse sentimento que criou a Surftotal, projecto que tem acompanhado e contribuído para o desenvolvimento do surf em Portugal. Um percurso exemplar, cheio de mérito, de conquistas. Projecto pioneiro na informação sobre a modalidade em Portugal (na net). Depois da web, a televisão, as webcams e os surf reports, novamente a TV mas com um programa exclusivo e até a expansão para um Surftotal Internacional.

Pedro Seromenho

O autor Pedro Seromenho, que tem nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975 na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde actualmente reside. Embora formado em economia pela Universidade do Algarve, em Faro, Pedro Seromenho não encontrou a paixão que procurava nos números e, depois de se experimentar como cronista em diversos sites, revistas e jornais, decidiu dedicar o seu tempo inteiramente a ilustrar e a escrever livros Infantis. Após editar o seu primeiro livro de poesia "Rostos e Riscos", em 2000, o autor obteve finalmente o sucesso com os livros infanto-juvenis "A Nascente de Tinta" e "O Reino do Silêncio" agora reeditados pela editora Paleta de Letras. Em 2009 lançou o romance juvenil "900-História de um Rei" e em 2010 as obras infantis " A estrelinha Pálida" e "Porque é que os animais não conduzem?". Trata-se do início de uma longa caminhada que, prevendo-se ora difícil ora gratificante, será sempre levada a cabo com prazer. Aliás, como o próprio autor adianta, este é o único caminho a tomar: "No dia em que descobri este novo imaginário, redescobri-me por completo. Não fazia ideia do enorme prazer que é comunicar com o público jovem. De facto, são eles que me exigem uma escrita mais criativa e também sensorial. E o resto é fácil. É sonhar."

Álvaro Sampaio

Álvaro M. Sampaio é Designer Industrial, Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto. Encara o Design como parte da sua vida pessoal e profissional, pois considera-o como uma actividade transversal na sociedade moderna e elementar no desenvolvimento de uma vida sustentável. As suas motivações advêm da relação humana com os objectos, designadamente das necessidades, dos problemas, dos anseios e das dificuldades que surgem no âmbito dessa relação. Vê as pessoas como o elemento principal do Design e o designer como um criador/facilitador/moderador de interacções com o objecto, bem como de interacções entre pessoas através de objectos. Como tal, tem dedicado a sua investigação à área do Design de Produto, mais especificamente no âmbito do Design Socialmente Responsável através do Co-Design e do Design Centrado no Utilizador. Já viveu e exerceu a sua actividade como designer em Londres, Madrid, Porto e Lisboa. Actualmente, é doutorando no Departamento de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho. É investigador do Instituto de Polímeros e Compósitos e colaborador no laboratório associado I3N - Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação. É na qualidade de professor de Design Industrial no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave que tem desenvolvido a sua actividade mais recente. Considera esta experiência muito gratificante pela possibilidade de participar no crescimento dos seus alunos e pela possibilidade de ir aprendendo com as diferentes perspectivas de cada um.

Almeno Gonçalves

Natural de Braga, Almeno Gonçalves passou por várias escolas até ingressar no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, aos 13 anos, onde teve como professor de piano José Augusto Reis e de canto as professoras Cláudia Nelson e Ana Calheiros. Já participou em dois musicais e uma ópera, todos estes produzidos pelo Conservatório de Braga e apresentados no Theatro Circo, em Braga. Foi seleccionado, em Abril de 2010, para tenor solista nos Dias da Música do CCB, e também foi tenor solista no Concerto de Solistas do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde trabalhou com a Orquestra do Norte. Também seleccionou, organizou e dirigiu o coro da Associação Musical da Sinfonieta de Braga durante os meses de Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro de 2010/2011. Integra grupos como o Capella Duriensis e Coro Casa da Música, tendo já sido dirigido por maestros como Jonathan Ayesrt, Christoph König e Andrew Bisantz.

Miguel Gonçalves

O Miguel Gonçalves é um criativo com imaginação infantil que ao longo dos últimos anos 10 anos tem vindo a transformar ideias em projectos fora-do-cubo. A licenciatura em Psicologia acabou por o levar ao mundo das marcas tendo, recentemente, lançado a Spark, uma agência de criatividade que faz estalar ideias, sobretudo para campanhas de branding e comunicação (sparkagency.pt). É um travel junkie. Em 2009 fez um gap, despediu-se dos fatos e das gravatas e durante um ano viajou por Cabo Verde, China, Malásia, Tailândia e Inglaterra. Em 2010, em parceria com a Capital Europeia da Juventude 2012, fez uma Volta Europa em 3 meses a mais de 30 cidades Europeias (voltaeuropa.com). É pintor (aos fins de semana) e com o SliceWalking apoia mais de 30 famílias em países de 3º Mundo através de arte (slicewalking.com). Em Janeiro de 2011, em parceria com a Factory Business Center, a Spark lançou o So Pitch, uma iniciativa que pretende redesenhar o interface entre empresas e candidatos a integrar o mercado de trabalho. De Janeiro a Maio de 2011 fez mais de 25 talks em Universidades sobre empreendorismo e estratégias de procura de trabalho baseados na criação de oportunidades e geração de valor para as empresas. Tudo o que faz, viagens, trabalho e corações, faz com a Tânia Delalande: sócia, cara metade e mais que tudo! Tem 32 anos e quer tornar o Mundo num sítio melhor.

António Murta

António is a Managing Partner and co-founder of Pathena. Also, António serves as a Non Exec Board Member of 2 companies of Pathenas portfolio. António has a degree in Systems Engineering from Minho University, MBA from the ISEE (University of Porto), AMP from INSEAD. Has also done post-graduate studies at ISEE and MIT. From 1991 to 1997 he was Corporate Information Officer of Sonae Distribuição, the largest Portuguese retailer. He founded and was CEO of Enabler from 1998 onwards - Enabler was a systems integrator strictly focused in Retail. This company was acquired by Wipro in 2006 and from then to the end of 2009 he was VP of Retail Services at Wipro. He is also a founding partner of various other IT companies connected - Mobicomp (now part of Microsoft), ITPeers, Profimetrics, QuiiQ, Cardmobili. António is also a Member of the General Board of University of Minho and he collaborates with COTEC Portugal.

Susana Bettencourt

Susana Bettencourt é natural das Ilhas Açores de Portugal, onde a sua paixão por malhas e rendas tradicionais técnicas foram desenvolvidas desde a infância. Mudou-se para Londres, para realizar um Bacharel em Knitwear Moda no Central Saint Martins, e continuou a aprimorar as suas habilidades em malhas e roupas femininas com a frequência num Mestrado em Moda Digital no London College of Fashion, onde se formou com distinção em 2011. Aqui a Susana transportou os seus projectos escultóricos para a dimensão da malha sem costura. Colecções experimentais, utilizando tecnologia para criar novos tecidos e uma crença apaixonada nas tecnologias futuras da moda para proporcionar um excelente profissionalismo, estão no cerne dos projectos Susana Bettencourt. Projectos, que são sinónimo de malhas intrincadas, beleza e acessórios em negrito, deram a Susana Bettencourt notáveis fãs de alto perfil, incluindo Radio 1xtra DJ Sarah-Jane Crawford & Lady Gaga.

Luís Tarroso Gomes

Nasceu em Braga em Abril de 1977 cidade onde reside actualmente depois de uma passagem por Madrid e pelo Porto. É licenciado em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho e exerce advocacia desde 2001 na cidade de Braga. Fundou o ProjectoBragaTempo, movimento informal surgido em 2001 com o objectivo de discutir a qualidade de vida e a evolução da cidade de Braga. Entre as actividades que deram protagonismo a este projecto estão as Conversas Desbragadas - conversas informais sobre o estado da cidade de Braga e o seu futuro -, o I Curso de História da Cidade de Braga e a apresentação pública de um projecto de transformação da Fábrica Confiança em equipamento cultural. É também membro fundador da Velha-a-Branca - estaleiro cultural (www.velha.org) cooperativa cultural bracarense independente e sem fins lucrativos que abriu portas em Outubro de 2004. Em poucos anos, a transformação de uma velha casa num espaço aberto à cultura, permitiu a realização de centenas de exposições, de mais de 1000 actividades diversas e de vários cursos e workshops nunca antes realizados em Braga. Tudo isto sem recurso a qualquer financiamento público.

Pedro Remy

" É músico e cabeleireiro. Há 18 anos juntou as duas paixões. Resultado: criou um novo conceito pioneiro e único na Europa, entre tesouras e espectáculos de jazz ao vivo Ali, um simples corte de cabelo pode facilmente transformar-se numa experiência invulgar: além de exposições de fotografia e pintura, o espaço é palco de concertos de jazz, peças de teatro e apresentação de livros. Estranho? Nem por isso, o segredo está no cabeleireiro que cresceu a ouvir Charlie Parker. Pedro Remy até começou por se destacar na música, embora diga que as duas paixões surgiram quase ao mesmo tempo. Aos 16 anos já trabalhava em salões cabeleireiro, enquanto a música lhe preenchia os tempos livres. Dedicou--se primeiro à guitarra, depois ao piano. "Não posso dizer que fui músico profissional, mas durante a década de 90 toquei em vários cafés-concerto do país e até da vizinha Espanha. Cheguei a tocar a solo e a abrir concertos de alguns artistas conhecidos, como Rui Veloso, Jorge Palma , GNR ou Paulo Gonzo."Apesar de hoje, aos 39 anos, ter um estúdio caseiro - mais utilizado pelos amigos do que por ele, confessa - é no papel de promotor cultural que o cabeleireiro tem vindo a notabilizar-se. Há muito que é conhecido pela participação que tem no circuito artístico da cidade. No fundo, diz, "desde sempre fui um promotor cultural". Braga tem agora um espaço de referencia na cidade que é conhecido internacionalmente. Em busca de melhoramento na sua carreira Remy viaja anualmente para cidades como Londres, Barcelona, Madrid e Berlin para formação activa nas mais prestigiadas academias de formação. A sua marca investe todos os anos além da cultura na tecnologia para uso no salão, e como as suas ideias estão avançadas para o momento actual em que vivemos cria novas ideias e para isso convida jovens especializados na área da engenharia informática, design e arquitectura a fim de criarem novos software e tecnologias para si e no futuro partilhar estes preciosos equipamentos com outros salões desta industria. Assim, patentes como o inovador espelho digital, programa de gestão de salão, expositores de cosmetic digital e software para consultoria de imagem e simulador fazem de Pedro Remy um profissional criativo e altamente inovador. E se aos poucos a carreira musical foi perdendo importância, o cabeleireiro encontrou na galeria uma forma de se manter ligado às artes. Quando a noite cai, o espaço ganha nova vida: através de uma parede giratória, a sala principal multiplica-se para receber concertos de jazz. Muitos destes espectáculos são exclusivos no nosso país, como aconteceu com o trio nova iorquino de Russ Lossing, Mathew Shipp, Bernardo Sassetti ou com o quinteto do brasileiro Paulinho Braga, baterista que acompanhou músicos como Elis Regina e Tom Jobim. Em noites de concerto, a galeria parece pequena para tanta gente. "Temos um público muito fiel ao jazz", justifica o cabeleireiro. "

Tiago Carvalho

O Tiago tem 32 anos, é Bioquímico, Doutorado em "Computational Neuroscience", e fez investigação científica em diferentes laboratórios em Portugal, na Alemanha, na Suécia e nos Estados Unidos. Actualmente é o CEO da LabOrders, uma start-up que desenvolve software para laboratórios de investigação científica. Como aluno do Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biomedicina esteve 5 anos na Universidade da California Los Angeles (UCLA) a tentar perceber como o cérebro funciona, e em 2009 foi distinguido com o "Eva Kavan Prize for Excellence in Research on the Brain". Foi também Vice-Presidente da "Portuguese American Postgraduate Society (PAPS)". Decidiu regressar dos Estados Unidos para dar o seu contributo em Portugal e fundou a LabOrders, uma plataforma de gestão de encomendas de material de laboratório, que num único sítio junta Fornecedores e Cientistas. Ao reduzir drasticamente o tempo despendido a encomendar um produto/reagente, a LabOrders aumenta de forma imediata a produtividade do Cientista, permitindo que se concentre na sua actividade de investigação. O Tiago é um fã de Portugal e investe tempos infinitos a convencer os amigos a apreciar o nosso país, salientando as oportunidades existentes.

Organizing team

Laura
Varanda

Braga, Portugal
Organizer
  • Laura Varanda
    Co-founder
  • Ana Esteves
    Co-founder
  • Rui Neto
    Designer
  • Cristina Mouta
    Designer