Coimbra
x = independently organized TED event

Theme: Looking Back, Moving Forward | Olhar para trás e seguir em frente

This event occurred on
October 29, 2016
2:00pm - 6:30pm WEST
(UTC +1hr)
Coimbra, Coimbra
Portugal

TEDxCoimbra 2016
"olhar para trás e seguir em frente" | "looking back, moving forward"
29 OUTUBRO 2016
Galeria Santa Clara, Coimbra

‘’…Olhar para trás e seguir em frente…’’
Tantas as palavras ditas, escritas e sonhadas, sobre aquele efémero e veloz momento, a que chamamos presente.
Não há na verdade o instante presente, sem a memória do passado para construir o futuro, porque o presente não existe, e esgota-se em cada momento.
Pois nenhuma pegada deixada, é o que é, sem a pegada anterior e a pegada posterior.
As memórias do passado guardado e o percurso intenso do caminho trilhado, pleno de escolhas e opções, marcarão cada dia futuro.
Em cada pegada há que ‘’…olhar para trás e seguir em frente…’’!

Galeria Santa Clara
Rua António Augusto Gonçalves, 67
Coimbra, Coimbra, 3040-241
Portugal
See more ­T­E­Dx­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adelaide Chichorro

Linguist
Começou a trabalhar na Universidade de Coimbra em 1987 como assistente estagiária. A mesma Universidade onde anos antes, em 1983, terminou a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) na Faculdade de Letras (FLUC). Em 1991, concluiu as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. E, doze anos mais tarde, no ano de 2003 concluiu o Doutoramento também pela Universidade de Coimbra com a dissertação: “As teias de aranha da casa. Uma Ecolinguística Intercultural (Alemão – Português)”. Atualmente é professora auxiliar do Grupo de Estudos Germanísticos, onde lecciona cadeiras como, Linguística Alemã, Informática Aplicada à Tradução e Didáctica do Alemão.

Frederico Pereira

Biochemical
Licenciado em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) em 1993, Mestre em Biologia Celular pela mesma instituiçao em 1998 e Doutorado em Ciências Biomédicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) em 2007. Professor Auxiliar na FMUC desde 2007, leccionando Farmacologia e Farmacologia e Toxicologia. Foi bolseiro Fulbright (Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – FLAD) no National Center for Toxicological Research (NCTR) da Food and Drug Adminstration (FDA), nos Estados Unidos da América (2000-2001). Durante o triénio 2011-2013 foi coordenador da Secção de Toxicologia da Sociedade Portuguesa de Farmacologia, tendo integrado a direcção desta Sociedade. A sua principal área de investigação é a neuropsicofarmacologia, publicando regularmente em revistas internacionais indexadas com arbitragem e sob o formato de capítulos de livro.

Inês Valsinha

Social integrator
É fundadora e presidente da Direção da Associação Renovar a Mouraria. Licenciada em Filosofia e pós-graduada em Estética e Filosofia da Arte, inspirou-se na cidade de Olinda, no Brasil, para dar início ao processo de revitalização do bairro histórico da Mouraria, no coração de Lisboa. Bairro com mais de 50 nacionalidades, a Mouraria tem em curso um processo de regeneração onde a história e a tradição não podem ser dissociadas da riqueza das tantas culturas que ali convivem. Tendo um percurso que já passou pela música, teatro, educação e comunicação, Inês põe agora tudo isto ao serviço da Mouraria, bairro onde mora há mais de 15 anos. Aqui, trabalha-se a integração social através da arte e da cultura e, tal como em Olinda, o lema para a Mouraria é vir a ter “arte em toda a parte”.

Isabel Azevedo

New Media Artist
É uma artista multimédia que investiga as relações da arte, ciência e tecnologia. Tendo a luz como assunto principal, produziu e apresentou ambientes multimedia e instalações holográficas, e tem vindo a explorar o potencial de performance no espaço criado entre a imagem holográfica e o observador. O seu trabalho foi apresentado, por exemplo, em Coimbra, Viseu, Áustria e Londres. Tem publicado artigos científicos e apresentações orais em várias conferências internacionais. Foi Professora na área de Artes Plásticas/Pintura na ARCA/EUAC, Coimbra. Foi investigadora de Pós-doutoramento da Fundação da Ciência e Tecnologia, na Área de Estudos Artísticos – Holografia, Doutorada pela Universidade de Aveiro, em Estudos de Arte, Pós- graduação em Artes-Plásticas/Holografia como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, Licenciada em Artes-Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.

João Manuel Fernandes

Astrophysicist
É casado e pai de uma rapariga e de um rapaz. Professor Auxiliar do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 1999. Licenciou-se em Física/Matemática Aplicada (ramo Astronomia) pela Universidade do Porto (1991) e é doutorado em Astrofísica e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris VII (1996). Obteve a agregação em Física (ramo Astrofísica) pela Universidade de Coimbra (2014). As suas áreas de investigação são a formação e evolução das estrelas, a física solar e a história da Astronomia em Portugal. Tem também desenvolvido actividade de divulgação e promoção da ciência junto do público em geral e foi o single point of contact nacional para o Ano Internacional da Astronomia 2009, por nomeação da União Astronómica Internacional. Recebeu a distinção "Caras de Futuro" da revista "Visão" em 2013. Actualmente é sub-director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o pelouro do Observatório Geofísico.

Jorge Paiva

Botanic
É licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e doutorado em Biologia pelo Departamento de Recursos Naturais e Medio Ambiente da Universidade de Vigo (Espanha), aposentado, tendo sido investigador principal no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, onde leccionou diversas disciplinas. Como bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) trabalhou durante três anos em Londres nos Jardins de Kew e na Secção de História Natural do Museu Britânico. Como fitotaxonomista tem percorrido a Europa, , Ilhas Macaronésicas, África, América do Sul e Ásia, tendo também já visitado a Austrália. Pertenceu à Comissão Editorial e Redatorial de diversas revistas científicas. Tem integrado grupos internacionais de investigadores em estudos e colheitas de material de campo um pouco por todo o mundo. Como ambientalista é conhecido pela defesa intransigente do Meio Ambiente, sendo membro ativo de várias Associações e Comissões nacionais e estrangeiras.

Patrícia Miguel

Architect
Investiga sob o tema Mapa-mundo é o reportório das nossas possibilidades vitais, Estudo da Biblioteca de Fernando Távora enquanto jovem — projecto de Doutoramento em Arquitectura apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Arquitecta pelo Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (2001), obteve Mestrado em Arquitectura (2010) e aprovação no Curso de Estudos Avançados em Arquitectura, Território e Memória (2004) pelo mesmo Departamento. Foi professora nas áreas de Projecto e Teoria de Arquitectura no departamento de Arquitectura e Paisagem Parq. Colaborou no atelier do arquitecto João Mendes Ribeiro e é co-coodenadora de PMKJ_arquitectos; participou em projectos, layouts e produções para exposições em Lisboa, Porto, Londres, Calgary e Saragoça. Criou em 2010 com um grupo de amigos o movimento que deu origem à Associação Coimbra em Transição, que ocupa desde 2015 o antigo horto da cidade, junto ao Jardim da Sereia.

Rita Alcaire

Anthropologist
Antropóloga, documentarista e activista. Membro da não te prives – Grupo de Defesa dos Direitos Sexuais. Doutoranda em Human Rights in Contemporary Societies e Mestra em Psiquiatria Cultural. Tem como temas de eleição identidade(s), sexualidade(s) e popular culture (cinema, televisão e música). O seu percurso profissional e académico tem sido uma resposta às diversas inquietações que lhe têm surgido em torno dessas áreas de interesse, a que se junta o vídeo como uma das formas privilegiadas de as trabalhar. Está neste momento a desenvolver, para o seu doutoramento, um projecto colaborativo de investigação-acção no âmbito da cidadania íntima e dos direitos sexuais intitulado ‘The Asexual Revolution: discussing asexuality through the lens of human rights’.

Organizing team

Frederico
Dinis

Coimbra, Portugal
Organizer

Ana Arromba
Dinis

Cantanhede, Portugal
Co-organizer