Rio
x = independently organized TED event

Theme: Tempos Mutantes

This event occurred on
June 3, 2016
1:00pm - 8:00pm -03
(UTC -3hrs)
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Escola Eleva
Rua General Severiano, 159
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 22290-040
Brazil
See more ­T­E­Dx­Rio events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Andre Bello

Carioca nascido em 1973. Em contato com pensadores contemporâneos, bebe em fontes tão heterogêneas quanto a sustentabilidade, tecnologia, sociologia ou filosofia. Profundo pesquisador e curioso das naturezas humanas, procura unir suas causas pessoais à carreira profissional. Desde criança, se dedica ao design quando rabiscava logotipos e desenhava produtos imaginários, ainda sem saber que era um designer. Academicamente percorreu o Desenho Industrial e o Marketing Estratégico, combinando visões artísticas, racionais e mercadológicas na sua carreira. Com um eterno espírito empreendedor, atua como consultor, professor, articulista e palestrante sobre design thinking, inovação e criatividade. Na contramão da cultura urbana, mora em Búzios, interior do Rio de Janeiro. Adepto de uma vida simples e saudável, o seu maior patrimônio é sua esposa, filhos e família. Tem como motivação pessoal deixar o mundo melhor. Autor do livro Acredite! - DesignThinking para jovens de todas as idades.

Andre Carvalhal

Graduado em Publicidade e Jornalismo, e pós-graduado em Marketing Digital. Coordenador e professor de Moda no Istituto Europeo di Design Rio (IED). Professor de cursos de extensão e pós-graduação em Marketing e Branding de Moda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Head de Marketing das marcas FARM e Foxton. Autor do livro “A moda imita a vida – como construir uma marca de moda”, entre os 10 títulos de negócios mais vendidos de 2015. Co-fundador da Malha, espaço de moda colaborativa

Antonio Gois

Antônio Gois é jornalista especializado em educação, tema que cobre de 1996. É colunista do jornal O GLOBO, comentarista da CBN-RJ e repórter especial do Canal Futura. Trabalhou também nos jornais O DIA e Folha de S. Paulo. De 2010 a 2011, foi bolsista do programa Knight Wallace Follows, na Universidade de Michigan, onde estuou avaliação de escolas. Foi vencedor de diversos prêmios jornalísticos, sempre com reportagens de educação, entre eles o Prêmio Esso (duas vezes), Embratel, Undime, Andifes, entre outros. Será o primeiro presidente da Jeduca, associação de jornalistas de educação do Brasil, entidade que será lançada em 23 de junho, em São Paulo, no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Carlos Murdoch

Carioca convicto, Arquiteto e Urbanista (UFRJ). Mestre em Sustentabilidade Aplicada à Arquitetura (PROARQ/UFRJ). Atualmente leciona em diversos cursos de Pós-Graduação como a do Instituto de Economia da UFRJ (Sustentabilidade na Construção Civil e Habitação de Interesse Social / Ministério das Cidades) e Fundação Getúlio Vargas na Universidade. Professor e cofundador da graduação em Arquitetura da Universidade Estácio de Sá. Atua na prática através do escritório Murdoch & Sodré – m++) com ênfase em projetos de pequeno e médio porte (comerciais, educacionais e residenciais) e como consultor em assuntos ligados à sustentabilidade em níveis urbanos e edilícios. Promotor de diversos eventos relacionados à aplicação do pensamento verde nas cidades, notavelmente as exposições “Arquitetura Bioclimática no Rio de Janeiro” (2004) e “2030?” (2007), além de possuir diversas premiações do IAB Carioca.

Carmen Shanghai

Carmen Saez Dy Uai, a Shanghai, é brasileira nascida em São Paulo no ano de 1959. Filha de pai basco-espanhol e mãe chinesa, Shanghai é especialista em Medicina Tradicional Chinesa e tem formação em Bioenergética Reichiana (estudos realizados na Universidade Anhembi Morumbi) . É Mestra em Teoria da Abrangência (que aborda estudos da Kabala, Alquimia, Simbologia, Eneagrama e Numerologia) pelo Instituto Solaris e há 23 anos estuda Feng Shui junto à Escola de Budismo Real do Grande Mestre Lian Sheng (The True Buddha School, sediada em Seattle, EUA) onde também participa de diversas atividades. Participou de diversos Workshops com Sua Santidade o 14º. Dalai Lama, Dr. Deepak Chopra, Dr. Amit Goswami, Geshe Lhakdor (incluindo retiro com o mesmo), Dr. Alexander Lowen e Dr. David Adams. Formada em Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (numa parceira exclusiva com a Behavioral Coaching Institute).

Daniel Mograbi

Professor assistente do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pesquisador-visitante de King's College London. Psicólogo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado pela mesma instituição, e PhD em Psicologia e Neurociências pelo Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience, King's College London. Seus principais interesses de pesquisa são o estudo da emoção, consciência e memória em uma abordagem neurocientífica, a autoconsciência em pacientes neurológicos e psiquiátricos, e o uso de abordagens evolutivas e de conectividade neural para o estudo da cognição.

Gabriel Guimaraes

Capixaba de Vitória, Gabriel Guimarães é atualmente aluno de Ciência da Computação e Economia em Harvard, onde faz um programa de graduação e mestrado simultâneos em 4 anos. Quando tinha 16 anos durante o ensino médio no IFES, Gabriel traduziu o curso de Computação CS50 de Harvard para português e o disponibilizou online de forma gratuita no Brasil, com o nome de CC50. Entre o primeiro e o terceiro ano, Gabriel trabalhou como Head Teaching Fellow do CS50 em Harvard, liderando uma equipe de mais de 100 pessoas a frente de um curso com 500.000 alunos. Por causa desse trabalho, Gabriel foi indicado como um dos 19 alunos mais impressionantes de Harvard pela revista Business Insider em 2014. Depois do seu segundo ano, fez um estágio de três meses no Google no vale do Silício na área de Cloud e Sistemas Operacionais. Gabriel atualmente é co-fundador de uma startup e sonha em usar tecnologia para criar impactos significativos na sociedade. É atual bolsista da Fundação Estudar.

Jorge Paulo Lemann

Jorge Paulo Lemann é um empreendedor brasileiro que busca ser uma inspiração para jovens talentos do Brasil e do mundo. Participa de iniciativas como o programa Lemann Fellowship que possibilita o ingresso de jovens brasileiros em universidades e que reúnem avançados centros de referência em produção de conhecimento, como Columbia, Harvard, Yale, Oxford, Illinois e Universidade da Califórnia (EUA); o Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, um centro de apoio ao treinamento de profissionais responsáveis pela formação de educadores brasileiros dentro da Universidade de Stanford (EUA); Além de Integrar o conselho da Fundação Estudar, instituição que viabiliza a qualificação de universitários de alto potencial transformador; entre outras. Sempre com a persistente crença na qualificação e no desenvolvimento do potencial das pessoas, ajuda a inserir o Brasil em um cenário de referência entre os países que levam para o mundo a gestão executiva de excelência.

Louis Zacharilla

Louis A. Zacharilla, Americano de descendência Italiana, nascido e criado em Lyons, Nova Iorque é um Empreendedor Social e fundador do Intelligent Community Forum (ICF), Instituição detentora do icônico prêmio de Intelligent Community of the Year. Louis que é formado pela Universidade de Notre Dame (Indiana, EUA), já lecionou em diversas universidades pelos EUA inclusive Harvard, Europa e Asia, muitas vezes aparece na mídia como palestrante e moderador em eventos referentes a Cidades Inteligentes, impacto da tecnologia na economia e como comunicação via satélite pode ajudar a criar um mundo melhor. Em 2012 discursou junto ao Primeiro Ministro Britânico Gordon Brown, durante a cerimonia do Premio Nobel da Paz, sobre maneiras de criar sociedades mais livres, de uma maneira “bottom-up”. Louis também é co-autor de quatro livros, incluindo “Brain Gain”e “Broadband Economies”, escreve no Blog “Community as Canvas” e tem suas matérias regularmente publicadas mundialmente.

Mauricio Garcia

Vice-presidente da Devry Brasil, membro do conselho consultivo da secretaria de regulação do MEC (CC-Pares), membro do grupo de estudos sobre indicadores de educação superior do INEP (GEIES) e coordenador da comissão técnica-acadêmica do fórum das entidades representativas do ensino superior particular. Foi membro da comissão nacional de avaliação do ensino superior (CONAES), avaliador do instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira e Vice-Reitor da Universidade Anhembi-Morumbi. Graduado em Medicina Veterinária pela USP, possui mestrado e doutorado pela USP, MBA pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e aprimoramento na Stanford University.

Sidney Levy

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem mestrado em engenharia pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE-RJ) e Especialização em administração pelo Institute of Management Development em Lausanne, Suíça. Ocupou o cargo de Presidente da Valid S.A. de 1994 até 2011, quando passou a ocupar a Presidência do Conselho de Administração. Entra 1992 e 1994, o Sr. Levy foi Presidente da DLR Lerchundi na Espanha. Trabalhou na Thomas de la Rue no Brasil e na Inglaterra de 1981 a 1991. Foi presidente da American Chamber of Commerce do Rio de Janeiro entre 2005 e 2007. Foi membro do Conselho de administração da CEDAE - Companhia de Água e Esgotos, Ediouro Publicações e Ancar Shoppings. Atual Diretor Geral do Rio2016, Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecem no Rio de Janeiro em 2016.

Organizing team

Marco
Andrade Brandao

Rio De Janeiro, Brazil
Organizer

Eduardo
Saraiva

Co-organizer