Fortaleza
x = independently organized TED event

Theme: Mentes Compartilhando Ideias - Olhares que transformam

This event occurred on
May 15, 2016
9:00am - 6:00pm -03
(UTC -3hrs)
Fortaleza, Ceará
Brazil

Todo olhar é um ponto de partida. Começa pelo deslumbre com o novo, se desconstrói para criar visões e amplia o mundo a nossa volta. Um olhar compartilhado se multiplica, ganha outras formas, outras cores, novos ângulos e um novo jeito de ver que deixa as experiências e relações ainda mais ricas. Exatamente como o efeito de um caleidoscópio apontado para as grandes ideias.

Teatro RioMar
R. Des. Lauro Nogueira, 1500 - Papicu
Fortaleza, Ceará, 60175-055
Brazil
See more ­T­E­Dx­Fortaleza events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Adalberto Barreto

"Projeto 4 Varas."
Doutor em Psiquiatria pela Universidade René Descartes (Paris) e Doutor em Antropologia pela Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de (Paris), entre outros títulos, Adalberto Barreto elaborou uma metodologia: a Terapia Comunitária; na qual a própria comunidade trata as vítimas de transtornos psíquicos e emocionais. Atualmente também é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Apresentando seu projeto 4 varas que está percorrendo o mundo, ele fez com que nos sentíssemos mais humanos, tanto, que todos saíram se abraçando após seu talk. "Compartilhem o saber que vocês tem, a emoção que vocês tem e a sua alegria. Compartilhar é somar."

Ana Cristina Wolf

"O DNA na Nutrição."
Ana Cristina Wolf é nutricionista e no TEDxFortaleza ela falou sobre o perigo de seguir dietas sem acompanhamento profissional e sobre a importância de se alimentar conhecendo seu corpo e sabendo exatamente do que ele precisa. nos mostrou uma visão inovadora da Nutrição, quebrando alguns paradigmas. "A nutrição hoje está sendo colocada no Instagram como simples objeto de prazer ou barriga bonita ou corpos sarados. Ela é muito mais do que isso. "

Andre Bello

Design Thinker
Especialista em Design Thinking com 20 anos de experiência em comunicação, marketing, tecnologia e solução de problemas através de projetos transdisciplinares. Transita com naturalidade por diversas áreas do design e atua como escritor, consultor, professor, articulista e palestrante sobre Design Thinking, inovação e criatividade. É autor do livro “Acredite! – DesignThinking” para jovens de todas as idades.

Bráulio Bessa

Poeta Cordelista
Poeta cordelista desde os 14 anos, Bráulio usou a internet para promover um verdadeiro resgate da literatura de cordel através das redes sociais. Seus vídeos com declamações já ultrapassaram a marca de 20 milhões de visualizações e sua poesia com rapadura hoje chega a casa e aos corações de milhões de pessoas através do programa Encontro com Fátima Bernardes.

Felipe Rima

"O Poder dos Sonhos."
Felipe Rima é poeta, músico escritor, rapper, empreendedor social e produtor cultural. A partir de sua música e poesia, o artista narra sua história de vida e inspira pessoas a redescobrirem e impulsionarem seus sonhos. Junto à equipe Batuque do Coração, Rima já inspirou mais de 90 mil pessoas por todo Brasil com seus shows e palestras musicadas. No ano de 2011 lançou o CD independente “Entre o Batuque do Coração e a Poesia da Vitória”. Com o trabalho vendeu mais de 8 mil cópias de mão em mão, viajando por mais de 100 cidades do Ceará, 7 estados no Brasil e 2 países do mundo. Seu talk foi para encantar a todos com ritmo e poesia. "A partir do momento em que o conteúdo está ligado a tua história, ele passa a fazer um sentido diferente."

Francisco Irochima

Médico oftalmologista, músico, ilustrador e empreendedor, Dr. Francisco Irochima segue sempre inovando e transformando situações difíceis em caminhos para o sucesso. Criou e desenvolve produtos que despontam no setor de tecnologia tornando exames médicos de alta complexidade acessíveis à população carente.

Haroldo Guimarães

Advogado, Consultor e Multitarefa
É Advogado, Consultor Empresarial, Mestre em Direito Constitucional pela UFC, além de Especialista em Direito Processual e Processo do Trabalho. É Professor de Graduação e Pós-Graduação em Direito, leciona também em cursos preparatórios para concursos públicos. Exerce a função de Auditor do Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Ceará - TJDF. Haroldo também é ator e humorista, com participação no filme “Cine Holliúdy” e em outros trabalhos.

João Carlos

"Volta ao mundo a bordo de um Catamarã."
Depois de cinco anos e meio viajando pelo mar, 35.000 milhas náuticas navegadas, 38 países visitados e três tempestades assustadoras, João Carlos teve muito a compartilhar com a gente. Em 2002, João, juntamente com sua família, resolveu realizar um sonho antigo e embarcar em uma aventura: dar a volta ao mundo de barco. Depois de 4 anos e meio de cursos de navegação (até os 45 anos, João nunca tinha entrado num barco a vela). Em 13 de julho de 2007 começaram a aventura no mar. "Eu acho que o grande segredo de a gente dar mais sentindo a nossa existência é compartilhar nossas experiências."

Maísa Vasconcelos

"Fortaleza 365."
Em 2015, Maísa Vasconcelos, jornalista, com passagens por televisão, mídia impressa e internet, decidiu lançar um olhar mais aproximado para a cidade que a acolheu desde os dois anos de idade. De janeiro a dezembro, compôs uma narrativa com 365 fotos e textos da/na/para a Fortaleza que se transfigura. O resultado foi o projeto @Fortaleza365, disponível no Instagram. Foi um talk lindo em sua essência cearense., fez com que a gente passasse a notar mais, notar tudo o que está a nossa volta e aquilo que nos habita. "Eu caminhei por 70 bairros da capital, em todas as regionais e eu me vi exercitando sentimento."

Márcio Ballas

Murilo Gun

"Escolas Matam a Aprendizagem."
O palco do TEDxFortaleza é sempre plural. Em sua quarta edição fomos da poesia ao rap, do design ao empreendedorismo, da tecnologia à saúde e da cidade aos 7 mares. Tudo para mostrar olhares quem transformam. Recebemos novamente Murilo Gun, dessa vez falando sobre como nossas escolas matam nossa criatividade e o que nós podemos fazer para resgatá-la diariamente. "Ser autodidata é ser protagonista da sua aprendizagem. O quanto a gente sabe hoje em dia é menos importante do quanto a gente está aprendendo."

Sarah Vieira

"10 coisas que aprendi sobre Luto."
Dra. Sarah nos apresentou um olhar transformador sobre o luto, através de 10 aprendizados que nos levou a uma grande reflexão. Cearense, com um pé no sertão e outro no mundo. É psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-graduada em Psicologia na Universidade de São Paulo (USP-SP), mestre em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Há mais de quinze anos se dedica à pesquisa em luto e ao atendimento a enlutados e dividiu conosco algumas experiências de seus pacientes e seus aprendizados. "A sociedade quer que você seja feliz e não tolera a tristeza, mas a tristeza é um sentimento humano e precisa ser vivido."

Organizing team

João Victor
Paiva

Fortaleza, Brazil
Organizer

Daniel
Costa

Fortaleza, Brazil
Co-organizer
  • Eneias Facanha
    Production