Franca
x = independently organized TED event

Theme: NOVOS CAMINHOS

This event occurred on
September 17, 2016
Franca, São Paulo
Brazil

​No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx, uma série de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúnem pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED.
Em um TEDx, vídeos de TED Talks e palestras ao vivo são combinados para ascender uma discussão profunda e conexões entre os expectadores. O “x” do TEDx representa que este é um evento TED organizado de forma independente. Além de tratar assuntos globais, incorpora características específicas da realidade local.

Senac Franca
Rua Alfredo Lopes Pinto, 1345
Franca, São Paulo, 14401-186
Brazil
See more ­T­E­Dx­Franca events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Cia. Vocal Enrico Nery

Cia. Vocal
Enrico é artista plástico e há 30 anos atua como Regente, com 3 CDs gravados, composições e arranjos próprios. Foi professor de Técnica Vocal e Técnica de Pintura em universidades, Diretor de Arte em agência de publicidade. É fundador e coordenador da Cia Vocal Enrico Nery, companhia que começou em 1992 como coral e evoluiu para uma companhia vocal cênica que já se apresentou em turnês com workshop em várias cidades do país e na Holanda em 2008, 2009, 2012 e 2014. Em 2007/2008 seu espetáculo Ameríndios venceu o Mapa Cultural Paulista. Em 2008/2009 seu espetáculo Brasil de Todo Canto foi premiado no Mapa Cultural Paulista.

Ebru Semizer

Diretora executiva apaixonada pelo Carnaval
Nascer e crescer em Istambul, cidade que fica em dois continentes, deu a Ebru a amplitude das visões europeia e asiática. Formada em Administração de Empresas com mestrado em Marketing, atualmente faz um MBA Executivo. Já morou na Alemanha e Costa Rica, e atualmente trabalha em uma multinacional alemã em São Paulo. Desde que chegou ao Brasil em 2010, é fascinada por alguns aspectos da cultura brasileira, especialmente o espírito do Carnaval. Seu caráter cosmopolita lhe permite comparar experiências, e sua busca é explicar como o espírito do Carnaval brasileiro pode ser utilizado no dia a dia do mundo corporativo.

Elaine Comodaro

Psicóloga que pensa na inclusão de todos
Psicóloga que define como seu lema de vida “Seja o protagonista da sua história!” e busca vivê-lo diariamente! Além da graduação em Psicologia, tem formação em Coach, Psicodrama e Multiplicadora de conteúdos da Franklin Covey. Ao longo de sua carreira, encontrou na psicologia organizacional uma oportunidade ímpar de impactar um maior número de pessoas colocando seu propósito de vida em prática. Atualmente, é coordenadora de gestão de pessoas em uma grande empresa francana, que está no ranking de melhores empresas para se trabalhar do Brasil, onde implementou um desafiador e bem sucedido programa para inclusão de pessoas com deficiência.

Flávia Maciel de Aguiar

Médica que luta pelo parto humanizado
Criadora e administradora do Geração Mãe, médica Ginecologista e Obstetra, Flávia é mãe do Rodriguinho e da Bianca (que nasceu em um lindo parto domiciliar), descobriu na maternidade a oportunidade de se expandir como pessoa e profissional. Defensora da humanização do nascimento, apaixonada por pessoas, livros e açaí.

Gabriel Dolabella

Estudante que acredita na Educação
Este jovem de 20 anos acredita que a educação é a única maneira possível de pensar num Brasil a longo prazo e que a participação do jovem na política é uma esperança para um país melhor. Assim, Gabriel agiu em busca de sua crença. É co-fundador e atual Diretor de Parcerias do Movimento Mapa Educação, integrando um grupo de jovens que trabalham pela educação brasileira. Seu sonho é ver a agenda educacional como prioridade nacional e construir um consenso de que garantir uma educação de qualidade para nossas crianças é uma responsabilidade de todos. Começou sua graduação em Direito na UFRJ e depois transferiu-se, com bolsa integral, para a FGV Direito Rio.

Gabriel Silva

Piloto e empreendedor
Aos 15 anos, o francano Gabriel começou uma carreira promissora como piloto de avião, enquanto cursava o ensino médio nos Estados Unidos. Tornou-se instrutor de voo aos 18 anos e, aos 19 um dos pilotos mais jovens de uma grande companhia aérea brasileira. Em 2011, atuando como piloto particular de jatos executivos, foi diagnosticado com diabetes tipo 1, o que lhe forçou a abandonar a carreira de piloto. O que poderia ser uma enorme derrota na vida desse jovem no início de uma carreira de sucesso, foi seu combustível para novas empreitadas. Forçado a encarar a nova realidade e buscando melhorar sua qualidade de vida com a nova condição, se juntou a seu pai para trabalhar no ramo de calçados na cidade de Franca e dois anos depois fundou uma fábrica de calçados 100% vegana, nascida com o objetivo de mostrar ao mundo que é possível produzir calçados éticos, conscientes e veganos, e que sejam atraentes.

Maria Marta de Freitas

Empreendedora social
Empresária, casada, mãe de 5 filhos e bacharel em Comunicação Social. Idealizadora do projeto social sem fins lucrativos Casa das Marias, é uma empreendedora social que visa o desenvolvimento do ser humano como agente transformador da própria vida.

Rogério Chimionato

Engenheiro, viajante e apaixonado por aventuras
Até um certo ponto da vida, este francano de 40 anos viveu conforme o manual da vida tradicional. Fez engenharia numa universidade renomada, trabalhou numa multinacional e largou seu emprego para montar um negócio. Após superar um câncer em 2007, sua visão de mundo mudou e a proximidade com a morte fez com que ele passasse a valorizar mais o momento presente, a vida, o tempo livre, então vendeu sua empresa para se dedicar ao yoga. Alguns anos depois, decidiu fazer uma viagem longa, mesmo sem ter dinheiro para isso e, durante mais de dois anos, viajou pegando carona na beira da estrada, dormindo na casa de pessoas que ia conhecendo pelo caminho e conseguindo comida das mais diversas formas, para viver a experiência de se relacionar com diferentes pessoas sem a intermediação do dinheiro.

Tomas Drunkenmolle

Consultor e especialista na intersecção entre educação e negócios
Tomas é um estudioso das ciências de comportamento que pesquisou temas como negociação, tomada de decisões e resolução de conflitos na Harvard Business School e Neurociência Educacional e Desenvolvimento de Adultos na Harvard Graduate School of Education. Possui excelência na área de Cognitive and Behavioral Profiling. É Doutorando em Filosofia na PUC-SP, Mestre em Neurociência Educacional pela Harvard University (2012), Mestre em Filosofia pela PUC-PR (2011), Mestre em Filosofia pela New York University (1993) depois de se graduar em Filosofia pela PUC-PR (2007) e ser treinado em Gestão Empresarial e Economia pela Bayer AG na Alemanha (1985). Suas pesquisas foram publicadas nos Estado Unidos e no Brasil. Como alto executivo de grandes empresas, Tomas morou em 5 países, liderou projetos de integração de culturas e processos em diversas joint ventures e foi responsável por negociação e resolução de conflitos em diferentes culturas.

Organizing team

Luis Guilherme
Cardoso

Curitiba, Brazil
Organizer

Cristina
Mestres

Franca, Brazil
Co-organizer
  • Gabriela Balieiro Moreira
    Team member