Petrópolis
x = independently organized TED event

This event occurred on
September 17, 2016
Petrópolis, Rio de Janeiro
Brazil

O TEDxPetrópolis acontece no dia 17 de setembro de 2016, no Teatro Afonso Arinos, localizado no interior do Centro de Cultura Raul de Leoni, Petrópolis/RJ.

Aqueles que se inscreveram mas não foram selecionados por e-mail poderão acompanhar todo o evento online, em nosso site.

A entrada é franca. Solicitamos apenas 1kg de alimento não perecível para doação.

Ao todo, serão 12 palestras presenciais e 2 online, divididas em 4 blocos: empreendedorismo, cidade, questões globais e educação.

As palestras serão, posteriormente, disponibilizadas no canal TEDxTalks do YouTube.

Para maiores informações, acesse http://www.tedxpetropolis.com/ e fique de olho em nossas redes sociais!

Teatro Afonso Arinos
Praça Visconde de Mauá, 305
Centro
Petrópolis, Rio de Janeiro, 25685-380
Brazil
See more ­T­E­Dx­Petrópolis events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Abimael Cereda Jr.

Gestor de Educação da Imagem
Abimael é gestor de Educação da Imagem, especialista em Geoprocessamento e mestre e doutor em Engenharia Urbana. Tem como área de pesquisa e atuação o uso de Inteligência Geográfica na Educação, bem como o desenvolvimento e aplicação de métodos e técnicas para análise espacial de dados geográficos, para além das Smart Cities e Smart Farming.

André Luiz Davila

Educador
Licenciado em Pedagogia, pós-graduado em Filosofia e com formação em franchising por uma das mais tradicionais escolas americanas, André é um apaixonado pela experiência da Educação. Atualmente, trabalha com mentoria empresarial, preparando ambientes para mudanças organizacionais e voltados para a aprendizagem colaborativa.

Carol Hoffmann

Designer
Formada em Design (UFRJ), especializada em Marketing e Design Digital (ESPM-RJ) e mestre em Antropologia (UFPel). Atua como consultora de mercado, nos temas de economia circular, tripé da sustentabilidade e antropologia do consumo. Atua também como professora e palestrante de Design Estratégico, Sustentável e de Inovação Social. É editora do blog AmeDesign.com.br e contribui com o ProjetoAndarilha.com.

Gustavo Caldas Brito

Antropólogo
Mestre em Sócio-Antropologia das Técnicas Contemporâneas pela Universidade de Paris. Co-fundador do Extramuros, escola cuja missão é promover cidadania educadora, educação afetiva e a transformação do sistema educacional. É pesquisador do CETCOPRA-Paris e trabalhou com diversas ferramentas etnográficas, como Rural Rapid Appraisal e Participatory Learning and Action.

Hilaine Yaccoub

Antropóloga
É PhD em Antropologia, especializada em consumo, tendo feito seu doutorado na Universidade Federal Fluminense (RJ). Consultora, Palestrante, Pesquisadora e Coach de Conhecimento. Promove a Antropologia sistêmica, aplicada a organizações e empresas, onde amplia e compartilha entendimentos de todos os agentes acerca do meio em que vivem, das relações e dos produtos e serviços inseridos em diversos contextos.

Javy Larroquet

Chef de cozinha
Formado em Gastronomia em Mar Del Plata, Javy passou dez anos pesquisando técnicas e sabores locais em vários países. Trabalhou em diversas cozinhas e num programa de TV argentino. Há dois anos em Petrópolis, pesquisa Plantas Alimentícias Não-Convencionais. Já ofereceu vários cursos de alimentação consciente, levando as pessoas da horta para a cozinha.

José Pacheco

Educador
Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e fundador da "Ecola da Ponte", em Portugal, referência mundial em inovação pedagógica. É indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil e colaborador no Projeto Âncora, seguindo o mesmo modelo da Escola da Ponte. É ainda autor de inúmeros livros e artigos sobre educação.

Nanda Eskes

Arquiteta
Sócia do escritório de arquitetura Atelier77, co-fundadora do Instituto CASA e professora na PUC – RJ. Formada na França pela EAPB, coordenou o projeto da Cidade das Artes – RJ, em parceria com Christian de Portzamparc. Entre seus projetos está o Centro Comunitário de Santa Cruz, exposto na Bienal de São Paulo, e o Selo de Qualidade Urbana da Fundação Vale, que integrou o pavilhão brasileiro da Bienal de Veneza – 2016.

Ralf Toenjes

Empreendedor
Co-fundador e atual Presidente da Renovatio, também é gestor nacional da OneDollarGlasses. Esse projeto dá oportunidade de trabalho a pessoas em vulnerabilidade na produção de óculos-de-grau de baixo custo. Em 2 anos de projeto, conseguiu captar mais de R$ 1 milhão, montou um ônibus com dois consultórios oftalmológicos e já levou visão a mais de 7.000 pessoas em 27 cidades em 8 estados brasileiros.

Tales Gomes

Empreendedor
Formado em Gestão de Projetos e Marketing, possui MBA em Gestão e Desenvolvimento Empresarial. Foi eleito um dos 30 jovens mais promissores do Brasil (FORBES), um dos 10 jovens mais inspiradores do Brasil (Editora Abril), e um dos jovens inovadores com menos de 35 anos (MIT). É empreendedor social, trabalha com empresas de diferentes tamanhos, no Brasil e no exterior. É co-fundador e CEO da Plataforma Saúde, empresa mais criativa das Américas (BID USA).

Thiago Nasser

Empreendedor
Formado em Ciências Políticas pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonnede e doutorado pela UERJ, pesquisador e empreendedor, Thiago Nasser é um dos idealizadores e organizadores da Junta Local: plataforma de aproximação entre pequenos produtores e consumidores. Ao todo, mais de 200 produtores participam deste ambiente que promove integração e realiza atividades que visam valorizar a comida local.

Tonia Casarin

Educadora
Mestre em Educação pelo Teachers College (NY, EUA). Entusiasta e consultora em educação, trabalha com instituições na formação de melhores cidadãos. É professora de pós-graduação do Singularidades de SP. Trabalha em parceria com Stanford University em projetos de FabLearn Lab no Rio de Janeiro. Escreveu o livro "Tenho Monstros na Barriga", uma ferramenta para ajudar crianças a identificarem suas emoções.

Organizing team

Thulio
Benvenuti Antunes

Petrópolis, Brazil
Organizer
  • Camila Miranda
    Marketing/Communications
  • Yasmin Barros
    Production