Goiânia
x = independently organized TED event

Theme: O Futuro Chegou!

This event occurred on
October 21, 2015
3:00pm - 10:00pm -02
(UTC -2hrs)
Goiânia, Goiás
Brazil

Desde o começo da humanidade, o ser humano cria mitos, lendas e histórias para sobreviver e ensinar as próximas gerações sobre o Grande Mistério, sobre heróis e heroínas, torres e castelos. A princesa na torre que é salva por um homem guerreiro. Os dragões e os grandes vilões. Havia os demônios e os deuses. Mas logo veio a modernidade com a ciência e nasceram novos mitos, novas histórias, repaginando seus antigos deuses, heróis e heroínas.
Fritz Lang deu o pontapé inicial aos filmes de ficção científica com o seu belíssimo Metrópolis. De lá para cá, muitas histórias surgiram. Star Trek veio pelos idos da década de 60 e ditou moda e estilos desde então. Star Wars surge na década de 70 e torna-se um sucesso por conversar tanto com o Darth Vader dentro de nós como com o Luke Skywalker que nos habita.
Temos um Blade Runner com futuro distópico, onde "andróides" são perseguidos e assassinados. Talvez gostaríamos de viver como os Jetsons com seus carros que flutuam compactos em maletas e sem trânsito, e as famílias harmonizados com pai e mãe sempre presentes.
Tivemos Frank Herbert e a irmandade religiosa de mulheres com dons especiais, Julio Vernes voando para o espaço, Isaac Asimov e Philip K. Dick prevendo o futuro e H.G.Wells viajando para ele.

No TEDxGoiânia viajamos De volta para o futuro. Somos todos um Marty McFly que nasceu antes ou depois dos anos 80 e que viajamos no nosso Delorean da imaginação e viemos do passado para mudar o futuro, e no futuro arrumamos o passado para salvar o nosso presente. Esse Futuro Chegou! 21 de Outubro de 2015 não é apenas a data que o nosso herói chega ao futuro e vê carros voando e drones tirando fotos. O Futuro Chegou e a ficção nos deu a imaginação para fazê-lo real.
Será que esse futuro que vivemos é de fome, miséria, falta de direitos, ou conflitos ou ele é um de paz, bondade, solidariedade?
O futuro chegou no dia 21 de outubro de 2015.
E o TEDxGoiânia de 2015 é esse futuro. Sejam bem vindos! =)

Teatro Sesi
Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva
Goiânia, Goiás, 74672-020
Brazil
See more ­T­E­Dx­Goiânia events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Duo Avesso

Formado por Anderson Vinicius no bandolim e Pedro Jordão no violão de 7 cordas, o Duo Avesso é o mais recente projeto desses músicos que fundem suas influências do rock, funk, samba, jazz, entre outros gêneros, numa gostosa mistura cheia de gingado e pegada. O repertório é composto por clássicos da música instrumental brasileira como Jacob do Bandolim, Garoto, Pixinguinha, de obras de compositores modernos como Guinga, Hermeto Pascoal, mas também apresentam músicas próprias influenciadas pelos mais diversos ritmos.

Aline Albuquerque

Bioética
Com dois grandes interesses na vida — ensinar e aprender — Aline Albuquerque é mestre em Direito e autora de livros sobre Direito e Bioética. Doutora em Ciências da Saúde, advogada da União no Ministério da Saúde e, hoje, no Ministério de Direitos Humanos da Presidência da Republica, local onde exerce ativismo em direitos humanos.

Antônio Henrique Dianin

Tecnologia
Ao fazer leitura de realidade Antônio Henrique Dianin descobriu o seu amor pela tecnologia, para criar projetos… de preferência que tenham um impacto na vida das pessoas. Fez disso sua profissão, abriu várias empresas com esse objetivo. Sua missão de vida é basicamente desenvolver pessoas. Hoje é conhecido como o fundador da Project Company, onde desenvolveu o R1T1, o primeiro robô de telepresença da América Latina.

Camila Asano

Direitos Humanos
Paulistana e descendente de migrantes japoneses. Desde a faculdade se dedica a trabalhar pelos direitos humanos e não consegue se imaginar fazendo outra coisa. Talvez pela formação de internacionalista, não vê fronteiras quando o assunto é trabalhar pelo fim de abusos à dignidade das pessoas. Trabalha na Conectas Direitos Humanos, uma organização internacional nascida no Brasil, que luta há mais de uma década para fortalecer os direitos humanos aqui e no mundo. Reflete, escreve e leciona sobre o sistema internacional de proteção dos direitos humanos e como países como o nosso podem e devem fazer a diferença nesse por meio de uma política externa comprometida com os direitos humanos.

Carlos Pereira

Análise de Sistemas
Analista de Sistemas mas sobretudo um pai – pai de uma menina de sete anos que tem paralisia cerebral. Devido à deficiência de sua filha, inovou em diversas áreas, tendo criado um dos primeiros esquemas de crowdfunding do Brasil, criou também o primeiro aplicativo do mundo que permite que pessoas com deficiência se comuniquem em português, dentre outras atividades que visam a real inclusão social de pessoas com deficiência. Premiado duas vezes pela Organização das Nações Unidas e também pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID.

Davizinho Braga

Empreendedorismo
Um jovem empreendedor desde que se entende por gente. Desenvolveu e criou todas as suas empreitadas empreendedoras sozinho, com seu próprio esforço. Mas… é uma criança normal — ligado e antenado em negócios, vendas e empreendedorismo — mas normal! Seu último negócio, uma StartUp de Listas de Material Escolar, lhe deu a fama nacional. Sua responsabilidade aumentou ao se tornar referência e exemplo para crianças e jovens do Brasil e por isso, aceitou vir aqui compartilhar suas aventuras empreendedoras, ou melhor, sua diversão empreendedora.

Fábio Santos

Linguística
E se não precisássemos de linguistas? Nascido em Goiânia, Fábio Santos é esperantista. Mora hoje em Alto Paraíso de Goiás, cidade que lhe ensina a cada dia a “viver em comunidade” dialogando com uma diversidade cultural incrível, onde se tem tempo para um boa prosa ou observar o céu. Cientista da Computação pela Universidade Federal de Goiás, acha que pode ser daí que venha o seu interesse por aprender linguagens, de programação, corporais, verbais e tantas outras. Levanta várias bandeiras por um mundo melhor: vegetarianismo, universalismo, simplicidade voluntária, ambientalismo, permacultura, não-violência e aqui ele nos traz todas essas ideias numa só: como comunicarmos além dos nossos idiomas comuns.

Isabel Clemente

Escritora
Jornalista há 20 anos, Isabel Clemente se interessa pelos grandes temas do país (economia, política, infraestrutura que permite e impede o país de crescer, fraudes que desviam recursos de áreas essenciais…). Mas nos últimos cinco anos, a escritora e cronista passou a olhar com mais atenção para um assunto que não rende manchetes nem escândalos, nem entra no cálculo do PIB, mas está por trás de todas as decisões relevantes das nossas vidas: família. Mãe de duas meninas muito espertas e engraçadas, escreve e fala agora sobre desafios e mancadas dessa empreitada. O seu livro "A pior mãe do mundo" visita a relação entre pais e filhos, adultos e crianças, bebe da literatura, poesia e filosofia, porque elas falam do essencial invisível aos olhos. Mas bebe também de sua experiência no diálogo contínuo e intenso baseado na capacidade de amar é o que faz de simplesmente pais.

Jonny Silva

Engenharia Aeroespacial
Há anos que este paraibano interessa-se pela busca de conhecimento, o que o levou a Florianópolis em 1988, onde é professor da Universidade Federal de Santa Catarina desde os anos 90. Mestre e doutor em engenharia, tornou-se meio cidadão mundial, já que a sua busca o levou a outras terras como Japão, Inglaterra e Estados Unidos. Neste último, foi pesquisador na NASA, no Vale do Silício, onde realizou seu pós-doutorado. Sua pesquisa se concentra em desenvolver sistemas de Inteligência Artificial para organizar o conhecimento em várias áreas. Jonny Silva já recebeu o Prêmio Shaping the Future, pela Universidade de Hannover (Alemanha) e trabalha também com motivação, direitos humanos e educação para paz.

Jurema Werneck

Desenvolvimento Social, Medicina
Nossa última palestrante, nasceu em 1961, em uma favela de Copacabana, no Rio de Janeiro, fruto de uma família grande com bisavó, avó, pai, mãe, tias, tios, primos e muitos agregados. Foi uma criança muito tímida, mas uma de minhas lembranças mais antigas é ter sido oradora em uma atividade escolar aos sete anos de idade! Apesar do déficit de atenção, estudou até o doutorado, mas transitando por diferentes campos: é médica, com mestrado em Engenharia de Produção, doutora em Comunicação e Cultura e atualmente faz especialização em medicina tradicional chinesa. Interessa-se por diferentes temas. É ativista desde a infância, atuando na defesa de direitos humanos, principalmente de mulheres negras. É pesquisadora de diferentes campos, tendo passado pelas áreas da saúde, das políticas públicas, da (bio)ética, da cultura afro-brasileira e do samba.

Marcos Alan Ferreira

Relações Internacionais
O primeiro palestrante do TEDxGoiânia 2015, com 33 anos, gosta de trabalhar com o tema da paz em todas as suas vertentes. É paulistano, mas adotou a Paraíba como sua terra. Embora formado em Ciências Sociais, passou a se interessar pela relacionamento entre países, e os desafios para a construção de um mundo mais justo e pacífico. Nisso, desembarcou na arena dos estudos de paz, passando pela Uppsala University (Suécia) e decidiu não largar mais os debates sobre a superação da violência política e criminal. Acredita que repensar a ideia de poder é fundamental na sociedade atual. É doutor em Relações Internacionais e docente da UFPB e da Institute for Studies in Global Prosperity.

Mister Eco Sapeca, o mágico ecológico

O ator e diretor artístico do grupo circense Asas de Picadeiro busca isso em suas oficinas, performances e animações começou a sua carreira no mundo mágico aos 14 anos, lá nos idos anos 90. É palhaço, ilusionista, malabarista, equilibrista, músico, poeta, artesão e arte-educador. Através de suas atuações, ele convida todos a trabalharem ativamente para promover consumo e produção sustentáveis e se engajarem em diálogo acerca desses assuntos, de modo a aprendermos com as perspectivas e experiências, uns dos outros, a coletivamente progredir em esforços para construir uma sociedade justa e sustentável.

Priscila Kosaka

Medicina, Câncer
Doutora em química pela USP. Durante o período de seu doutorado teve seu primeiro contato com a nanotecnologia, trabalhando com um microscópio de forças atômicas, o que conduziu o seu interesse a aplicações biomédicas e o campo dos sensores nanomecânicos. Hoje reside em Espanha, onde alcançou o seu objetivo: desenvolver uma técnica altamente sensível e fiável para a detecção precoce de várias doenças, entre as quais o câncer!

Régis Figueiredo

Empreendedorismo
Capaz de criar um negócio capaz de servir aos outros, ao mesmo tempo que dá lucro financeiro e pessoal, Régis Figueiredo, de apenas 28 anos e músico nas horas vagas, é um grande empreendedor na maior parte do tempo. Goiano, nascido em Anápolis e de infância no nordeste. É formado em administração e pós-graduado em inteligência estratégica de mercado. Trabalhou por anos com liderança de pessoas e gestão de processos até descobrir o seu lado empreendedor. Hoje um cidadão que tem como filosofia ter uma vida simples.

Vanuza Postigo

Psicóloga
Fascinada pela tecnologia, mas também por pessoas e pela vida e por isso virou psicóloga, especialista em Psicologia Clinica e doutora em Psicanálise, mas também entusiasmada internauta. Imersa e participante ativa dessa Revolução Digital que vivemos, ela quer aprender, explorar, conhecer e compartilhar a beleza dessa tecnologia e os seus desafios nessa… vida(.com).

Organizing team

Sam
Cyrous

Goiânia, Brazil
Organizer
  • José Geraldo Chaves
    Coordenação de Palco
  • Fernanda Bianchi
    Coordenação de Palestrantes
  • Nana Calimeris
    Assessoria de Comunicação
  • Vinicius Tanaka
    Fotografia
  • Priscila Tonon
    Fotografia
  • André Moraes
    Articulação
  • Credson Junior
    Articulação
  • Marcelo Carneiro
    Produção Artística
  • Priscila Carneiro
    Produção Artística