ParquedasNaçõesWomen
x = independently organized TED event

This event occurred on
May 29, 2015
2:00pm - 6:00pm -03
(UTC -3hrs)
Brasilia, Distrito Federal
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Embaixada da França
SES Av. das Nações Lote 04 Quadra 801
Asa Sul
Brasilia, Distrito Federal, 70404-900
Brazil
Event type:
TEDxWomen (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Parquedas­Nações­Women events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Débora Diniz

Débora Diniz é uma antropóloga que habita as fronteiras do conhecimento. Faz filmes, participa de ações judiciais e audiências públicas em cortes, escreve ciência séria, e arrisca outras letras sobre um mundo mais sério ainda. É professora na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, onde mais aprende que ensina. Exercita o feminismo na Anis, o Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero - um grupo de muitas mulheres e alguns homens que adora um falatório. Diz que o lugar onde pensa melhor é a praia, chapinhando com a matilha.

Isabela da Cruz

Isabela é uma jovem ativista da Comunidade Quilombola Invernada Paiol de Telha - Guarapuava – Paraná; Possui Licenciatura em História, pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná, é pesquisadora em Comunidades Quilombolas do Paraná e em Cultura Afro-Brasileira; Consultora em Educadora Social na elaboração de projetos com comunidades quilombolas – PR; e participa da Comissão de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer da Federação Estadual de Comunidades Quilombolas do Paraná. Além de tudo isso, ela é Representante Sul de Juventude Quilombola e na Articulação de Mulheres e ONGs Negras Brasileiras pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas; é Coordenadora do Projeto Jovens Quilombolas Saudáveis - Paraná pela Rede Mulheres Negras - PR – 2012. Atualmente, é estudante de Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

Jout Jout Prazer

Julia Tolezano é uma jornalista de 24 anos que nunca considerou seguir a carreira e acabou fazendo vídeos para o YouTube. Assim nasceu seu canal "JoutJout Prazer", que acaba de completar um ano. O canal já chega a 122 mil inscritos e seus vídeos já contam com 10 milhões de visualizações. Após o sucesso do vídeo “Não tira o batom vermelho”, que alerta homens e mulheres sobre a possibilidade de estarem em um relacionamento abusivo, Julia passou a ser considerada uma expressão do feminismo na internet. Seus vídeos, no entanto, não pairam apenas sobre o universo feminista, podendo abordar também as especificidades do seu próprio pé, ou um tutorial de como limpar a geladeira. Recentemente, Julia tornou-se colunista da revista Cosmopolitan.

Naolí Vinaver

Naoli tem sido uma admiradora, defensora ativa e promotora do parto natural e instintivo desde pequena. Como parteira, ela já organizou (e ainda organiza) conferências que misturavam culturas diversas e grupos sociais de parteiras tradicionais e profissionais, com o objetivo de manter a dignidade e a sabedoria do parto tradicional, ao mesmo tempo que expandindo o âmbito da prática de todas as parteiras do mundo. Naolí tem três filhos nascidos em casa e dedica a sua vida ao ensino, à criação de materiais artísticos para a promoção do parto natural e para informação às mães e famílias que desejam realizar o parto em casa. Ela já participou de mais de 1400 partos desde 1987. Naoli é mexicana, mas vive no Brasil, onde pratica a profissão e leciona em oficinas relacionadas à obstetrícia e à sexualidade.

Nilcéa Freire

Nilcéa Freire é representante da Fundação Ford no Brasil. Ela supervisiona todo o trabalho da Fundação no Brasil, que tem como prioridade o fortalecimento dos direitos das populações sub-representadas, em particular afro-brasileiros e indígenas. Seu foco individual de trabalho dirige-se à expansão das oportunidades de acesso à educação superior, à justiça racial e governança. Nilcéa foi Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres de 2004 a 2010. Nilcéa é graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Priscila Kosaka

Priscila Kosaka é pesquisadora no Instituto de Microelectrónica de Madrid. Apaixonou-se pela pesquisa durante o doutorado, conheceu a nanotecnologia e desenvolveu interesse por aplicações biomédicas. Durante os últimos anos, ela se interessou pela fabricação e caracterização de estruturas nanomecânicas e no desenvolvimento de instrumentos ópticos para a medida de dispositivos micro e nanomecânicos para aplicações biomédicas. Recentemente, ela publicou um novo conceito de nanosensor optomecânico plasmônico na revista Nature Nanotechnology e demonstrou a detecção de biomarcadores de câncer em soro com um limite de detecção sem precedentes de 100 ag/ml. Sua pesquisa abriu uma nova linha de pesquisa no Bionanomechanics Lab e trouxe uma nova esperança para a luta contra o câncer.

Organizing team

Amanda
Talamonte

Cambridge, United Kingdom
Organizer