Aveiro
x = independently organized TED event

Theme: Sal da Vida

This event occurred on
May 23, 2015
1:00pm - 8:00pm WEST
(UTC +1hr)
Aveiro, Aveiro
Portugal

O mote deste ano surge no meio de muitas lágrimas e suor. Por mares já dantes navegados, mas não menos desafiadores, tem tanto de grosso como de refinado, é de gema, bem aveirense, como nós.
O sal.
A vida é uma receita a olho.
Vivemos uma combinação de amores e dissabores, de vitórias e atrasos, de paz, desordem e ideias por arrumar. Adicionamos perserverança, juntamos alguma sorte , misturamos prazer q.b, untamos com convicção e temperamos a gosto, com ou sem moderação.
Além de saber bem, quando em quantidades adequadas, o sal é uma necessidade vital. Sem sódio, o organismo não é capaz de transportar nutrientes e oxigénio, transmitir impulsos nervosos ou mover músculos, incluindo o mais importante: o do coração.
Precisamos de sal para viver. Não só do que colocamos na mesa da cozinha, e nos intensifica os sabores, mas do que nos desperta os sentidos, do que nos recupera o gosto, o sal da vida.
Na ciência, na tecnologia, no design, no entretenimento, nas pessoas, o que nos sobe a tensão? O que nos conserva?
O sal como o que nos mantém sãos, como potenciador da economia, como riqueza, como tempero, como símbolo de uma região.
A vida é uma receita a olho.
No TEDxAveiro, escolhemos os ingredientes certos, juntamos os melhores e acrescentamos mentes curiosas.
Temperamos com ideias. O sal está nelas.
Servimos quente.

Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Aveiro, Aveiro, 3810-193
Portugal
See more ­T­E­Dx­Aveiro events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Escola de Bailado de Aveiro

A Escola de Bailado de Aveiro foi fundada em 1983 por Maria João Lopes dos Santos licenciada pela Imperial Society of Teachers of Dancing. Ao longo destes 32 anos foi convidando para o seu corpo docente ex alunos formados em Portugal e no estrangeiro – Ana Capela, Cátia Cascais, Maria Maia, Maria Rui Maia e Mário Ferreira, entre outros. A escola tem por base o ensino e divulgação da técnica da dança clássica e contemporânea participando e divulgando todas as atividades culturais relacionadas ou não com a Dança.

Making of

Making of TEDxAveiro video: Tatjana Veselova

OMA-Oficina de Música de Aveiro

Zétò Rodrigues nasceu a 29-07-66 e mora em Aveiro, sendo músico e professor nesta cidade. Completou o conservatório de Música de Aveiro e estudou Jazz com Pedro Gomes e José Duarte a partir do ano 2000, altura em que foi co-fundador do grupo Quadratura jazz. É aluno de contrabaixo do Mestre Alberto Jorge e frequenta desde 2011 a licenciatura em Música na Universidade de Aveiro. É diretor Pedagógico da OMA-Oficina de Música de Aveiro. Integra vários projetos musicais tais como Fases da Lua, Toques do Caramulo, Jazz Roots, 4People e Icon Vadis.

Sofia Nunes e Ângelo Valente

Ângelo Valente, 31 anos, animador sociocultural e Sofia Nunes, 27 anos, gerontóloga, são membros da equipa técnica do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo – Lar de Idosos. Descrevem-se como "responsáveis pela dinamização de todas as actividades, bem como pela comunicação e imagem do Centro que, não só trabalha para a melhoria da qualidade de vida dos seus clientes como também abrange toda a sociedade, trabalhando para que todos, um dia, possam viver o seu processo de envelhecimento de forma feliz, livre e autónoma, algo que é bastante difícil nos dias de hoje devido aos mitos e estereótipos associados à velhice."Nós quisemo-los no palco do TEDxAveiro porque eles são muito mais que isso. São impulsionadores de afectos e promotores da juventude enquanto estado de alma, não importa a idade que se tem, o que se tem ou o que já não se tem. O Ângelo e a Sofia encontram o SAL na vida de quem o pensava já perdido. Porque mesmo quando já vivemos muito, ainda temos tudo para viver e sentir.

Tangueiros

Tangueiros são um quinteto que se rende ao tango de Astor Piazzolla e que se juntaram para o estudar, constituído por Sónia Sobral (acordeão), Marcelo Caldeira (violino), João Resende (guitarra), João Mendes (contrabaixo) e Laura Quaresma (piano). São alunos da Licenciatura em Música da Universidade de Aveiro e, orientados pelo Professor António Chagas Rosa, tocam repertório de Piazzolla, todo ele original para esta formação.

Ana Rita Regala

Nascida e criada em Aveiro, ganhou, através das práticas familiares, fortes ligações à cultura e tradição da cidade e à sua relação coma Ria. A Ria de Aveiro marcou a memória de infância nas viagens de moliceiro até São Jacinto, nas marinhas de sal onde brincava em criança, nas palavras, nos cheiros e sabores da cozinha dos avós. Neta de João da Cruz Regala e Maria Madalena Nascimento Sarrazola Regala, proprietários das marinhas de sal Capelinha e das marinhas Tanoeiras Sul e Norte, estas situadas na Ilha dos Puxadoiros. Bisneta do marnoto Joaquim Paulino e de João da Naia Sarrazola, conhecido pelas suas barricas de enguias de escabeche, confecionadas e vendidas na Casa das Enguias, hoje Casa da Ria. Para além da relação afetiva, foram adquiridas competências técnicas em 2007, na Formação Profissional frequentada - Salicultura Tradicional Aveirense. Participou no workshop "Aquacultura e Marisqueiro na Ria de Aveiro: desafios para a próxima década".

António Câmara

António Câmara é um dos fundadores da YDreams e Professor Catedrático da Universidade Nova de Lisboa. Licenciou-se em Engenharia Civil pelo IST (1977) e obteve o MSc (1979) e PhD (1982) em Engenharia de Sistemas Ambientais por Virginia Tech. Em 1983, António Câmara foi Post-Doctoral Associate no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e Professor Visitante na Cornell University (1988-89) e no MIT (1998-99). Desenvolveu trabalho pioneiro de investigação em informação geográfica e em 2000 criou a YDreams, uma empresa portuguesa que desenvolve espaços e experiências interactivas através da combinação de tecnologia, arte e design, com o intuito de redefinir a forma como interagimos com a informação e conteúdos. Hoje a YDreams luta pela “sobrevivência”. Pois é, mas não lutamos todos? Todos os dias!

Antonio Quadros e Costa

Nasceu em Beja no dia 13 de Julho de 1992. Actualmente, vive em Lisboa e frequenta o mestrado de Engenharia Agronómica. Vive entre a cidade e o campo, lugares de que gosta de igual forma, mas por diferentes razões... Jogou ténis, praticou natação e equitação. Aos 12 anos começou a montar a cavalo todos os dias, aos 13 dividia o seu tempo entre a escola e os cavalos e aos 14 achou mesmo que ia montar para o resto da vida. No entanto, aos 15 foi-lhe diagnosticada uma doença neuromuscular: Atrofia Muscular Espinhal Tipo III. Uma doença rara e progressiva, que vai degenerando os músculos e com isso tirando algumas liberdades. Uma doença “chata” para todos, mas em especial para quem queria montar a cavalo "para o resto da vida".

Filipa Saragga

Licenciou-se em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes e concluiu uma Pós-Graduação em Desenvolvimento pelas Artes Expressivas. É pintora e tem exposto o seu trabalho em várias exposições. Participa como voluntária em diversos projetos sociais, missão à qual dedica grande parte da sua vida. Em 2011 foi lançado o seu primeiro projeto social «O Toiro e a Bailarina». Composto pelo lançamento da obra O Toiro e a Bailarina e por uma exposição de pintura com as ilustrações da mesma, a venda dos 1700 exemplares do livro reverteu para duas instituições. Em Junho de 2013, lançou "Talvez um Anjo", um livro ilustrado cujos direitos de autor também reverteram na totalidade para o apoio a crianças doentes e carenciadas. Em Abril de 2015, lançou o seu segundo livro, A Princesa Azul e a Felicidade Escondida, um Livro para adultos lerem às crianças e trabalharem com elas as suas competências relacionais, emocionais, psicológicas e de desenvolvimento cognitivo.

Gabriel Loureiro

Gabriel Loureiro é ilustrador e criativo. Garante que sempre foi um apaixonado por tudo o que diz respeito ao reinventar e recriar, muito graças aos seus pais, ambos ligados à área da educação visual. A dada altura da sua vida, associou a paixão à curiosidade e, depois de algumas pesquisas e formações, avançou com as suas próprias criações, deixando que fosse sempre a imaginação a comandá-lo. Foi assim que surgiu a REPA, da ambição de "recriar" tudo o que possa. Surgiram assim variadas peças de peças de mobília e decoração, que ganharam uma nova vida, depois da interação de Gabriel com elas. A base das primeiras peças do projecto foi a madeira em paletes, no entanto, o criativo rapidamente se apercebeu do potencial de outros materiais e outras formas que poderiam ser recicladas e decidiu abrir o leque aos materiais a usar.

Hugo Capucho

Hugo Capucho tem 25 anos, é finalista do mestrado de Engenharia Electrónica e Telecomunicações na Universidade de Aveiro, mas em simultâneo tenta envolver-se em projectos que não só considera promissores, mas também que podem dar-lhe mais conhecimento. Também amante de desporto, desde cedo se envolveu em vários projectos de investigação e desenvolvimento na área da electrónica, esteve envolvido em projectos como carros que utilizam sistemas de assistência de condução avançada, leitores RFID para marcação de presenças em salas de aula, desenvolvimento de hardware para Processamento de Sinal e Comunicações Ópticas (Projeto CITO, sensores de monotorização low power para agricultura, mini estufas inteligentes; pranchas de surf inteligentes, inspecção aérea e gadgets para monotorização ambiental.

João Abrantes

João Abrantes tem 34 anos e investiga e desenvolve soluções tecnológicas interactivas. É fundador da Load Interactive, empresa especializada no desenvolvimento de soluções mobile, web e também produtos inteligentes, recentemente destacada com um prémio da NASA. É mestre em Engenharia Informática na área da computação gráfica pela Universidade do Minho, onde obteve também a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática. Estagiou na Software Improvement Group, Amesterdão, onde investigou e desenvolveu métricas para análise de software, tendo mais tarde enveredado pelas área da computação gráfica e mobilidade. Actualmente, é director da Load Interactive, empresa vencedora do concurso de programação “NASA International Space Apps Challenge 2015” que decorreu na Incubadora de Negócios da Agência Espacial Europeia em Noordwijk, na Holanda, na categoria de “Most innovative use of IBM Bluemix".

João Veloso

Doutorado em Física e Professor da Universidade de Aveiro (UA) onde coordena o grupo de investigação que criou, DRIM - Deteção da Radiação e Imagiologia Médica. Motivado pela sua paixão pela física, tem realizado diversas ações e projetos de divulgação científica nos mais variados contextos. Recentemente, fazendo equipa com Luís Moutinho (aluno de doutoramento da UA) e com o Filipe Castro (investigador de pós-doutoramento na UA), foram vencedores da quinta edição do IUL MIT Portugal Caixa Capital Accelerator, na categoria de Medical Technology and Health IT, com o projeto nuRISE (nuclear Radiation Innovative Sensors & Equipment) QUE PRETENDE COMERCIALIZAR UM NOVO TIPO DE DOSÍMETRO PARA O TRATAMENTO DO CANCRO!

João Rafael Brites

João Rafael Brites tem 24 anos, mas já conta com uma vida repleta de aventuras. Nadador de competição, optou por desistir desse desporto aos 16 anos para aprender breakdance nas ruas de Palmela com os amigos. Essa decisão levou-o ser um dos Co-Fundadores do Projecto Transformers e um dos mais jovens participantes de sempre nos Encontros Anuais do Fórum Económico Mundial de Davos onde, em 2010, esteve com mais 5 jovens de todo o mundo em representação das gerações futuras. Tem uma Licenciatura e Mestrado em Economia e um Mestrado em Gestão Internacional. Foi mentor de breakdance numa favela em São Paulo, Brasil, e fez parte da equipa da Fundação Amazonas Sustentável. Além do Brasil, participou e desenvolveu ainda projetos na Índia, Zimbabué e Itália. Atualmente, trabalha como Professor Assistente na Nova School of Business and Economics.

Milene Matos

Milene Matos é licenciada e doutorada em Biologia, pela Universidade de Aveiro e tem formação complementar em diversas áreas, da gestão florestal sustentável à Comunicação de Ciência e ao Marketing Digital. Tem vasta experiência em monitorização de vida selvagem, nomeadamente no âmbito de estudos do impacto antropogénico sobre a biodiversidade. Atualmente é investigadora de pós-doutoramento na Unidade de Vida Selvagem, DBio-UA, dedicando-se à comunicação de ciência e promoção da cultura científica e dos valores naturais, nomeadamente na Mata Nacional do Buçaco, onde criou o Serviço Educativo. Participou em vários projetos de investigação e um projeto Life + de conservação, em curso em Portugal. Publicou vários livros, artigos científicos e de divulgação e apresentou mais de sessenta trabalhos em conferências nacionais e internacionais, sendo bastante focada na partilha de conhecimentos e na promoção da cultura científica.

Nuno Camarneiro

Nuno Camarneiro licenciou-se em Engenharia Física, trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) e doutorou- se em Ciência Aplicada ao Património Cultural. Atualmente, é investigador na UA e é docente no Departamento de Ciências da Educação e do Património da Universidade Portucalense. Em 2011, publicou o seu primeiro romance, “No Meu Peito Não Cabem Pássaros”, saudado pela crítica, publicado também no Brasil e em França. Foi o primeiro autor escolhido pela Biblioteca Municipal de Oeiras, parceira portuguesa da iniciativa, para participar no Festival do Primeiro Romance de Chambéry, em França. Publicou um texto na prestigiada Nouvelle Revue Française na rubrica Un mot d’ailleurs e tem diversos contos em revistas nacionais e estrangeiras. Em 2012, venceu o prémio Leya com o romance “Debaixo de Algum Céu”, já traduzido em italiano e brevemente em francês. Mantém, desde 2009, o blogue Acordar um Dia, no qual tem vindo a publicar a sua poesia e micronarrativa.

Tiago Viegas

Copy por vocação e tudo o resto porque tem que ser. A verdade é que começa a sua carreira em 2001 como estagiário na McCann-Erikson. Em 2002 ingressa na BBDO onde fica até 2004. No final do ano entra na TBWA Lisboa, como redactor sénior e a partir de 2007 assume funções de supervisor criativo. Em 2008 passa para a Brandia Central como Director Criativo primeiro da equipa de Advertising, e depois (também) das equipas de Interactive e Activação. Em 2013 resolve mudar (para melhor) e abre a sua própria agência, a The Hotel, uma boutique criativa onde, para além de Copy, é também Partner, Director Criativo, Director de Arte, estafeta e senhora da limpeza (mas só às sextas). Lá está, copy por vocação, o resto porque tem que ser.

Organizing team

Andre
Cester Costa

Aveiro, Portugal
Organizer

Natasa
Golosin

Aveiro , Portugal
Co-organizer
  • Clara Moreira
    comunicação
  • Fernando Santos
    Gestão
  • João Jorge
    Produção