UCPPorto
x = independently organized TED event

This event occurred on
September 29, 2015
4:00pm - 8:00pm WEST
(UTC +1hr)
Porto, Porto
Portugal

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Universidade Católica Portuguesa - Auditório Ilídio Pinho
Rua Diogo de Botelho, 1327
Porto, Porto, 4169-005
Portugal
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­U­C­P­Porto events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

André Jacques

André Jacques é, atualmente, Diretor de Inovação e Serviços de Marketing Global da Unicer. Anteriormente passou por Belgrado, onde foi Diretor de Marketing e Comunicação do grupo Carlsberg. Representou a Unicer na Associação Portuguesa de bebidas não alcoólicas e participou na Plataforma de Combate à Obesidade do Ministério da Saúde. Foi membro da direção do centro desportivo e cultural da Unicer e já passou por vários cargos dentro da mesma empresa, tendo sido Diretor de Marketing de Águas e Refrigerantes, Brand Manager das águas com gás, Brand Manager de cervejas e cidras, Project Manager do programa “+Algarve 2005”, Brand Manager de sumos e néctares, Team Leader do projeto “Carlsberg Euro 2004” e Operational Marketing Manager. Chegou também a ser consultor financeiro no Novo Banco, consultor imobiliário na Réplica Private S. A. e gestor de produção e distribuição na Companhia das Índias, Ltd.

António Jácomo

António Jácomo é professor e investigador no Centro de Investigação de Bioética (GIB) - Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. Foi Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e na Universidade de Oxford (GB). Doutor em Filosofia e Mestre em História da Ideia de Europa do Instituto Superior de Estudios y Derechos Humanos Europeos - Universidad Pontificia de Salamanca. Áreas de investigação: Bioética, Neuroética, Filosofia da Mente, Ética, Ciências Cognitivas e da religião e Estudos Europeus. É autor de inúmeros artigos, 7 livros individuais e coeditor de cinco livros.

Diogo Vieira

Diogo Vieira é docente convidado da Escola das Artes na Universidade Católica do Porto, lecionando no Mestrado em Animação por Computador, assim como na Pós-Graduação em Design Digital. Após finalizar o curso de Design Industrial, estudou Design for Interactive Media with Photography na Thames Valley University, em Londres. Desde então especializou-se em 3D foto-realista desde a área de Arquitectura ao Design. Em 2008, cria a sua empresa de Visualização 3D "Visual Labs”, que se tem implementado como uma referência a nível de visualizações 3D para Arquitectura, Design e Promoção imobiliária tanto em Portugal como Internacionalmente. No decorrer do ano de 2012, cria a empresa "Visual Mobile", empresa especializada na criação de aplicações para dispositivos móveis, interactive media (realidade virtual, realidade aumentada e jogos interactivos) e Visitas Virtuais a 360º.

Felix Buchbinder

During his studies, Felix Buchbinder was fascinated by the fundamental element that moves billions of human beings all around this planet: our money system. He dedicated his thesis to the topic and ended up publishing a book on our current monetary system and its alternative solutions. Presenting the research findings from his book, he holds lectures and discussions on the topic in schools and universities in Germany and Switzerland. Throughout his studies he gained experiences working for large multinational companies as well as SMEs and NGOs. Parallel to his studies he also undertook unconventional training courses in kundalini yoga and meditation techniques. After finishing university he went on to teach as a Fellow for the non-profit organization Teach First Deutschland. He is currently based in Switzerland, developing clusters of income-generating micro-enterprises dedicated to common goods.

Isabel Jonet

Maria Isabel Parreira Jonet. Casada, cinco filhos. Licenciada em Economia em 1982 - Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.Trabalha em regime de voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome desde 1993, sendo Presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares. Empreendedora social, concebeu um modelo de gestão para organizações não lucrativas, baseado na eficiência dos processos, que permitiu a criação de 21 Bancos Alimentares portugueses e é hoje replicado em diversos países da Europa, Angola e Cabo Verde. Fundou, em 2004, a ENTRAJUDA, projeto inovador na área da solidariedade social, que visa dotar instituições de solidariedade social com instrumentos e recursos de gestão e de organização suscetíveis de aumentar a eficiência dos seus meios e a eficácia dos seus resultados. No âmbito da ENTRAJUDA, concebeu e lançou a Bolsa do Voluntariado, o Banco de Bens Doados, o Banco de Equipamentos. Estruturou, em 2005, o programa “Educar para a Cidadania”

Joana Leite de Castro

Joana Leite de Castro é alumni de Gestão da Católica - Porto. Depois de terminar o curso em 2011, trabalhou, em Madrid e Chicago, no departamento de Marketing Internacional da Abbott Laboratories, empresa farmacêutica americana. No início deste ano decidiu viajar e fazer voluntariado. Esteve no Quénia e na Tanzânia e parte em Outubro para o sudoeste asiático. Tem 25 anos, uma “bucket list” do tamanho do mundo e vontade de ser feliz e de fazer os outros felizes.

Nuno Aroso

Nuno Aroso concluiu o curso de percussão na Escola Profissional de Música de Espinho, e prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Música do Porto e no Conservatório Nacional de Strasbourg, obtendo o Diploma Solista em Marimba e Vibrafone. Em Paris, com Jean Pierre Drouet, abordou o repertório do teatro musical contemporâneo para percussão. Nuno Aroso é Doutor em Música depois de concluir sua tese: A narrativa do Gesto - Música Contemporânea para Percussão, na Universidade Católica, Portugal. Em 2001 foi premiado com o Prémio de Mérito Académico da Fundação António de Almeida e em 2008 foi-lhe dado um prémio de Criadores pelo Centro Nacional de Cultura para o cd a solo, Technicolor. Reconhecido como um dos percussionistas contemporâneos europeus mais dinâmicos da sua geração, atividade que tem assumido um papel fundamental na sua vida artística.

Ricardo Morais

Ricardo Morais é professor de Gestão na Universidade Católica Portuguesa no Porto, coordenador do Eden seminar “How to design your PhD” no European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM) em Bruxelas, fundador da Idea Puzzle e alumni da HPI School of Design Thinking na Alemanha. É doutorado em Gestão Estratégica pela Universidade de Jyväskylä (primeiro português doutorado na Finlândia em Ciências Sociais) e licenciado em Gestão pela Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação incluem desenvolvimento de teoria, estudos de caso realistas críticos, formulação estratégica, gestão multinacional e design thinking. Desde 2002, lecionou estes temas em mais de 50 universidades em 11 países. É membro da Academy of Management, Strategic Management Society e Academy of International Business.

Rogério Canhoto

Rogério Canhoto é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, no ramo de Sistemas e Computadores, pelo Instituto Superior Técnico. Possui um MBA em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e é Mestre em Ciências Empresariais com especialização em “Marketing Digital”. Desenvolveu a sua carreira no sector das Telecomunicações e Media, com uma forte especialização nas áreas de Marketing Management e Advertising, Inovação e Business Development. Passou por vários cargos de gestão de topo em empresas de referência no contexto nacional e em empresas multinacionais. É professor convidado dos mestrados executivos do ISCTE em Marketing Management e Digital Marketing e da Universidade Católica Porto Business School. É coautor do livro “b-Mercator – Blended Marketing” editado em Julho de 2009 e Key Note Speaker em diversos eventos nacionais e internacionais, em temas relacionados com Inovação, Blended Marketing e Digital Marketing.

Sofia Lourenço

Sofia Lourenço é pós-doutoranda bolseira da FCT do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) que integra desde 2007 (Coordenação Estudos Musicais) na UCP. Pianista, natural do Porto, concluiu estudos superiores, Conservatório de Música do Porto, FLUP_ U.Porto e Universität der Künste Berlin (bolseira Fundação Calouste Gulbenkian). Doutorada em Música e Musicologia/Universidade de Évora, 2005, professor adjunto de Instrumento Piano ESMAE/IPP. Atividade concertistica, a solo e com orquestra em Portugal e no estrangeiro. Gravou 4 CDs a solo entre 1999 e 2009 e no festival Black & White 2012 para Disklavier o Duo pour une Pianiste (9 Sketches for One Pianist) de Jean-Claude Risset (estreia mundial que lhe é dedicada).

Théo Bondolfi

Théo Bondolfi has been pioneering on the topic of netizenship since early 90's. As art director and social entrepreneur, he has been experiencing online community management and social networks for NGOs, intergovernmental agencies and SMEs, in both Europe and in Africa. His mission is to connect the ecosystem of socially innovative movements, within smart poles he calls Ecopols. As co-founder and chairman of Ynternet.org Foundation for netizenship (Geneva), he started gathering a dream team of experts in common good within information society, including the founder of GNU movement (free software), the first chairwomen of Wikimedia foundation (operating wikipedia), visionnaires of free licensed-based education, participative journalism.... He works on the creation of an entire city, from scratch, in Bahia (Brazil), to gather the best socio-economical innovations of the last decades, with a large network of social entrepreneurs and netizens.

Organizing team

Eduardo
Cardoso

Organizer