Floripa
x = independently organized TED event

Theme: Ressonantes

This event occurred on
June 27, 2015
2:00pm - 8:30pm -03
(UTC -3hrs)
Florianopolis, Santa Catarina
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1302
Florianopolis, Santa Catarina
Brazil
See more ­T­E­Dx­Floripa events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Felixfônica

Felixfônica é um grupo de música autoral que toca ritmos brasileiros. Aos sons de rabeca, flautas, guitarra e percussão, as canções desafiam o cotidiano, provocam as instituições: soam como um pedido de demissão desse modo de vida. Formada em 2004, em Florianópolis, o grupo ganhou o Prêmio Pixinguinha 2008 com o disco Felixfônica e as Manifestações Populares do Brasil. Em seguida participou do Pauta Funarte de Música 2010, circulou o Estado de SC em 2011 e 2012 com o Panorama SESC de música, além de participações em discos e festivais dentro e fora do País. O grupo produz seu segundo CD, “Estrangeiro Guarani”, com lançamento para o final de 2015.

Ismael

Os estudantes Ismael Ferrarez Godoy, Karina dos Santos Ferreira e a cachorrinha Estopa viajaram de Florianópolis até o Uruguai de bicicleta. O resultado da aventura foi a websérie “O Bonito do Caminho”. O objetivo da aventura foi desconstruir o pensamento de que viajar requer muito planejamento e dinheiro. A nova etapa é seguir por toda América Latina, com a Estopa junto, claro.

Karina

Ana Carla Fonseca

Diretora da Garimpo de Soluções, empresa inovadora em economia criativa e cidades criativas, que já atuou em 29 países. Professora e coordenadora de cursos de pós, no Brasil e no exterior, é autora de diversos livros pioneiros, como “Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável” (Prêmio Jabuti 2007) e “Cidades Criativas” (finalista no Prêmio Jabuti 2013). Administradora pública, economista, mestre em administração e doutora em urbanismo, foi apontada pelo El País (2013) uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo.

Diego Calegari

Diego Calegari é mestre em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Sua trajetória foi marcada pelo Movimento Empresa Júnior, pela publicação do livro “Planejamento e estratégia das escolas: o que leva as escolas a ter alto desempenho” e a participação no Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE). Ele é Gerente Executivo do Cluster de Inovação Educacional e fundador do Politize!, uma startup social de educação que tem como objetivo usar a tecnologia para facilitar o aprendizado sobre política (e até torná-lo divertido).

François Muleka

O paulista François Muleka mora há 10 anos em Florianópolis onde produz sua música mesclando suas origens africanas (seus pais são músicos da República Democrática do Congo) com o ritmo brasileiro. Em 2013 lançou o álbum “Karibu” com o grupo Karibu, em seguida veio o primeiro CD solo “Feijão e Sonho”. Atualmente trabalha no projeto “Limbo da Cor” com o baterista Jean Boca e participação especial do guitarrista Samuca Chiodini.

Jorge Henrique

Em novembro de 2013, o empreendedor Jorge Henrique participou do Open Data Challenge, um concurso de tecnologia em nível mundial com o desafio de criar um aplicativo que pudesse ajudar a sociedade. Nascia ali o Inforpeople, que contextualiza dados de causas sociais para contar as histórias que existem por trás desses dados. E essa ideia cresceu. Tanto que foi escolhida pelo Social Good Brasil como uma das 3 melhores startups sociais do país em 2014. Ele acredita que ninguém pode mudar o mundo sozinho, mas que a tecnologia pode engajar mais pessoas a fazer o bem e levar essa vontade de fazer a diferença até quem mais precisa dela.

Juliana de Faria

Juliana de Faria é jornalista e fundadora do portal Think Olga, espaço online para discutir feminilidade nos dias de hoje. Em 2013, o Olga lançou a campanha Chega de Fiu Fiu para levantar dados sobre como a mulher se sente com o assédio que sofre nas ruas. A repercussão foi tão grande que Juliana agora está produzindo um documentário sobre o tema.

Lidiane Lemes

O Brasil pede mais cultura, mas tem muito produtor parado por falta de recursos. Foi pensando em como ajudar que a gaúcha Lidiane Lemes criou o projeto Imposto Vira Cultura. Uma plataforma de financiamento coletivo em que o contribuinte pode ajudar descontando o valor do próprio imposto de renda. Ela auxilia tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas a doar parte do imposto para projetos contemplados pela Lei Rouanet.

Max Nolan Shen

O Max Nolan Shen é um “cultural hacker” e “social designer”. Ele foi o iniciador da Dervish Cultural Insights, da rede #MaturityNow, de co-criação de ideias, projetos e negócios sociais para esta nova geração de jovens acima de 60 anos. Ele também trouxe a comunidade Hoffice para o Brasil, uma rede de empreendedores sociais que abrem suas casas para uma experiência de home office compartilhado. Em outras vidas, foi head de estratégia na agência Peralta StrawberryFrog e consultor na Alexandria Land of Generous Ideas.

Paula Borges

Nada mais gratificante do que impactar a vida das pessoas com eventos e projetos culturais. E é isso que empolga a empresária Paula Borges a atuar no segmento. Licenciada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e especialista em Gestão Cultural, trabalha há mais de 10 anos no mercado de produção artística e cultural, com gestão de eventos. Um de seus projetos favoritos é a Maratona Cultural de Florianópolis, evento multicultural que promove uma série de manifestações artísticas gratuitas (teatro, música, dança, cinema, circo, literatura e artes visuais) em vários pontos geográficos da cidade.

Rodrigo Rizo

Você pode não conhecer de nome, mas a arte de Rodrigo Rizo você com certeza já viu por aí. Pelo menos se você mora em Florianópolis. Os camaleões espalhados na cidade pelo artista grafiteiro chamam a atenção com suas cores. O grafite é uma arte em expansão e as mais de 100 obras pintadas pela capital são o portfólio a céu aberto de Rizo.

Selma Light

Selma Light é atriz, ativista LGBT e apresentadora de televisão no quadro Lado Avesso, do programa Olhares, na Band Santa Catarina. Ela completou 14 anos de carreira que começou como drag queen e, na luta por uma sociedade menos preconceituosa, ela se tornou coordenadora da Parada Gay. Selma alcançou um espaço no campo profissional pouco oferecido aos transexuais no país.

Simon Robinson

Simon é o fundador da Holonomics Educação [www.holonomics.com.br] consultoria que apoia as organizações a pensarem e inovarem de uma maneira diferente, permitindo a geração de experiências de valor para seus clientes, o desenvolvimento de estratégias poderosas e eficazes, e de marcas significativas e sustentáveis​​. Co-autor do livro Holonomics – Business Where People and Planet Matter, considerado um dos Top 36 Sustainability Books pela Sustainable Brands em janeiro de 2015. Palestrante internacional de inúmeras conferências, incluindo Sustainable Brands em Londres e San Diego. Foi um dos fundadores do primeiro portal de internet móvel no mundo, Genie Internet, que recebeu vários prêmios pela sua inovação, e desenvolveu projetos de ponta em inovação, tecnologia e mídia, todos na British Telecom, O2 and Digital Bridges. É editor do blog Transition Consciousness [www.transitionconsciousness.org] e autor na Harvard Business Review Brasil.

Sônia T. Felipe

Sônia é doutora em Filosofia Moral e em Teoria Política pela Universidade de Konstanz na Alemanha, pesquisadora permanente do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e membro do Bioethics Institute da Fundação Luso-americana para o desenvolvimento. Foi professora da UFSC por 30 anos. Publicou centenas de artigos filosóficos e assina a coluna Questão de Ética na Agência de Notícias dos Direitos dos Animais. É autora dos livros: Galactolatria: mau deleite, Ética e experimentação animal, Por uma questão de princípios e Acertos abolicionistas: a vez dos animais, todos tratando da questão da ética, dos direitos e da nossa relação com os animais.

Tom Cau

Em uma manhã, Tom Cau, que na época era diretor de uma empresa de tecnologia, sentiu uma dor muito forte no peito. Não foi a primeira vez, mas foi a vez que definitivamente fez ele querer mudar de vida. Tirou férias e conheceu uma terapia por respiração chamada “rebirthing”. Nunca mais voltou para a rotina que tinha. Agora é terapeuta e ajuda pessoas com técnicas de meditação e respiração, com o objetivo de construir um mundo melhor.

Organizing team

Bruno
Cheuiche

Florianopolis, Brazil
Organizer