UnicampLive
x = independently organized TED event

This event occurred on
March 17, 2015
1:30pm - 5:00pm -03
(UTC -3hrs)
Campinas, São Paulo
Brazil

Local Schedule: (local time)

9:30am - 10:30am: Local Speakers
10:30am - 11:00am: Coffee-break
11:00am - 12:00pm: Local Speakers

1:30pm - 3:15pm: Session 2 (live streaming)
3:15pn - 4 pm: Coffee-break
4pm - 5pm: Session 3 (live streaming)

---------------

Original schedule of livestream of the sessions on Tuesday (times in PST):

Session 2, 8:30am-10:15am
Session 3, 11:00am-12:45pm
Session 4, 2:15pm-4:00pm
Session 5, 5:00pm-6:45pm

--------------
Local Speakers

Nome: Djalma de Campos
Título: Construção de um acervo de fonogramas folclóricos brasileiros
para acesso baseado em conteúdo.
Resumo: Este projeto consiste da localização e caracterização de
fonogramas, que serão posteriormente utilizados para análise
computacional e acesso público. Trata-se de um projeto
interdisciplinar unindo a etnomusicologia e a computação, de forma que
a metodologia aplicada segue a intersecção desses dois campos.
CV: Djalma de Campos é aluno de graduação em música na Unicamp.
Realiza projeto de iniciação científica no Núcleo Interdisciplinar de
Comunicação Sonora – NICS/Unicamp – e se interessa por musicologia.
----------------
Nome: Luiza Vitória Terassi
Título: Em busca do “príncipe”: discursos afetivo-sexuais e representações de gênero no Culto das Princesas
Resumo:
"O Culto das Princesas é uma campanha missionária criada em dois mil e onze, pela pastora Sarah Sheeva, que transmite conselhos cristãos sobre amor, sexo e relacionamento a mulheres solteiras, ensinando-as a tornarem-se “princesas”, dignas de encontrar um “príncipe preparado por Deus”. Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre representações acerca do amor e da
sexualidade produzidas em tais discursos, questionando como elas se articulam entre si na construção de feminilidades e masculinidades idealizadas (o príncipe e a princesa) e como se vinculam a processos sociais em curso na contemporaneidade, como a secularização e liberalização sexual"
----------------
Nome: Maria Fernanda Moreira
Título: A PRIVACIDADE EM TEMPOS DE REDE: a escrita de um verbete
Resumo: Propomos com este trabalho uma análise do funcionamento discursivo da privacidade em tempos de rede. Buscamos identificar, sustentados na Análise de Discurso, como se tecem e se formulam os discursos reguladores e de governança na produção de sentidos no ciberespaço. Isto se dá nas condições de produção do ciberespaço, cada vez mais marcado pela vinculação em rede do que fazemos com quem somos, que toma corpo principalmente através dos recentes fenômenos da personalização e da bolha de filtros - tecnologias que criam um mundo exclusivo para cada um pautado no recolhimento massivo de dados pessoais (desde cópias de arquivos até mesmo o acesso à câmera e ao microfone) e do monitoramento dos usos realizados (cliques, pesquisas, históricos). E que funcionam, basicamente, acoplados a tantos outros negócios de análise de dados a fim de depreender perfis de comportamento e antecipar possíveis intenções e então empregá-las para fins lucrativos. Assim, para empreender esse trabalho, selecionamos como material de análise e arquivo de pesquisa: 1) a legislação do Estado no que tange o controle privado de informações pessoais, 2) as vozes institucionais que regulam o navegar, materializado pelos termos de serviço e políticas de privacidade e 3) o verbete “privacidade” em alguns dicionários de língua portuguesa.Escolhemos esses recortes por serem oportunos à proposta de leitura prismática de arquivo. O nosso objetivo é desenvolver um trabalho que resulte na formulação de um verbete autoral, polissêmico e discursivo para a ENDICI: Enciclopédia Discursiva da Cidade, em um gesto de leitura que problematize as evidências da definição.
CV: Maria Fernanda Moreira é aluna regular da UNICAMP, matriculada no quarto ano no curso de Linguística e desenvolve o trabalho de Iniciação Científica "Privacidade em tempos de rede: a escrita de um verbete" sob a orientação de Marcos Aurélio Barbai e conta com o apoio da FAPESP.
----------------
Nome: Ricardo Henrique Serrão
Título: Elementos percussivos do violão: elaboração de uma série de estudos didáticos a partir da obra para violão de Edino Krieger (Iniciação Científica)
Resumo: Estudar os timbres percussivos do violão e suas notações na escrita gráfica com intuito de elaborar e fornecer material introdutório e didático ao estudo de técnicas estendidas do instrumento. Para isso serão desenvolvidas três etapas: Levantamento e investigação da obra para violão do compositor contemporâneo brasileiro Edino Krieger (1928 - ) como ponto de partida; Exploração das sonoridades e notações percussivas do violão; Composição de uma série de estudos didáticos ilustrativos dos processos estudados nessa pesquisa.
----------------
Nome: Felipe Ciamponi
Titulo: Tornando a biologia mais exata
Resumo: Com o advento da era do genoma, podemos avaliar efeitos biológicos em organismos de forma global. Para isso estamos utilizando técnicas em larga escala, as quais geram volume de dados que vão de giga a terabytes. Essa imensa quantidade de dados torna inviável a análise manual dos resultados, sendo necessário a utilização de técnicas computacionais que consigam lidar com o volume de informações de tal magnitude. Como um detetive buscando uma agulha em um palheiro, as ferramentas de bioinformática tornam possível que pesquisadores encontrem eventos não visíveis sob inspeção manual. Esse tipo de ferramenta torna-se especialmente útil para o entendimento de doenças humanas, uma vez que uma única alteração pode gerar consequências terríveis para o organismo de uma pessoa. Nosso foco de estudo está na utilização dessas ferramentas computacionais para encontrar alvos que estejam relacionados com formas familiares de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), de forma que seja possível ter um entendimento melhor da doença e de seus mecanismos biológicos
----------------
Nome: Beatriz Zampese Mojica
Título: "Famílias brasileiras: um olhar sobre a diversidade a partir de dados de pesquisas domiciliares nacionais"
Resumo da palestra: "O projeto PIBIC/Unicamp “Famílias brasileiras: um olhar sobre a diversidade a partir de dados de pesquisas domiciliares nacionais” dá continuidade à pesquisa anterior (“Conjugalidade, estruturação familiar e reprodução social: Brasil século XXI”), tendo como principal objetivo aprofundar as reflexões sobre as transformações nas famílias, com ênfase no caso brasileiro, durante os últimos cinquenta anos. A observação de aspectos qualitativos e quantitativos é fundamental para a melhor compreensão deste cenário em mudança, por isso utiliza-se como métodos de pesquisa a revisão crítica da bibliografia disponível em diversas áreas das Ciências Humanas, principalmente das Ciências Sociais e da Demografia, e a análise de dados provenientes de pesquisas domiciliares nacionais, tais como os Censos Demográficos. O projeto integra as atividades do grupo de pesquisa “Família, Gênero e População”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Coleta de Oliveira e desenvolvido no Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (NEPO/Unicamp)."
CV: "Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, atua, desde agosto de 2013, como bolsista de iniciação científica PIBIC/Unicamp dentro do grupo de pesquisa "Família, Gênero e Demografia", o qual desenvolve suas atividades no NEPO/Unicamp (Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó".
------------------
Nome: Vanessa Sinhorette Teixeira
Titulo: Seleção de linhagens de leveduras (S. cerevisiae) tolerantes ao pré-tratamento do bagaço de cana-de-açúcar
Resumo: No Brasil, o bioetanol produzido é oriundo de processo fermentativo do caldo da cana-de-açúcar ou melaço, sendo denominado de bioetanol de primeira geração. Apesar deste processo estar bem estabelecido, o aumento de sua eficiência permanece como um aprendizado constante, e novos desafios se apresentam para a utilização do bagaço como matéria-prima no processo de segunda geração (bioetanol celulósico). A seleção de uma linhagem, com tolerância ao estresse industrial tradicional e a inibidores presentes em hidrolisados de bagaço de cana-de-açúcar, poderá ter aplicação nas usinas de álcool já implantadas no país, onde hidrolisados sejam utilizados juntamente com o melaço, dentro da tecnologia atual de fermentação de hexoses. Em face disto, este trabalho tem como objetivo selecionar linhagens industriais de S. cerevisiae tolerantes aos inibidores gerados no pré-tratamento do bagaço da cana-de-açúcar (hidrólise ácida e hidrólise alcalina).

sala de aula do NICS
rua da reitoria 165
NICS / UNICAMP
Campinas, São Paulo, 13083
Brazil
Event type:
TED2015 Simulcast (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Unicamp­Live events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Beatriz Zampese Mojica

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, atua, desde agosto de 2013, como bolsista de iniciação científica PIBIC/Unicamp dentro do grupo de pesquisa "Família, Gênero e Demografia", o qual desenvolve suas atividades no NEPO/Unicamp (Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó.

Djalma de Campos

Djalma de Campos é aluno de graduação em música na Unicamp. Realiza projeto de iniciação científica no Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora – NICS/Unicamp – e se interessa por musicologia.

Felipe Ciamponi

Felipe Ciamponi é aluno de graduação em Ciências Biológicas. desenvolveu um projeto de iniciação científica em 2014 no qual trabalhou com regulação pós-transcricional de RNAs e sua relação com doenças neurodegenerativas. Esse projeto foi apresentado como poster no XXII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp e no 1º Network Jovens Pesquisadores. Também realizou apresentação oral nos eventos ICI e TED 2014. Atualmente pretende compreender se eventos específicos de RNA no cerébro podem explicar melhor a doença ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), utilizando uma combinação de dados genômicos em largas escala com experimentos de células em cultura.

Organizing team

Jose
Fornari

Campinas São Paulo, Brazil
Organizer

Elizabeth
Fernandes

Co-organizer
  • Elizabeth Fernandes
    co-organizer