Laçador
x = independently organized TED event

Theme: Somos todos diferentes

This event occurred on
May 22, 2015
2:00pm - 7:00pm -03
(UTC -3hrs)
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Brazil

https://www.facebook.com/tedxlacador

Teatro da Uniritter
Rua Orfanotrófio, 515
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 91849-440
Brazil
See more ­T­E­Dx­Laçador events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Tricúspide

Tricúspide é um trio de violões de aço com palheta e afinação NST, baseado nas técnicas e procedimentos assimilados do Guitar Craft e do Guitar Circle. Seus três integrantes, Carlo Pianta, Gabriel de Lorenzi e Daniel Roitman assistem aos cursos desde 2004, 2006 e 2012, respectivamente. Sabem limpar banheiros – espelhos inclusive – e tocar a escala de Dó Maior em três oitavas. Tricúspide is a trio of steel guitars with pick and NST tuning, based on Guitar Craft and Guitar Circle assimilated techniques and procedures. The three members, Carlo Pianta, Gabriel Lorenzi and Daniel Roitman have attended the workshops since 2004, 2006 and 2012, respectively. They know how to clean bathrooms - including mirrors - and play the C major scale in three octaves.

André Fran

Diretor, escritor, palestrante e sócio da BASE#1 Filmes. Um dos criadores da série Não Conta lá em Casa, de viagens aos destinos mais polêmicos do mundo, que já mostrou as realidades de Irã, Iraque, Afeganistão, Coreia do Norte e outros. A série recebeu prêmios (Melhor Programa de Viagem NET e Melhor Reality da TV O Globo), participou de festivais, foi tema de palestra no TEDxRio. É autor do livro “Uma viagem aos destinos mais polêmicos do mundo” e colabora com Avianca, Vice, Viagem & Turismo e outras.

André Sionek

Estudante de Física na Universidade Federal do Paraná participou do programa Ciência Sem Fronteiras, fazendo parte do curso na University of Pennsylvania, nos EUA. A partir desta experiência fundou a Revista Polyteck, uma publicação de tecnologia e ciência que é distribuída gratuitamente para universitários em 20 instituições de sete estados. Apaixonado pela interdisciplinaridade, quer tirar estudantes das suas zonas de conforto e incentivar a leitura de artigos científicos de várias áreas do conhecimento.

Avi Kluger

Avi is the first born of parents who both survived the Holocaust. Today he is a professor of Organizational Behavior at the Jerusalem School of Business Administration at the Hebrew University of Jerusalem, in Israel. In his research, Prof. Kluger has demonstrated that feedback, even positive feedback, can be detrimental to performance. This research (with Angelo DeNisi) was recognized in 1996 as the Outstanding Paper in Organizational Behavior by the Academy of Management, and received the first William A. Owens Scholarly Achievement Award for the best publication (1996) by the Society for Industrial and Organizational Psychology. Further, this research (with Dina Van-Dijk) He has developed several listening tools including "Feedforward" (with Dina Nir), and now pursues questions about effective listening both academically and as a trainer, teaching people from diverse cultures to listen to one another.

Biel Baum

Tem 13 anos e é mini-Chef desde os 8 anos. Vegetariano, nômade, unschooler, ama cozinhar, marcenaria, cinema, arquitetura ecológica, animais livres. Criador dos programas Arte na Cozinha. Autor do livro "Meu Diário para Jamie Oliver - Realizando Sonhos e Inventando Receitas". Biel Baum is 13 years old , a mini-Chef since he was 8 years old . He is a vegetarian, nomadic, unschooler who loves cooking, carpentry, cinema, ecological architecture, and free animals. He has created some TV shows such as Arte na Cozinha (Art in the Kitchen), He is the author of "My Diary for Jamie Oliver - Making Dreams Come True and Inventing Recipes")

Binho Cultura

Dabney Evans

Dabney Evans is a professor and researcher at the Rollins School of Public Health at Emory University (Atlanta - Georgia - United States) and studies the relationship between human rights and public health as well as its effects on vulnerable populations. She manages the Humanitarian Emergency Center of the University and is first faculty to include health and human rights in the public health curriculum. Her research has charted new interdisciplinary paths at the intersection of public health, human rights and humanitarian responses. She has trained more than 1,000 public health professionals from more than 35 countries. Her current projects include a study of stigma and discrimination among Ebola survivors, a rights-based evaluation of the HPV vaccine policy development in Brazil, a longitudinal analysis of asylum data from the Southeastern United States.

Daniel Becker

Médico pediatra especialista em homeopatia e mestre em saúde pública, na área de promoção da saúde. Foi pediatra da organização Médicos Sem Fronteira em campos de refugiados na Ásia e fundou o CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde – em 1993, uma ONG com forte atuação social em comunidades populares. Palestrante e consultor de órgãos governamentais, empresas e organizações internacionais esteve a trabalho em mais de 23 países.

Felipe Ufo

Economista, começou a carreira na área internacional de um banco de investimento, mas cansou dos relatórios e resolveu trocar a tela do computador por cartões de embarque. Hoje é um viajante que já esgotou dezenas de passaportes. Um dos idealizadores, apresentadores e produtores do premiado doc Indo.Doc e da série Não Conta Lá em Casa. Criou com sua esposa a marca Langak, que traz acessórios femininos encontrados nos mais reclusos recantos do planeta.

Fernanda Danelon

Jornalista que, durante sua passagem por diversos veículos de comunicação, se especializou no tema “sustentabilidade”. Criou o Instituto Guandu, que promove a coleta seletiva de resíduos orgânicos de restaurantes e grandes geradores, transforma-os em um fertilizante organomineral usado em hortas urbanas orgânicas. Depois devolve a colheita aos restaurantes, fechando o ciclo do prato ao prato para, assim, promover a educação ambiental e a segurança alimentar. Participou da formação da Frente Parlamentar Estadual pela Agroecologia de São Paulo. Faz parte dos Hortelões Urbanos, grupo que recupera áreas degradadas da capital paulista com a implantação de hortas comunitárias, e do movimento MUDA-SP – Movimento Urbano pela Agroecologia.

Fernando Assad

Fernando é um entusiasta em processos de inovação social. Após se envolver em projetos de urbanização de favelas no Estado de São Paulo, notou a oportunidade e a necessidade de se pensar formas alternativas de melhorar a qualidade de vida dos cerca de 40 milhões de brasileiros que hoje vivem em moradias inadequadas. Dessa forma, junto a dois outros sócios, fundou o Programa Vivenda, um negócio social que realiza reformas de baixa complexidade e alto impacto social, focado em promover a melhoria da saúde da população de baixa renda. Fernando também é fundador da empresa de consultoria Giral Viveiro de Projetos, a qual possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento e gestão de projetos socioambientais. É graduado e mestre em administração pela Universidade de São Paulo, e membro da rede de Responsible Leaders da Fundação BMW.

Fernando Lanzer

Consultor de empresas em assuntos de Liderança e Cultura Organizacional. Foi executivo de Recursos Humanos no Banco Sulbrasileiro e no Banco Iochpe. No ABN AMRO foi responsável por RH no Brasil, América Latina e Caribe, chegando a Executive Vice President, Group Head de Leadership Development & Learning na “holding” em Amsterdam. É autor de diversos artigos e dos livros “Take Off Your Glasses” (2012), traduzido para o português como “Tire Os Seus Óculos”, “Cruzando Culturas Sem Ser Atropelado: Gestão Transcultural Para Um Mundo Globalizado” (2013) e “Clima e Cultura Organizacionais: Entender, Manter e Mudar” (no prelo). Durante dez anos foi membro (e depois presidente) do Supervisory Group da AIESEC International, a maior associação organizadora de estágios internacionais do mundo.

Georgia Gabriela

Empreendedora social, sonhadora e apaixonada por ciência, tecnologia, engenharia, línguas, música e causas sociais. Sua luta é pela melhoria da qualidade de vida da sua comunidade, em Feira de Santana / Bahia. Voluntária desde a quinta série do Ensino Fundamental, liderou diversas campanhas e fez acordos com o governo local para o desenvolvimento de um projeto de entretenimento para crianças carentes. Atualmente é coordenadora local e trainee do Estudantes Pela Liberdade, uma ONG internacional que incentiva grupos de estudantes a desenvolverem ações que promovam a liberdade individual e do Conectados Pela Liberdade, que fornece palestras online com grandes pensadores brasileiros. Nos últimos três anos tem trabalhado em um projeto que visa garantir dignidade para milhões de mulheres carentes que sofrem de endometriose no Brasil e no mundo.

Georgia Gabriela Sampaio

Empreendedora social, sonhadora e apaixonada por ciência, tecnologia, engenharia, línguas, música e causas sociais. Sua luta é pela melhoria da qualidade de vida da sua comunidade, em Feira de Santana / Bahia. Voluntária desde a quinta série do Ensino Fundamental, liderou diversas campanhas e fez acordos com o governo local para o desenvolvimento de um projeto de entretenimento para crianças carentes. Atualmente é coordenadora local e trainee do Estudantes Pela Liberdade, uma ONG internacional que incentiva grupos de estudantes a desenvolverem ações que promovam a liberdade individual e do Conectados Pela Liberdade, que fornece palestras online com grandes pensadores brasileiros. Nos últimos três anos tem trabalhado em um projeto que visa garantir dignidade para milhões de mulheres carentes que sofrem de endometriose no Brasil e no mundo.

Gustavo Mini

Pai, publicitário, músico e blogueiro. Como publicitário tem experiência como Diretor de Planejamento, Diretor de Inovação e Redator. Como músico é, desde 1993, guitarrista e vocalista dos Walverdes. Como blogueiro é um dos criadores do portal O Esquema, onde mantém o blog Conector. Além disso já teve programas de rádio na Oi FM e Ipanema FM.

Jessé Andarilho

Escritor, filho de pai e mãe vendedores ambulantes, foi criado na favela de Antares no Rio de Janeiro. Acredita que a literatura é a principal ferramenta para transformar a realidade de jovens moradores de favela e periferia. Fundador do C.R.I.A. - Centro Revolucionário de Inovação e Arte, ONG que tem por objetivo dar visibilidade aos talentos da comunidade ofuscados pela violência. Diretor e roteirista de programas de TV, produtor cultural na CUFA - Central Única das Favelas. Ao ser despertado para a leitura percebeu que tinha muitas histórias para contar, baseadas nas suas próprias experiências de morador de favela. Assim surgiu seu livro FIEL, que foi todo escrito no bloco de notas do celular durante as quatro horas diárias que levava no metrô da Estação Tancredo Neves à Central do Brasil, para ir e voltar do centro da capital carioca. Com o objetivo de alcançar o público não leitor, escreveu de forma simples e real, dando voz à favela.

Joel Zito

Cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes de ficção, documentários e programas de TV. Curador e consultor de várias Mostras de Cinema Negro, como O Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe - Zózimo Bulbul. Criador e diretor de 23 curtas e média-metragens e de quatro filmes de longas (Raça, A Negação do Brasil, Filhas do Vento e Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado). Pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film & Department of Anthropology da University of Texas.

Jussara Dutra

Psicóloga clínica com formação em Gastronomia. Em 2011 assumiu a cozinha do Palácio Piratini, sede do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Trabalho de Gastronomia Regional, instituído por decreto estadual com o objetivo de pesquisar a cultura alimentar do RS, através do resgate de receitas emblemáticas do estado, valorizando e divulgando a gastronomia e os produtos locais. O grupo é formado por representantes de 64 entidades ligadas aos cursos de Gastronomia, Turismo, Nutrição e Hotelaria, Secretarias de Estado, representantes de Instituições, Sindicatos e Associações ligadas aos setores de alimentação e bebidas, além de profissionais da área, entre chefs e cozinheiros.

Maria Berenice Dias

Advogada especializada em Direito Homoafetivo, Direito das Famílias e Sucessões. Foi a primeira Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Criou o JusMulher, serviço voluntário de atendimento jurídico e psicológico às mulheres carentes e lançou o Jornal Mulher. Concebeu o site www.direitohomoafetivo.com.br. Foi a única gaúcha indicada pelo Projeto 1.000 Mulheres para o Prêmio Nobel da Paz 2005. Ganhadora do prêmio TRIP Transformadores em 2014. She is a lawyer specialized Homo-affective , Family, and Inheritance Law. She was the first Chief Judge of the Court of Rio Grande do Sul , a voluntary legal and psychological service that assists needy women and launched a newspaper called Jornal de Mulher. In addition, she designed the website: www.direitohomoafetivo.com.br. It was the only woman from Rio Grande do Sul nominated by the Project called 1000 Women for the Nobel Peace Prize of 2005.

Pedro Herz

Formado na Suíça no curso de Livreiro, assumiu a Livraria Cultura em 1969. Foi o responsável por ampliar o que antes era tido como um negócio familiar a uma escala comercialmente competitiva sem perder o caráter disseminador de cultura que sua mãe e fundadora do empreendimento, Eva Herz, sempre reivindicou. Inovou ao transformar a Cultura na primeira livraria no país a ter venda online. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da empresa.

Raíssa Müller

Técnica em química, desde o ensino fundamental vem desenvolvendo pesquisas com enfoque ambiental, visando os problemas que afetam sua comunidade. Já recebeu premiações em feiras nacionais e internacionais e foi contemplada pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) com um asteróide que receberá seu nome. Recentemente foi nomeada Global Trailblazer pela Universidade de Harvard por criar uma técnica para contenção de derramamento de óleos. Sonha em poder contribuir para um maior reconhecimento e investimento na pesquisa brasileira, divulgando principalmente a ciência pré-universitária entre os jovens estudantes e professores do país.

Renato Borghetti

Fábrica de Gaiteiros Projeto de resgate da música tradicional gaúcha através de seu instrumento símbolo, a “gaita de oito baixos”. Através dele, aproximadamente 200 crianças de 6 a 14 anos aprendem a confeccionar e tocar gaita em aulas e oficinas ministradas por professores do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. Os jovens também são levados a conhecerem a história do Rio Grande do Sul através do aprendizado das músicas, alimentando e incentivando a sensibilidade artística e a cidadania. Fabrica dos Gaiteiros is a project aiming to bring back the traditional gaucho music its instrument symbol, the accordeon At Fabrica dos Gaiteiros, about 200 children from 6 to 14 years old learn how to make and play the accordeon in classes and workshops taught by the teachers from the Renato Borghetti Culture and Music Institute . Also, young people are taught the history of Rio Grande do Sul by learning the songs, nourishing and encouraging the artistic sensibility and citizenship.

Renato Meirelles

Presidente do Data Popular , um instituto de pesquisas pioneiro no conhecimento das Classes C, D e E no Brasil. Especialista em mercados emergentes do Brasil, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas, e é autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País chamado Favela”. Em 2012, fez parte da comissão que estudou a Nova Classe Média, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. No Data Popular conduziu diretamente mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro.

Rodolfo (Rudi) Henrique Fischer

Engenheiro civil e Mestre em Negócios, é idealizador do Projeto Anna Laura Parques Para Todos, que busca promover a acessibilidade social de crianças com deficiência. Fundador e mantenedor da Associação Tia Anita, que promove logística e defesa de direitos sociais. Participa do Conselho de diversas instituições como Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Itaú Cultural, Instituto Gerando Falcões, Latin American Executive Board da Sloan School do MIT, Sloan Clube do Brasil e da empresa CAS Tecnologia. Preside o Conselho da Associação Comunitária Despertar e é representante sênior do International Capital Markets Association. Atuou como professor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas.

Rogério Oliveira

Ex-marketeiro e estudante de filosofia, se associou ao vencedor do prêmio Nobel da Paz de 2006 (Muhammad Yunus) em um fundo de investimento e incubadora para negócios sociais. É fundador do Movimento Buena Onda, uma facilitadora especializada em temas como felicidade no trabalho. Realiza palestras, workshops e implementa projetos em empresas como Petrobras, Johnson & Johnson, Coca-Cola e NET. Formado em Life Coaching, é também colunista da publicação Pequenas Empresas Grandes Negócios e professor na escola Perestroika no curso de Empreendedorismo Criativo.

Organizing team

Ana
Goelzer

Porto Alegre, Rs, Brazil
Organizer

Livia
Ghanem

Porto Alegre, Rs, Brazil
Co-organizer