UniversidadedeBrasília
x = independently organized TED event

Theme: Brasília, um lugar de possibilidades

This event occurred on
March 21, 2015
1:00pm - 8:00pm -03
(UTC -3hrs)
Brasilia, Distrito Federal
Brazil

In the spirit of ideas worth spreading, TEDx is a program of local, self-organized events that bring people together to share a TED-like experience. At a TEDx event, TEDTalks video and live speakers combine to spark deep discussion and connection in a small group. These local, self-organized events are branded TEDx, where x = independently organized TED event. The TED Conference provides general guidance for the TEDx program, but individual TEDx events are self-organized (subject to certain rules and regulations).

Memorial Darcy Ribeiro - Beijódromo
Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro
Brasilia, Distrito Federal, 70800
Brazil
Event type:
University (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Universidadede­Brasília events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Batalha do Neurônio

Batalha do Neurônio: Freestyle, a Cura do Alzheimer. Por meio de rimas inteligentes os participantes constroem ideias novas. Confira mais em: https://www.facebook.com/BatalhaDoNeuronio/timeline

Bruno

Bruno Antunes, formado em Administração pela Universidade de Brasília, sócio da Baru Design. “Criada por brasilienses de coração, a Baru tem como ideal proporcionar aos clientes uma opção de consumo de móveis únicos que se destacam não só pelo seu visual, mas também pela prática sustentável. Nosso mobiliário é produzido com madeira de demolição na cooperativa de ex-detentos Sonho de Liberdade. Por meio deste reaproveitamento, nenhuma árvore é derrubada e há menos impacto na natureza.".

Chico

Francisco Joaquim, Chico, tem uma requisitada livraria na UnB, no ICC Norte, há aproximadamente 40 anos. Apaixonado por livros e cidadão honorário de Brasília, o livreiro acredita que o mundo pode se tornar um lugar melhor através da leitura.

O Tarot

Por aqui tudo é concreto armado, arquitetura e urbanismo aliados. Se Deus escreve certo por linhas tortas, Brasília é tua obra-prima, é a gaivota que voa de ponta a ponta na Asa, e logo pousa em algum cais de alguma casa na beira do Paranoá, Ou em algum poste lá pras bandas do Guará. Ah, quando eu chego na UnB, Van Gogh pinta os amarelos dos ipês, Eu largo o carro em qualquer calçada, muito automóvel pra pouca vaga. Assim que eu desço o monumental, eu logo chego no Congresso Irracional. Se aqui tem deputado corrupto, é consequência do teu voto absurdo. Muitos Estados, pouco sotaque, algumas gírias que cabem em qualquer recado: tipo assim, "fih" é meio zela... E pra baú, camelo, claro, tem flanela. Contemplar o que Brasília tem pra te dar."

Thiago

Thiago Lucas, formado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília, sócio da Baru Design.

Alex Cabon

Alexandre Medeiros

Alexandre Medeiros é natural do Distrito Federal, graduado em História pela Faculdade Projeção 2006. Policial Militar, reformado, serviu no BOPE (Batalhão de Operações Especiais do Distrito Federal). Músico, agitador Cultural, educador e atleta em diversas modalidades, recentemente se tornou­ o primeiro fisiculturista amputado do Brasil pela IFBB (International Federation of BodyBuilding and Fitness).

Apolinário Passos

Apolinário ingressou na UnB em 2010 no curso de Ciência da Computação e já nos primeiros anos no mercado de trabalho desenvolveu sites para UNICEF, Sebrae e o site oficial da Dilma. Fez também uma viagem profissional onde coordenou a campanha digital da campanha presidencial em Gana e, depois dessa experiência, foi em busca de novos ares. Hoje ele é Assessor de Comunicação no GDF, sócio da Overdrive Eletrônica e cursa Comunicação Organizacional. Criou o buscador de spotteds da UnB, o gerador de placas da copa, o http://paudeselfiesemopau.tumblr.com/ entre outros projetos.

Fabio Pedroza

Formado em Ciências Sociais pela UnB, Fábio Pedroza atuou como professor efetivo da Secretaria de Educação entre 2005 e 2007. É produtor cultural e membro da banda Móveis Coloniais de Acaju e atua no mercado cultural do DF desde 1999. Além de baixista, é responsável por toda a parte de projetos e equipe de produção do Móveis. Também é o idealizador e coordenador geral da Agência Circula, projeto de incubadora de bandas de rock e música independente do DF. Atualmente é aluno de mestrado no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, no Instituto de Psicologia da UnB.

Gina Vieira

Gina Vieira Ponte de Albuquerque é professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde abril de 1991 e é especialista em Educação a Distância e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília. Pela realização do Projeto Mulheres Inspiradoras ganhou dois prêmios nacionais: primeiro lugar no 4º Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos e no 8º Prêmio Professores do Brasil.

Guilherme Piletti

Jéssica Paula

Jéssica Paula, 23 anos, é jornalista formada na Universidade de Brasília. Se especializou em reportagem especial na Universidade Carlos III em Madri, na Espanha. Deficiente física, Jéssica caminha com auxílio de duas muletas. Aos 21 anos foi até países do leste africano conhecer histórias das vítimas de conflito. Sozinha, ela passou por Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda. Essas histórias hoje se tornaram um livro que será publicado ainda este ano.

Lucas Zaiden

Publicitário, trouxe prêmios para agências em Brasília, São Paulo, Madrid, Istanbul e Moscow, Investidor de startups e jogos, Produtor de curtas e longa-metragens, é atualmente Diretor Geral de Criação da campanha do Brasil para as Olimpíadas Rio 2016. Com tanto desafio precoce como assumir a Direção de Criação de duas Holdings (Havas e IPG, aos 22 anos), Lucas sempre precisou se atrever muito cedo e criar uma autoconfiança rápido, entendendo que a prepotência - tão estigmatizada - numa dose controlada é, além de saudável, essencial.

Márcio Buson

Natural de Ilhéus – BA, chegou a Brasília em 1973, Doutor em Tecnologia da Construção pela Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas e trabalhos com a Arquitetura de Terra, Sistemas Construtivos Sustentáveis, Bioconstrução e Reciclagem de Resíduos Sólidos.

Marco Gomes

Brasiliense nascido em 1986, Marco Gomes trabalha com internet desde 1998, e já participou de projetos da Coca-Cola, Caixa, Presidência da República, Brasil Telecom, Embratur, entre outros. Em 2006, fundou a Boo-box, empresa de propaganda em blogs, sites e redes sociais que exibe publicidade de mais de 1.500 anunciantes atingindo 67 milhões de pessoas por mês no Brasil. Marco também é co-fundador do Mova Mais, o programa de benefícios para quem exerce atividades físicas.

Maria Paula

Atriz, psicóloga, apresentadora de tevê, cronista, terapeuta de medicina chinesa e ativista.

Mestre Woo

Renata Florentino

Ricardo Fragelli

Formado em Engenharia Mecânica, com Mestrado e Doutorado em Ciências Mecânicas pela UnB, é professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design do Departamento de Design Industrial, onde orienta pesquisas na área de design de interação em ambientes educacionais. Com uso de tecnologia no ensino de Ciências e suas metodologias inovadoras de ensino como o Rei da Derivada, Trezentos e Summaê, recebeu oito prêmios nacionais sobre o Ensino de Ciências de Instituições renomadas como MEC, CAPES e ABED.

Tiago Barros

Tiago Barros atua no Departamento de Desenho Industrial da Universidade de Brasília desde 2006, na área de Design de Interação com foco em sistemas complexos, interfaces para web, portabilidade, ubiquidade, redes sociais e jogos. É Doutor em Arte pela Universidade de Brasília na linha de Arte e Tecnologia e Mestre em Psicologia Social e do Trabalho, também na UnB, com ênfase em Ergonomia Cognitiva aplicada à ambientes e interfaces.

Valeska Zanello

Professora adjunta do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Valeska é feminista, trabalha na interface entre Saúde mental, Psicopatologia, Gênero, Filosofia da Linguagem e Psicanálise. Coordena o grupo de pesquisa “Saúde mental e Gênero”. É representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional de Direitos da Mulher (SPM) e membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM) da Universidade de Brasília.

Organizing team

Camila Yarla
Fernandes

BrasíLia, Brazil
Organizer

Caroline
MacDonald

Paris / Edinburgh , France
Co-organizer