Covilhã
x = independently organized TED event

Theme: Moldar o Futuro com novas Ideias

This event occurred on
May 14, 2011
9:00am - 7:00pm WEST
(UTC +1hr)
Covilhã
Portugal

Creativity, seen as a catalyst for innovation and entrepreneurship, is the central theme of TEDxCovilhã. This event aims to be a creative space promoting the debate on which will be present to share their experiences, thinkers, innovators and entrepreneurs from the fields of creative industry , education and environmental sustainability.
Considering this issue crucial for the development of any region, TEDxCovilhã wants to demonstrate how creativity is a positive differentiating variable in the construction of ideas and successful practices.

Universidade da Beira Interior
Covilhã, 6200
Portugal
See more ­T­E­Dx­Covilhã events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Erica Nascimento

Erica Nascimento é licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa, e tem uma pós-graduação em gestão pela Nova Fórum para executivos (da Universidade Nova de Lisboa). Iniciou a actividade profissional no gabinete de relações internacionais do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Entre 2007 e 2010 foi Programme Manager na Junior Achievement Portugal. Desde 2010 até ao momento é directora regional da mesma organização.

Fernando Alvim

Fernando Alvim tem 37 anos, é animador da Antena 3 e apresentador de Televisão. Iniciou-se nas lides radiofónicas na extinta Rádio Prisma, em Rio Tinto, e a partir daí nunca mais parou. Profissionaliza-se como locutor aos 17 anos na Rádio Press, de onde passou para a Nova Era, no Porto. Em 1998 é convidado para a Rádio Comercial e, actualmente, mantém-se na Antena 3, onde apresenta Prova Oral e Alvinex. Na televisão estreou-se na apresentação de Top-Rock (1998), para a TVI passando depois para a Sic Radical onde apresenta o Curto Circuito e Boa Noite Alvim. Publicou em 2010 o livro No Dia em que Fugimos tu não estavas em Casa, o seu quarto livro após Alvim - 50 Anos de Carreira (Esfera dos Livros), No Dia em Que Fugimos Tu Não Estavas em Casa eQuatro Homens para Tantas Mulheres, de que foi co-autor. Criou a Revista 365, de publicação bimestral e lançou o Festival Termómetro, o Festival da Canção Alternativo, a Gala Monstros do Ano e o canal on-line Speaky.Tv. As terças-feiras são dele enquanto apresentador do programa 5 Para a Meia-Noite na RTP2.

Helena Marujo

Helena Águeda Marujo é Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Ministrou cadeiras no Mestrado de Psicologia Escolar da Universidade do Minho, na Escola Superior de Saúde de Alcoitão, e em Pós-graduações e Mestrados nos domínios da Família, da Educação e da Intervenção Comunitária na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade dos Açores. Mais recentemente leccionou no Mestrado em Educação, área de Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa, e coordenou, durante dois anos, a Pós-graduação em Estudos e Intervenções com Famílias da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Doutorada em Psicologia por esta mesma Faculdade, foi Visiting Researcher na Universidade de Massachusetts. É formadora creditada com vasta experiência na Formação de professores, educadores, pais, psicólogos, técnicos de saúde e de intervenção social, e em contexto empresarial, também de empregadores, empresários, administradores e profissionais de várias áreas. Nestes âmbitos tem desenvolvido palestras e acções formativas por todo o país e estrangeiro, tendo em Portugal relações privilegiadas com a Segurança Social da Região Autónoma dos Açores – Rendimento Social de Inserção e CEFOS – Centro de Estudos e Formação Social do Instituto de Acção Social. É co-autora de seis livros de divulgação intitulados: “Família e Sucesso Escolar: guia para pais e outros educadores” (1998, na 4ª Edição); “Educar para o Optimismo: guia para professores e pais” (1999);“Optimismo e Inteligência Emocional: guia para professores e líderes” (2001, na 3ª edição); “Optimismo e Esperança na Educação: fontes inspiradoras para uma escola criativa” (2004); “A dor secreta da infertilidade” (2004), todos editados pela Editorial Presença; Positivamente: a ciência ao serviço do bem-estar (em publicação pela Esfera dos Livros, e em conjunto com Catarina Rivero).

Pedro Gadanho

Pedro Gadanho divide a sua actividade entre arquitectura, curadoria, crítica e docência universitária. É MA in Art & Architecture e realizou doutoramento na F.A.U.P., onde lecciona. É editor do blog ShrapnelContemporary e do bookazine Beyond, Short-Stories on the Post- Contemporary, em Amsterdão, contribuindo regularmente para outras publicações a nível internacional. Foi comissário de ‘ Metaflux,’ representação portuguesa na Bienal de Veneza de Arquitectura de 2004, e de mostras como ‘Space Invaders,’ ‘Post.Rotterdam,’ ‘Pancho Guedes, Um modernista alternativo,’ e ‘Habitar Portugal 2006-2008.’ Integrou a direcção da ExperimentaDesign, entre 2000 e 2003. Os seus projectos de arquitectura incluem a Casa Laranja, em Carreço, o Art Center da Fundação Ellipse, e a Casa Baltasar, no Porto.

Celso Martinho

Celso Martinho é co-fundador e Director Técnico do SAPO, o maior Portal e projecto de Internet em Portugal. Adora tecnologia, Internet, programação, comunicações, comunidades online, acesso universal à informação, empreendedorismo, software opensource, OSX e Linux, 8-bits retro-computing, música, electrónica e o movimento DIY, e fotografia digital. Tem o perfil raro Myers-Briggs INTP. Estudou Ensino de Electrónica na Universidade de Aveiro aonde acabou por colaborar com o seu Centro de Informática. Está ligado ao aparecimento e ao desenvolvimento da Internet em Portugal e a outros projectos e start-ups. Trabalhou em São Paulo, no Brasil durante o ano de 2000. Recentemente e juntamente com um grupo de mais 3 amigos, desenvolveram o projecto amador Spacebits e lançaram vários balões de alta altitude para a estratosfera em Portugal recolhendo vídeos e imagens espectaculares vistas do quase espaço.

João Abrantes

João Abrantes, 30 anos, investiga e desenvolve linguagens tecnológicas interativas. É sócio-gerente e diretor técnico da Mikroelement, empresa que atua nas áreas de IT & Development e I & D em Multimédia integrada no InSerralves, pólo das indústrias criativas da Fundação Serralves. Foi finalista do Prémio Nacional das Indústrias Criativas 2010. Entre 2006 e 2008 trabalhou no desenvolvimento de videojogos, TV Digital, e software para dispositivos móveis para empresas nacionais e internacionais. É mestre em Informática na área de computação gráfica pela Universidade do Minho, onde efetuou a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática. Ao abrigo do programa Erasmus passou também pela Universidade de Oulu na Finlândia.

Luis Quental Pereira

Luís Quental Pereira é director geral da Quotidian, empresa especializada em inovação e transformação organizacional através de métodos participativos. Tem uma Licenciatura em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa e um Mestrado em Gestão pelo ISCTE. Entre 1997 e 2001 estudou no curso de doutoramento do Institute of Design do IIT em Chicago, onde também leccionou a alunos de mestrado. A par da sua actividade profissional, tem mantido actividade como orador em palestras e como revisor em comités científicos. Após uma breve passagem, de 1989 a 1992, pela docência nos ensinos secundário e profissional, em 1993 iniciou a sua actividade de designer e gestor de inovação para a Vulcano, fábrica de equipamentos de aquecimento central do Grupo Bosch. Em 2000 foi, no departamento de design da Steelcase de Grand Rapids, investigador de métodos de design centrado no utilizador e aplicados à concepção de ambientes de trabalho. Entre 2001 e 2003, antes de fundar a Quotidian, foi ainda em Lisboa e Barcelona, Director de Experiência de Utilizador na IconMedialab (LBi), empresa responsável pela concepção de experiências interactivas.

André Macedo

André Macedo, 30 anos, fundador e CEO da ActualSales, grupo líder em promoção e vendas online em Portugal. A ActualSales inaugurou um novo paradigma no mercado de marketing e vendas na Internet, ao estabelecer um modelo de negócio totalmente inovador baseado na remuneração de resultados. Hoje, a ActualSales é dos maiores investidores online em Portugal e está presente em Espanha, Brasil e México.

Pedro Aniceto

Pedro Aniceto, tem 47 anos e é profissional de informática desde 1980, época em que teve a oportunidade de se iniciar nos meandros da computação mecânica época em que começou a enunciar a extraordinária frase "Se eu soubesse que era isto, tinha trazido um martelo!". Algo céptico por natureza, foi fazendo uso das suas consideráveis dioptrias na observação da evolução da tecnologia, que adora mas com a qual não se considera casado até um "crash" nos separe, e vai sorrindo perante tudo o que lhe foi já dado observar. Estudou electrónica mas um profundo desentendimento com o Sr. Kirchoff fê-lo arrepiar caminho e enveredar por outras áreas do ensino, e ainda hoje acha que a informática foi uma enorme partida que o destino lhe pregou. É Gestor de Produto e Responsável de Marketing do maior Apple Premium Reseller em Portugal e é figura de relevo na criação de comunidades relacionadas com a marca da Maçã. Lutou durante anos pela evangelização da marca e dos seus produtos e continua a propagar a fé e a doutrina a todos quantos ainda não viram "a luz". É adepto do regresso às raizes em muitas das suas actividades extra-profissionais. É capaz de coisas razoáveis em matéria de carpintaria e gosta sobretudo de escrever (sem nunca ter publicado). Não sabe dançar, tem um blog e é benfiquista. Continua a gostar da frase "Se eu soubesse que era isto, tinha trazido um martelo!"

Nuno Brás

Nuno Brás é licenciado desde 2000 em Engenharia Física Tecnológica e doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores ambas pelo IST. Foi professor de laboratório e trabalhou em empresas de consultoria. Desde 2009 é director-geral da LMIT, uma empresa pioneira de TI para a eficiência energética em edifícios, onde se pretende ajudar a mudar a forma como os edifícios são geridos. É ainda professor auxiliar convidado do Dep. de Física da Universidade de Évora, onde ensina cadeiras na área dos Sistemas de Energia.

Francisco Duarte

Francisco Duarte possui um mestrado em Engª Electromecânica pela Universidade da Beira Interior, tendo vencido quatro bolsas de mérito académico ao longo da sua formação universitária e trabalhado em projectos inovadores na área de energias renováveis e automação industrial. Após concluir os estudos continuou a sua actividade de investigação e desenvolvimento em projectos de energias renováveis. Com o projecto Waynergy (pavimento que gera energia eléctrica a partir do movimento de pessoas e veículos sobre a sua superfície) venceu os concursos WinUBI, Premio Inovação EDP Richard Branson e ISCTE-IUL MIT Portugal Venture Competition, no ano 2010. É co-promotor da empresa Waydip, a qual está a desenvolver e comercializar os produtos resultantes do projecto Waynergy, trabalhando ainda noutros projectos de cariz inovador na área das energias renováveis. É ainda embaixador do Ano Internacional da Juventude em Portugal, na área de inovação, nomeado pelo Instituto Português da Juventude.

Álvaro Barbosa

Professor Associado da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, assumindo nesta instituição a posição de Director do Departamento de Som e Imagem e Coordenador da Linha de Investigação em Artes Digitais do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR). Doutorado em Ciências da Computação e Comunicação Digital pela Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona e Licenciado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro. A sua actividade tem sido essencialmente no âmbito das Tecnologias e Criação Musical, Arte Interactiva e Animação 3D, sendo a sua área central de especialização Científica e Artística a Performance musical colaborativa em rede. Sobre este tema concluiu em 2011 um Pós-Doutoramento no Center for Computer Research in Music and Acoustics da Universidade de Stanford. O seu trabalho como Investigador e Artista Experimental tem sido extensivamente divulgado e publicado ao nível internacional.

Tiago Nunes

Tiago Nunes é licenciado em Engenharia Informática no Instituto Politécnico da Guarda, onde trabalha também no Projecto MagicKey, desde 2007. No Projecto desenvolvem-se sistemas que ajudam a melhorar a qualidade de vida de pessoas com graves limitações físicas ou com deficiência. Na prática, desenvolve circuitos electrónicos e é programador.

Edmundo Nobre

Edmundo Nobre é Administrador da Ydreams - Informática, S.A., empresa da qual foi um dos co-fundadores em 2000. Na YDreams assumiu responsabilidades nas áreas de Gestão, prospecção comercial e desenvolvimento. Actualmente é responsável pelo YLabs - o laboratório de Investigação da YDreams. Engenheiro do Ambiente por formação (Universidade Nova de Lisboa, 1991). Enquanto investigador e estudante de Doutoramento desenvolveu novas aproximações a modelos de simulação baseados em modelação multimédia e interfaces ubíquos. Antes de fundar a YDreams, trabalhou em projectos de consultoria ambiental e fundou a empresa Desafio Total, Lda., dedicada ao desenvolvimento de software de Realidade Virtual para a indústria.

Carlos Martins

Carlos Martins é Presidente da Direcção da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e membro do Conselho Nacional de Cultura – Secção das Artes. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto, possui um MBA em Gestão Empresarial e uma Pós Graduação em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona. Actualmente, é doutorando em Geografia pela Universidade do Porto, com a tese “Clusters Criativos em Espaço Urbano”. É fundador e sócio da Opium Lda, que se dedica ao planeamento urbano, cultural e criativo, tendo realizado projectos em todo o território nacional. Foi coordenador, entre outros, do Programa de Desenvolvimento Territorial da Área Metropolitana do Porto e de Trás-os-Montes, o Programa de Animação das Cidades no âmbito do Euro 2004 e o Programa “Cooperar para Desenvolver – O Turismo do Norte em Rede”. Foi consultor do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial, da candidatura de Guimarães a Capital Europeia da Cultura 2012, da qual foi director e foi consultor estratégico da Fundação Serralves e CCDR-N. Desempenhou funções como vereador do Pelouro da Cultura, Turismo e Desenvolvimento Económico da C.M. Santa Maria da Feira e foi presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Turismo de Santa Maria da Feira SA., da Feira Viva, Cultura e Turismo EM e da Direcção da ADREDV – Agência de Desenvolvimento Regional de Entre-Douro e Vouga. É co-autor do Estudo Macroeconómico “Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas no Norte de Portugal”, no âmbito de um consórcio internacional formado com Charles Landry e Tom Fleming.

Douglas Baillie

Douglas Baillie, 39 anos, estudou Física na University of York, Reino Unido e é doutorado pela Heriot-Watt University, Edimburgo, Escócia, pelo trabalho desenvolvido na integração de sistemas ópticos. Os seus interessses de investigação incidem sobre sistemas energéticos que estejam em harmonia com a natureza, a utilização actual e futura de metais em tecnologia bem como a integração de aspectos sociais na sua investigação. Nos últimos três anos tem estudado e trabalhado no projecto Tamera onde é co-líder da equipa de desenvolvimento tecnológico.

Organizing team

Nuno
Neves

Organizer
  • Vasco Pereira
    Co-organizer
  • Hélio Fazendeiro
    Co-organizer
  • Dina Cruz
    Co-organizer
  • Catarina Cruz
    Co-organizer