Youth@Coimbra

x = independently organized TED event

Theme: ...o que nos liga? (what connect us?)

Coimbra, Portugal
April 23rd, 2014

Watch video from the event

Please install flash player to see this video.

More videos from the TEDx YouTube Channel »

View photos from the event on Flickr

About this event

Em mais uma iniciativa de âmbito planetário, o TED lançou o desafio de serem organizados diversos eventos, em todo o mundo, destinados aos mais jovens, mantendo o espírito TED e sempre com o mote das ideias que valem a pena partilhar.
De acordo com as orientações TED, o evento pretende assumir-se como um evento de partilha e indutor de mudança nas nossas comunidades, sendo orientando especificamente, mas não exclusivamente, para o seguinte público-alvo: jovens entre os 14 e 23 anos, encarregados de educação e professores.
Coimbra junta-se a esta iniciativa pioneira em 2014, no dia 23 de abril, promovendo um espaço aberto de partilha que procura melhorar o mundo e a vida das pessoas, partindo da visão dos mais jovens.
Diversos oradores e performers apresentarão as suas visões, partindo das suas partilhas pessoais, sobre o mote da XVI Semana Cultural, que será também o ponto de partida do mote o TEDxYouth@Coimbra: “...o que nos liga?”.
Analisar, discutir e descobrir novos caminhos para o futuro dos mais jovens é o objectivo do TEDxYouth@Coimbra.
A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição em: www.tedxyouthcoimbra.com.

Confirmed Speakers

  • Bruno Santos
    É natural de Benedita, tem 22 anos e desde cedo se interessou pela área das artes visuais. Atualmente frequenta o Mestrado em Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A sua atividade centra-se no design gráfico, web design e motion graphics. Tem interesse em áreas como o vídeo mapping e design generativo.
  • Carolina Silva
    Nasceu em Coimbra, em 1992. Com 16 anos, inscreveu-se no Curso de Informação da Rádio Universidade de Coimbra, onde acabou por desempenhar funções de repórter, editora e, durante um ano, diretora do Departamento de Informação. Simultaneamente, licenciou-se em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2012 e 2013, participou ativamente em vários congressos internacionais sobre a Europa, a juventude e a crise, em Bruxelas e Berlim. Atualmente, é coordenadora do gabinete de Comunicação e Imagem do Teatro Académico de Gil Vicente.
  • Falcon Team
    Quatro jovens, Ana Grilo, Daniel Neves, Mário Santos e Daniel Ribeiro, juntam-se em torno de um projeto - criar um carro em miniatura apoiado por um sólido projeto de produção e marketing - com o apoio da Escola Técnico Profissional de Cantanhede. No primeiro ano da aventura F1 in Schools, conquistaram apenas um 2º lugar numa prova regional, mas ganharam a aprendizagem necessária, a partir dos erros, para abraçar um novo ano de competição. No segundo ano, conquistaram o 1º lugar na fase regional e nacional, bem como prémio de engenharia, entre outros, e sobretudo o direito de representar Portugal do Campeonato do Mundo de F1 in Schools onde conseguiram o 4º melhor tempo.
  • Raquel Silva
    Tem 21 anos e frequenta o Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento) na Universidade de Coimbra. A Psicologia desde cedo se revelou uma área de interesse uma vez que, para além de ter grande curiosidade em perceber o ser humano, sempre manifestou grande interesse em ajudar as pessoas. Enquanto pessoa, é alguém que, mais que tudo, valoriza as relações humanas, pois são muitas dessas relações que contribuem para a construção daquilo que somos. É muito ligada à sua (grande) família e o que mais gosta é ter a casa cheia, com imenso barulho, gargalhadas de crianças. Talvez, por tudo isto, é uma pessoa alegre, extrovertida, cujo lema de vida se pode traduzir por "um sorriso é capaz de transformar um dia de tempestade num belo dia de sol".
  • Flying Cages
    Começaram a florir na Primavera de 2011 mas o seu trabalho só começou a dar frutos nos finais de 2012, sendo uma das apostas RUC (Rádio Universidade de Coimbra). Os ensaios gravados impressionaram muitos dos que os ouviram e apesar da qualidade da gravação mereceram um artigo na Punch Magazine e n'A Trompa. Zé Maria Costa canta com "voz de bagaço" e toca guitarra, Francisco Frutuoso está encarregue da guitarra, Bernardo Franco toca baixo e Rui Pedro Martins está na bateria. Passaram já pelo Hard Club, Optimus Alive, Queima das Fitas e Latada de Coimbra, Fusing Culture Experience. Preparam-se agora para começar a gravar o seu álbum de estreia que transpirará a Verão.
  • Pedro Rodrigues
    Nasceu a 1987 na Cova-Gala, Figueira da Foz. Cedo descobriu o gosto pela escrita e pela leitura, participando em alguns concursos de poesia no ciclo e devorando livros aleatórios. Hoje divide o seu tempo entre a escrita e a Engenharia Civil. É autor do blogue “Os Filhos do Mondego” e do romance “Eu hei-de amar uma puta”. Tem textos publicados na revista Algarve Mais, na revista Via Latina e no jornal Portuguese Times (New Bedford, Massachusetts). Foi orador no TEDxCoimbra 2012 e na atividade “Mergulhar nas Palavras”. O seu texto “Menu Amor” recebeu uma menção honrosa no concurso “Textos de Amor” do Museu Nacional da Imprensa. Presentemente encontra-se a escrever o seu segundo romance - ainda sem data de lançamento prevista - e vai dando o seu contributo nas mais diversas áreas.

Venue and Details

Galeria Santa Clara
Rua António Augusto Gonçalves, 67
Coimbra, 3040-241
Portugal
More about the venue »

Event Type (what is this?) Youth

This event occurred in the past.
See more TEDxYouth@Coimbra events »

Organizer 5636acbed53ce7528cf3b4f71abf67f2ed476ec3_165x165

Frederico Dinis
Coimbra, Portugal

View Profile »

Team

Ana Arromba Dinis
Co-organizer
Ricardo Cruz
Production