Youth@Coimbra
x = independently organized TED event

Theme: ...o que nos liga? (what connect us?)

This event occurred on
April 23, 2014
2:30pm - 4:30pm WEST
(UTC +1hr)
Coimbra, 06
Portugal

Em mais uma iniciativa de âmbito planetário, o TED lançou o desafio de serem organizados diversos eventos, em todo o mundo, destinados aos mais jovens, mantendo o espírito TED e sempre com o mote das ideias que valem a pena partilhar.
De acordo com as orientações TED, o evento pretende assumir-se como um evento de partilha e indutor de mudança nas nossas comunidades, sendo orientando especificamente, mas não exclusivamente, para o seguinte público-alvo: jovens entre os 14 e 23 anos, encarregados de educação e professores.
Coimbra junta-se a esta iniciativa pioneira em 2014, no dia 23 de abril, promovendo um espaço aberto de partilha que procura melhorar o mundo e a vida das pessoas, partindo da visão dos mais jovens.
Diversos oradores e performers apresentarão as suas visões, partindo das suas partilhas pessoais, sobre o mote da XVI Semana Cultural, que será também o ponto de partida do mote o TEDxYouth@Coimbra: “...o que nos liga?”.
Analisar, discutir e descobrir novos caminhos para o futuro dos mais jovens é o objectivo do TEDxYouth@Coimbra.
A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição em: www.tedxyouthcoimbra.com.

Galeria Santa Clara
Rua António Augusto Gonçalves, 67
Coimbra, 06, 3040-241
Portugal
Event type:
Youth (What is this?)
See more ­T­E­Dx­Youth@­Coimbra events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Bruno Santos

É natural de Benedita, tem 22 anos e desde cedo se interessou pela área das artes visuais. Atualmente frequenta o Mestrado em Design e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. A sua atividade centra-se no design gráfico, web design e motion graphics. Tem interesse em áreas como o vídeo mapping e design generativo.

Carolina Silva

Nasceu em Coimbra, em 1992. Com 16 anos, inscreveu-se no Curso de Informação da Rádio Universidade de Coimbra, onde acabou por desempenhar funções de repórter, editora e, durante um ano, diretora do Departamento de Informação. Simultaneamente, licenciou-se em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Em 2012 e 2013, participou ativamente em vários congressos internacionais sobre a Europa, a juventude e a crise, em Bruxelas e Berlim. Atualmente, é coordenadora do gabinete de Comunicação e Imagem do Teatro Académico de Gil Vicente.

Falcon Team

Quatro jovens, Ana Grilo, Daniel Neves, Mário Santos e Daniel Ribeiro, juntam-se em torno de um projeto - criar um carro em miniatura apoiado por um sólido projeto de produção e marketing - com o apoio da Escola Técnico Profissional de Cantanhede. No primeiro ano da aventura F1 in Schools, conquistaram apenas um 2º lugar numa prova regional, mas ganharam a aprendizagem necessária, a partir dos erros, para abraçar um novo ano de competição. No segundo ano, conquistaram o 1º lugar na fase regional e nacional, bem como prémio de engenharia, entre outros, e sobretudo o direito de representar Portugal do Campeonato do Mundo de F1 in Schools onde conseguiram o 4º melhor tempo.

Raquel Silva

Tem 21 anos e frequenta o Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento) na Universidade de Coimbra. A Psicologia desde cedo se revelou uma área de interesse uma vez que, para além de ter grande curiosidade em perceber o ser humano, sempre manifestou grande interesse em ajudar as pessoas. Enquanto pessoa, é alguém que, mais que tudo, valoriza as relações humanas, pois são muitas dessas relações que contribuem para a construção daquilo que somos. É muito ligada à sua (grande) família e o que mais gosta é ter a casa cheia, com imenso barulho, gargalhadas de crianças. Talvez, por tudo isto, é uma pessoa alegre, extrovertida, cujo lema de vida se pode traduzir por "um sorriso é capaz de transformar um dia de tempestade num belo dia de sol".

Flying Cages

Começaram a florir na Primavera de 2011 mas o seu trabalho só começou a dar frutos nos finais de 2012, sendo uma das apostas RUC (Rádio Universidade de Coimbra). Os ensaios gravados impressionaram muitos dos que os ouviram e apesar da qualidade da gravação mereceram um artigo na Punch Magazine e n'A Trompa. Zé Maria Costa canta com "voz de bagaço" e toca guitarra, Francisco Frutuoso está encarregue da guitarra, Bernardo Franco toca baixo e Rui Pedro Martins está na bateria. Passaram já pelo Hard Club, Optimus Alive, Queima das Fitas e Latada de Coimbra, Fusing Culture Experience. Preparam-se agora para começar a gravar o seu álbum de estreia que transpirará a Verão.

Pedro Rodrigues

Nasceu a 1987 na Cova-Gala, Figueira da Foz. Cedo descobriu o gosto pela escrita e pela leitura, participando em alguns concursos de poesia no ciclo e devorando livros aleatórios. Hoje divide o seu tempo entre a escrita e a Engenharia Civil. É autor do blogue “Os Filhos do Mondego” e do romance “Eu hei-de amar uma puta”. Tem textos publicados na revista Algarve Mais, na revista Via Latina e no jornal Portuguese Times (New Bedford, Massachusetts). Foi orador no TEDxCoimbra 2012 e na atividade “Mergulhar nas Palavras”. O seu texto “Menu Amor” recebeu uma menção honrosa no concurso “Textos de Amor” do Museu Nacional da Imprensa. Presentemente encontra-se a escrever o seu segundo romance - ainda sem data de lançamento prevista - e vai dando o seu contributo nas mais diversas áreas.

Organizing team

Frederico
Dinis

Coimbra, Portugal
Organizer
  • Ana Arromba Dinis
    Co-organizer
  • Ricardo Cruz
    Production