Matosinhos
x = independently organized TED event

Theme: MINDS'UP

This event occurred on
December 6, 2014
5:00pm - 2:00am WET
(UTC +0hrs)
Matosinhos, Porto
Portugal

MINDS'UP
The rest will follow...

Cine-Teatro Constantino Nery
Av. Serpa Pinto, 204
Matosinhos, Porto, 4450-275
Portugal
See more ­T­E­Dx­Matosinhos events

Speakers

Speakers may not be confirmed. Check event website for more information.

Batucada Radical

Fundada por Jorge Porto, em 1997 no Porto, a Batucada Radical é um projeto musical desenvolvido por profissionais e amadores unidos entre si, na paixão pelos ritmos da PERCUSSÃO. Os principais OBJETIVOS são: a divulgação e o ensino da música e cultura brasileira; desenvolvimento pessoal, social e comunitário dos seus destinatários; sensibilizar para o potencial da música na integração social de todas as pessoas na sociedade, sobretudo aqueles que têm menores recursos e acesso à música.

Os Príncipes

Os Príncipes são Maria Mónica e Jorge Queijo. Reinaldo é o disco de estreia, um registo íntimo e sincero, feito da cumplicidade que une este casal de músicos sediados na cidade do Porto e que decidiu registar os sons e a música que fazem parte do seu quotidiano em comum. O resultado é uma mistura eclética de indie rock e pop sónico. Maria Mónica é ilustradora e colabora com diversos coletivos musicais onde se destacam os trabalhos realizados para a Portajazz. Jorge Queijo é um músico do Porto, percussionista de diferentes espetros, como os Torto, os Tubab com Sérgio Carolino ou o duo SSS-Q com a trompetista Susana Santos Silva. São ainda responsáveis pela direção musical do Ensemble de Gamelão da Casa da Música.

Radar 360º

Todos nós temos um universo mágico que carregamos da nossa infância. Inspirados em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60, fomos buscar inspiração para esta criação, ao famoso Baile dos cinco candeeiros. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos. Ganham características dos espaços que habitam. Acendem, apagam, respiram, dançam, interagem, reagem... Esta intervenção artística, parte de um conceito de instalação plástica, associado a uma composição coreográfica do movimento dos corpos no espaço, e da luz como cenário visual vivo. Com este trabalho, a companhia RADAR 360º, quer reforçar o ato criativo no universo das artes de rua, apostando numa intervenção não convencional, com fortes contornos plásticos e de características multidisciplinares, tendo como Público Alvo, todo a pessoa de qualquer idade que cruze o espaço público e equacione cruzar-se com um candeeiro andante e dançante!

We Dance

Tem 28 anos, é do Porto e já conta com 12 anos de experiência com o "Mundo das crianças”. Desde 2008, que Raquel Prazeres tem vivido a sua maior aventura profissional – o Projeto We Dance. Este conceito inovador, consiste na criação de um espaço dedicado exclusivamente ao ensino e pedagogia infantil e juvenil, através da expressão corporal - a Dança. Licenciou-se em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, aliando posteriormente o seu curso à experiência de muitos anos de Ginástica Rítmica de competição. É mentora e professora de cerca de 250 crianças, criando anualmente eventos temáticos, onde apresenta todo o trabalho de educação e evolução sócio-afetiva que desenvolve no grupo. Falar através do corpo e aprender a partilhar respeitando as diferenças crescendo como um só, é um dos lemas do Projeto onde todos, pais, mães e filhas, aprendem esta nova linguagem dançante.

Adriano Menino

Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade Portucalense, o seu espírito empreendedor e inconformado levou-o ao mundo empresarial assim que terminou a licenciatura. Em 1998, e por força de um problema de saúde, regressa a Torre de Moncorvo, terra natal, para exercer 2 mandatos como Vereador da Juventude e Informática na Câmara Municipal. A necessidade de se manter permanentemente motivado levou-o, em 2012, a regressar aos bancos da faculdade tendo obtido duas pós graduações em Sistemas de Informação e Computação Móvel. Motivado e inspirado pelas pessoas que o rodeiam, pelas gentes audazes e resilientes do Douro, desenvolveu recentemente um projeto denominado HiTractor – um dispositivo tecnológico que visa contribuir para a redução do número de mortos em acidentes com tratores agrícolas. Este projeto foi recentemente galardoado com uma Menção Honrosa nos prémios Douro Empreendedor.

André Gomes

Foi numa festa de anos, com apenas 12 anos, que aprendeu o seu primeiro truque de magia e desde então, ficou completamente apaixonado pelas artes mágicas, acabando por se tornar mágico, fazendo dessa arte a sua profissão. Através dessa sua paixão, foi explorando várias vertentes da animação, tirando o curso de Animação Sociocultural. É autodidata e iniciou um caminho de exploração de outras artes circenses, tais como o malabarismo de fogo, andar em andas, escultura de balões e teatro.

António Oliveira

Nasceu no Porto, em 1979. É membro fundador da RADAR 360º associação cultural, coletivo multidisciplinar sediado em Matosinhos, onde desenvolve criações e dá formação na área das artes de rua e artes do circo. Este projeto nasceu a partir do encontro de um núcleo de profissionais oriundos de diferentes áreas artísticas: teatro, dança, novo circo, música e cenografia. O cruzamento destes criativos revelou-se estimulante e produtivo. O intercâmbio das diferentes disciplinas dá origem a um produto artístico genuíno e transdisciplinar. No decorrer dos últimos anos, temos vindo a dedicar todo o nosso tempo, profissionalismo e criatividade em função das artes de rua. A ocupação do espaço público, a aproximação das manifestações artísticas ás pessoas e a utilização de espaços não convencionais para a apresentação de espetáculos são o nosso habitat natural.

António Sacavém

Completou o Mestrado em Comportamento Organizacional, no ISPA, e o Executive MBA em Gestão, no ISCTE Business School. O António tem uma enorme facilidade em transformar e sintetizar conhecimento complexo em ideias acessíveis e facilmente aplicáveis pelas empresas e pelas pessoas. Forma CEO’s, executivos, advogados, negociadores, comerciais, profissionais de recursos humanos, professores, coaches, etc.

Eugénia Cunha

É professora catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, antropóloga forense, consultora nacional do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses e acumula funções como Presidente da FASE – Forensic Anthropology Society of Europe. Trabalha há 30 anos com ossos humanos, na perspectiva da reconstrução da vida a partir do esqueleto, da devolução da identidade a restos humanos e na perscrutação da causa e circunstância da morte.

Germano Almeida

É licenciado em Ciências da Comunicação, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Ligado ao jornalismo desde os seus 15 anos, iniciou a sua atividade profissional no jornal «A Bola», onde trabalhou em três períodos distintos (1993-2000; 2003-2010; junho a outubro 2012). Em mais de 20 anos na comunicação, o futebol foi o tema dominante, mas na última década desenvolveu o gosto pela política internacional, em especial a americana. Criou a marca «Histórias da Casa Branca», tema das crónicas sobre a América, que já publicou em quatro títulos diferentes e que atualmente assina na TVI24. É autor de dois livros sobre a Administração Obama, dos quais a publicação da primeira obra, lhe abriu o caminho para uma bolsa em Washington e valeu-lhe a receção de uma carta assinada pelo Presidente dos EUA.

Isabel de Santiago

É Assistente Convidada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigadora em comunicação em saúde do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública e especialista em Comunicação em saúde, sob proposta do Diretor da Região Africa Organização Mundial de Saúde (OMS), desenvolveu Plano de Comunicação em Saúde, dirigido aos países lusófonos, com vista à educação e prevenção. É mestre pela Universidade Complutense de Madrid e no âmbito do seu projeto de investigação – A Comunicação em Saúde na prevenção do consumo de substâncias nocivas em São Tomé e Príncipe: Inquérito nacional sobre o consumo de substâncias lícitas e ilícitas (álcool e drogas) em população escolar em São Tomé e Príncipe projeto que esta na base do seu doutoramento pela FML e que deu origem a mais um livro de sua autoria – com exposição de fotografia – com o mesmo título: Rostos de São Tomé e Príncipe. Exposição com curadoria de Rui Ochoa.

João Sousa

Com um percurso académico em Engenharia Mecânica, no ramo de Energia, conta com várias especializações nas áreas da climatização dos edifícios, energias renováveis e sustentabilidade energética dos edifícios. Tendo iniciado a sua atividade em gabinetes de engenharia do Porto, conta já com uma carreia profissional com mais de 14 anos de experiência na execução e gestão de projetos de Edifícios, Industria e Master Plan, com uma forte componente no desenvolvimento de estratégias na área da Eficiência Energética e Sustentabilidade. É também formador e orientador de trabalhos de investigação no âmbito de simulação energética aplicada aos edifícios em diversas em Instituições de ensino e empresas, tendo incentivado várias pessoas e instituições a implementarem uma diferente abordagem na análise de comportamentos e consumos energéticos, tanto em fase preliminar de projeto, bem como em edifícios existentes.

Manuel Paulo Teixeira

De Projetista a Dono de Obra, Manuel Paulo Teixeira é um arquiteto portuense de 43 anos, com um percurso académico dividido entre o Porto, Corunha e Coimbra. Encontra-se desde 2001, intimamente ligado ao sucesso do maior projeto europeu da área dos transportes, o Metro do Porto. Como responsável pela Arquitetura, Traçado e Urbanismo da Rede do Metro, foi o «Cliente» de alguns dos principais nomes da arquitetura nacional e internacional, tais como os prémios Pritzker Eduardo Souto Moura e Álvaro Siza Vieira. Algumas das suas iniciativas, como a reabilitação do tabuleiro superior da Ponte Luís I, evidenciam as vantagens de manter viva a criatividade e o desenho; mesmo quando se é o Cliente de uma obra desta natureza. Atualmente trabalha como Consultor Internacional, e tem sido chamado a partilhar a sua experiência em países que enfrentam novos desafios na área da Mobilidade, dos Transportes e do Património.

Miguel Castelo-Branco

É neurocientista, e tem um percurso científico que inclui o Instituto Gulbenkian de Ciência, o Instituto Max-Planck e a Universidade de Maastricht, antes de regressar a Portugal, para a Universidade de Coimbra. Realizou trabalho interdisciplinar nas áreas de Neurociência Cognitiva e Ciências da Visão. O trabalho interdisciplinar recente nas áreas da neuropsicologia, neuroinformática e neuroengenharia proporcionou provas de conceito mostrando a eficácia de interfaces homem-máquina e neurofeedback em populações normais e com doenças neurológicas. É atualmente Coordenador Científico da Rede Nacional de Imagiologia Cerebral Funcional. É também o Diretor do ICNAS, uma infraestrutura de imagem Médica de âmbito Nacional, que lançou o primeiro radiofármaco Português em 2011 bem como métodos de imagiologia molecular de processos neurodegenerativos na pessoa humana.

Miguel Cerqueira

Licenciou-se em Engenharia Biológica na Universidade do Minho, em 2005. Iniciou o seu percurso como investigador na Universidade Federal de Ceará, no Brasil, tendo posteriormente dado início ao doutoramento no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho. No doutoramento especializou-se em Tecnologia Alimentar, tendo recebido o prémio para a melhor Tese de Doutoramento 2011, atribuído pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O seu percurso académico e profissional tem sido reconhecido ao longo dos anos com prémios e nomeações, tais como: prémios por mérito escolar, nomeações de trabalhos em congresso internacionais, assim como distinções em concursos de ideias de negócio e desenvolvimento de produtos. Em agosto de 2014, com 32 anos, foi nomeado com o Young Scientist Award pela União Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos (IUFoST).

Miguel Fonseca

É licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing e Doutorando em Gestão e Liderança de Empresas da Universidade de Vigo. Líder e visionário na criação de soluções interativas, é Co-Fundador e CEO da Displax / Edigma, empresa focada no desenvolvimento de hardware e software multitouch para aplicar em ecrãs de grandes formatos (Large Format Projected Capacitive Multitouch Displays), que permite e proporciona experiências de alta sensibilidade multitoque. Trabalha em tecnologia touch screen há 10 anos, tendo contribuído para a expansão da empresa em dezenas de mercados internacionais, assumindo responsabilidades em Research & Development, Operações e Gestão de Negócios. Player global da interactividade, é detentor de patentes de tecnologias de touchscreen. Anteriormente desempenhou funções na Merck&Co.

Pedro Mesquita

Como qualquer criança brincou, esmurrou, pintou, jogou, desenhou e aprendeu (quase sempre acompanhado do seu irmão gémeo). Hoje faz o mesmo. Depois do curso em publicidade, passou por vário ateliers e agências, destacando-se o trabalho que desenvolveu na SinoDesign para o Metro do Porto, Agenda Cultural do Porto, Funicular dos Guindais, Casa da Música entre outros. Em 2007, juntamente com Pedro Serrão e Filipe Mesquita (irmão) fundou um estúdio criativo. A This is Pacifica é um dos mais emergentes e premiados estúdios de design em Portugal, já venceram um Leão em Cannes, prémios de Ouro e Prata no Art Directors Club Europe, muitos prémios Clube Criativos de Portugal, ente outros. Foi nomeada para agência/estúdio de design em Portugal pela revista Meios&Publicidade nos últimos dois anos.

Ricardo Lopes

A sua vida, tem sido divida pelo Cinema, Televisão e Publicidade. Por influência paterna, desde muito novo que começou a projetar filmes e a cultivar um enorme gosto pela sétima arte. No início deste século, começou a trabalhar em televisão, assim como em cinema e em publicidade. Ao longo da sua carreira, foi responsável pelo casting de elenco e da figuração de algumas produções cinematográficas portuguesas e estrangeiras, tal como em séries, telenovelas, programas de televisão e campanhas publicitárias. Paralelamente deu continuidade à exibição cinematográfica, sendo o projecionista de diversos festivais, mostras e inúmeras sessões de cinema ao ar livre, de norte a sul do país. Ao longo dos últimos cinco anos, semanalmente promove as principais estreias nas salas de cinema num jornal distribuído no Grande Porto e este ano também divulgou as novidades cinematográficas, em programa de um canal da televisão por cabo. É membro da Academia Portuguesa de Cinema.

Rodrigo Adão da Fonseca

É um utópico prático. Rapaz certinho, trilhou um percurso conservador mas fixe no sistema financeiro. Chegado ao topo da carreira bancária, fartou-se, deu o grito do Ipiranga e decidiu começar literalmente tudo de novo. Partiu para a IESE Business School onde frequentou o GEMBA, que o levou até Espanha, EUA e Índia. Aprendeu Finanças, Estratégia, Marketing e Inovação. Depois de partir pedra como CEO da Edisoft, ETI e EID, juntou-se à portuguesíssima TEKEVER, uma das empresas mais inovadoras no panorama europeu, porque lhe apetecia ser feliz. Um dia leu que “as ideias têm consequências”. Sem filiações partidárias mas com forte sentido de militância cívica cultiva a polémica e o debate nas redes sociais, ou quando o convidam, em órgãos de comunicação tradicionais. Viveu entre Portugal, Espanha, Angola, EUA, e o ciberespaço, acreditando que poucas coisas nos enriquecem mais do que a amizade, respirar no mundo a diferença e viver em função dos outros. Guarda o Porto e Luanda no coração.

Sónia Melo

Nasceu no Porto e licenciou-se em Bioquímica, pela Faculdade de Ciências da Universidade do
 Porto (FCUP), em 2005. Entrou no programa doutoral GABBA (Graduate Program of Basic and
 Applied Biology) e fez o seu trabalho de doutoramento repartido entre Madrid, no Centro Nacional de Investigaciones Oncológicas (CNIO), onde permaneceu dois anos e Barcelona, no Institut Català d'Oncologia (ICO). Completou o doutoramento em 2010, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Em 2011, iniciou um período de pós-doutoramento na Harvard Medical School, em Boston, onde permaneceu dois
 anos e se debruçou sobre o estudo da comunicação das células tumorais com outras células, através de exosomas. Em 2013, mudou-se para o MD Anderson Cancer Center, em Houston, no Texas, onde completou o seu período de pós-doutoramento (Julho de 2014).

Vitor Pereira

É licenciado em História pela Faculdade de Letras Universidade de Coimbra. Doutorando em História Contemporânea, Universidade do Minho. Durante a formação universitária, foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, ente 2009 e 2013. Sócio fundador do Festival de Paredes de Coura e é Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura.

Organizing team

Filipe
Müaze Guimarães

Porto, Portugal
Organizer
  • Susana Leão Machado
    Co-Organizer
  • Manuela Ramos
    Co-Organizer