TED Conversations

Renato Costa

This conversation is closed. Start a new conversation
or join one »

[Portuguese] Como minimizar a corrupção nas autoridades?

Políticos, policiais, professores, colegas de trabalho, servidores públicos em geral... Estamos expostos à corrupção diariamente por pessoas que são autoridades em nossas vidas.
- Como minimizar a corrupção "de cima para baixo"?
- Como extinguir a corrupção entre nossas próprias autoridades?
- Como minimizar a corrupção sem que sejamos enquadrados entre desrespeitosos, anarquistas ou qualquer outro estereótipo negativo?

+1
Share:
progress indicator
  • thumb
    May 31 2011: Eu acredito que, antes de pensarmos em mudar os orgãos "de cima", sejam governamentais ou corporativos, nós devemos pensar em uma maneira de mudar o comportamento da sociedade. Todos nós sabemos que a sociedade Brasileira é passiva. Ela é passiva por 3 motivos simples: Desinformação, Pobreza e Medo. Ao meu ver a corrupção só será extinta (ou amenizada) quando houver uma reforma na Educação do País. Começando pelo fato de que as escolas tem o dever de politizar seus estudantes, caso o contrário, cairemos no esquecimento. Eu não sou a melhor pessoa para falar sobre, ainda sou muito novo. Mas, com a pouca experiência de vida que tive até hoje, isso ficou bastante claro para mim.
  • thumb
    May 22 2011: Me parece que não podemos pensar em uma direção seja de cima para baixo ou de baixo para cima , é simplesmente ou ao contrario , um problema de educação , saber o basico de comvivencia social, de cidadania; ou seja saber e conhecer dos teus DEVERES e dos teus DIREITOS. e isto começa em casa onde deve existir uma familia ou seja uma organização minima mas funcional; pois a corrupção não é mas que uma consequencia e toda consequencia para modificar-a tem que ser atacada na sua origem.
  • thumb
    May 27 2011: Entendo que as autoridades e o governo de um país é na verdade um reflexo do seu povo.
    Se queremos dar um basta nisto tudo as nossas atitudes precisam mudar.
    Não podemos ser tão passivos diante de tanta corrupção,
    Não podemos ser tão coniventes com tanta falta de lisura.
    Não queremos uma polícia corrupta mas não questionamos quando temos a oportunidade de sermos liberados de uma blitz por uns míseros trocados.
    A mudança começa de baixo, começa com cada um de nós.
  • Jul 19 2011: Education, education, education.
  • Jun 27 2011: Na minha opinião, nós deixamos a corrupção se espalhar na sociedade desde os primeiros anos. Por exemplo, permitimos filmes e seriados que dizem que corrupção e os crimes são legais tão somente porque é divertido e você lucra com isso. Ser "bad boy" é alvo de muitos meninos. Jogos como GTA e outros incentivam o crime. Filmes de criança como "Megamente" e "Meu Malvado Favorito" fazem a platéia torcer para o vilão, mesmo se for no subconciente. Ser herói ficou chato (a não ser que carreguem uma arma enorme), e ser o malvadão ficou super popular. Só para amenizar o público mais desconfiado, o vilão/personagem principal fica bonzinho no final. Mas eles não mostram muito arrependimento pelos crimes, ainda gostam do estilo "bad" e não tentam repor todos os estragos que fizeram. Devíamos parar de ser passivos e ingênuos quanto á mídia que absorvemos! Temos que parar de aceitar tudo numa boa sem verificar mensagens subliminares (está comprovado, elas existem)!

    In my opinion, we have let corruption spread in our lives ever since our early years. For example, we let T.V. shows and movies convince us that crime and corruption is cool just because it's fun and there's lots of money in it. Being a "bad boy" is a common goal among many boys. Games like GTA make crime look even better. Kid's movies like "Megamind" and "Despicable Me" make us cheer for the villain, even if it's subconcious. Heroes have become boring (unless they wield a massive weapon) and villains are awesome in kid's eyes. Just to appease the more cautious public, the villain/main character becomes good in the end, but with little remorse for past crimes, little or no attempt to right the wrongs they have made, and they still like being at least a little "bad". We must stop being passive and naive about the media we absorb! We should stop accepting everything without checking for subliminal messages (yes, they exist)
  • Jun 18 2011: Have decisions made by a computer. If a policy needs something to be built, then chose the construction companies at random. If they do a good job, their name stays for the next round. If they are incompetent their names are removed. Make the process public so all can see. This can be done with any work that requires business contracts, which is the main source of corruption. A machine can also check facts to see if a politician is lying which would exclude the politician from running for office.
  • thumb
    May 26 2011: ora aqui esta um tema que eu queria propor,mas talvez em Inglês para obter opiniões de todo o mundo.Só vejo o país onde vivo a andar para o lado,com esta corrupção política.
    por associação de ideias,tenho vindo a criar uma teoria que certamente outros já formaram:
    A corrupção política seria muito menor se não houvesse máfia que controla os políticos.Por exemplo, se algum político tem a iniciativa coragosa de mudar seja o que for no regime do país,pode ver-se confrontado com uma ameaça de morte a ele e á sua família,pois algum criminoso pode beneficiar dessa "coisa" como está,indo ser prejudicado se a mesma for alterada.

    tendo isto em conta a situação é dificílima de resolver,pois se formos a ver há criminosos deste tipo que trabalham para além de nas ruas,na polícia e no governo mesmo....
  • thumb
    May 25 2011: Quando a lei for perfeita.
  • May 25 2011: A única coisa importante na medida em que a corrupção vai é que é como uma doença. Ele se espalha, fica pior, e se não tratada pode ser fatal. A coisa mais importante a fazer é percorrer as pessoas no poder em uma base regular. Se um político ou um juiz não tem a chance de ficar no cargo por uma quantidade excessiva de tempo, então eles não vão sentir a tentação de aceitar subornos, ou fazer outras ações corruptas que lhes permitem permanecer no cargo. Tão logo o homem honesto pode permanecer no poder enquanto o mentiroso, então poderíamos ter primeiro político do mundo é honesto.
  • thumb
    May 21 2011: Entendo que a corrupção por parte das autoridades dificilmente pode ser combatida "de cima para baixo", mas sim o inverso. Foros e imunidade política ou legal de qualquer gênero deveriam ser vetadas, pois leis devem ser válidas para todo e qualquer cidadão. A própria comunidade deve condicionar-se à ter força, e ser a força dos países, contra a corrupção, em qualquer que seja o meio de sua aplicação.
  • thumb
    May 20 2011: Infelizmente a corrupção faz parte do Estado. O que acontece no Brasil é um fenômeno diferente, pessoas mal intencionadas se apoderam do aparelho estatal e estabelecem uma rede de troca de favores quase obscena. E o pior de tudo é que nos vemos numa espécie de sinuca de bico.

    A sujeira pesada está no senado, mais especificamente nas representações dos estados do Nordeste -por uma infeliz construção histórica, clientelista, que colocou esses sujeitos no poder. Além disso, o Nordeste tem NOVE estados, logo, 18 senadores, além do Sarney pelo Amapá. Eles são maioria na casa, sempre.

    Resumindo, quem bater de frente com esses caras no senado não elege ninguém. Mesmo que seja eleito, contando com alguma força política sui generis, o eleito não governa sem apoio no senado. E assim gera-se um ciclo vicioso.

    Não consigo vislumbrar, assim, nenhuma solução de médio prazo para que se acabe com a dominação pútrida do estado. Mas com certeza, isso só acontecerá com uma reformulação da democracia nos estados do nordeste, região politicamente mais forte devido a uma má distribuição, por região, dos representantes no Legislativo.
  • May 16 2011: Denunciar de forma adequada tentativas de corrupção é uma parte importante da solução. Nem sempre essas denuncias resultarão em condenações dos culpados, mas não se pode deixar de denunciar. Pode acontecer que seja enquadrado num estereotipo negativo por alguns, porque os corruptos precisam desencorajar as denúncias e denegrir a imagem dos denunciantes. Isso faz parte da sua estratégia. Mas também será apoiado por aqueles que querem um mundo mais justo.

    Outra medida importante é apoiar os que denunciam, por exemplo ajudando a financiar custos legais e aconselhamento jurídico.
  • thumb
    May 14 2011: Through complete transparency in government and through our own active direct involvement in government.

    Nós podemos acabar corrupção por transparência completa em governo e pelo próprio maior envolvimento direto em governo.
  • thumb
    May 14 2011: It has to be bottom up. How could you start with the top when the top is surrounded by only a few hard to get to people? If you started with the common mentality then the people on their way up could be the change and the people on their way out would take the corruptions. A mighty forest can grow with from a few trees.
  • May 13 2011: Precisamos relacionar quem cria a corrupção com suas vitimas. O politico que rouba a merenda escolar consegue ir fazer campanhas nessas mesmas escolas por que ninguem mostra que ele é o culpado pelas crianças passando fome na sala de aula. A transparencia não funciona enquanto ficar na mão e censurada pelo governo. É preciso criar locais onde você possa VER quem está roubando sem ficar com medo de ser processado de chamar um ladrão de ladrão.
    Alguem conhece um site onde você pode expor um corrupto ?
  • thumb
    May 13 2011: Talvez a solução comece por "baixo". Tal como na Suíça e na Escandinávia, o alerta por parte do cidadão é imperativo na consolidação democrática. Denunciar é importante, porque quem corrompe está a destruir todo o Estado. A consciencialização da participação cívica constante é um passo importante para o combate à corrupção. O princípio da não denúncia, é "pactuar" com o crime.
    A única forma para o de "cima" resolver a corrupção, é necessário impor o policiamento total. Isso é aberrante numa democracia.
    Abraço,
    R
    • thumb
      May 13 2011: Bem pensado.
      Essa educação para atingir os "superiores", no entanto, deveria começar horizontalmente, visto que, infelizmente, a população geral (a massa) não tem essa consciência de denunciar. Concorda?
      • thumb
        May 13 2011: Primeiro precisamos ter mais liberdade de expressao, nao acham?
        • thumb
          May 14 2011: Acho que precisamos ter a consciência de que temos liberdade de expressão. Infelizmente no nosso país ainda sentimos medo de denunciar e de expor "a cara a tapas". O nosso silêncio é que acaba sendo a nossa ruína.
      • thumb
        May 14 2011: Renato,

        No nosso pais, jornais ainda sao censurados por fazerem publico os detalhes de investigacoes de corrupcao. Temos mesmo liberdade de expressao? Ricos e poderosos têm liberdade de expressao.

        O povo tem muito medo de denunciar por que o povo nao tem protecao como os politicos e os ricos têm.

        (desculpa a falta de acentos, nao tenho portugues como lingua nesse computador)