Belucio Haibara

ESL Teacher, HAIBARA IDIOMAS

This conversation is closed.

Quais os novos desafios para a educação formal em uma nova economia colaborativa?

A colaboração estimula em nós algo de divino, uma vontade crescente de ver um mundo melhor e ao mesmo tempo uma insegurança ao expormos nossas ideias e aspirações.Como a educação formal vai pegar carona nesse movimento e transformar isso ao nosso favor e crescimento?

  • thumb
    May 6 2011: A educação formal precisa se desamarrar de instâncias burocráticas e dinamizar a sua estrutura, de forma a abranger a realidade dos estudantes, atender às dificuldades dos professores e atualizar as disciplinas antes que se tornem obsoletas. Acredito que um caminho para tudo isso esteja desenhado na palestra de Salman Khan:

    http://www.ted.com/talks/salman_khan_let_s_use_video_to_reinvent_education.html
  • May 13 2011: A economia colaborativa mostra que um sistema onde instituições certificando multidões está fadado a morrer. Universidades hoje em dia são fabricas de diploma, você paga com seu tempo ou dinheiro e no final recebe um papel sem valor real.
    É preciso construir mecânicas de certificação onde as multidões possam se auto certificar ou provar sua capacitação em determinado conteudo. Citando um exemplo do livro Crowdsourcing do Jeff Howe, existem sites como http://www.topcoder.com/ onde você compete em equipes ou individualmente em problemas de computação. O que ocorre é que os ganhadores dessas competições vão ganhando reputação e notoriedade no mercado de programadores.
    Acredito que o futuro da educação vai ser a participação em comunidades eletronicas como forma de transmissão de informações e discussão. Não vamos mais ter instituições transmitindo o conhecimento mas sim grupos de pessoas compartilhando entre si o conhecimento da comunidade.
  • thumb
    May 6 2011: Acredito que se promovermos esses valores desde a infância, os medos e inseguranças serão menores ou até marginais. Ainda assim, não podemos eliminar a individualidade e competitividade no ensino - muitas vezes, é esse estímulo que nos faz querer ser melhores e nos permite ultrapassar as mais difíceis barreiras.